Hamilton Soares Alfaiate, que ficou conhecido como “Pelezinho”, nasceu na cidade de Baliza (GO), na divisa entre Mato Grosso e Goiás, no dia 25 de fevereiro de 1942, e iniciou a carreira no Nacional, de Itumbiara.
Ainda jovem foi levado pelo treinador Paulo Nogueira para o Araguari Atlético Clube, de Minas Gerais, em 1961, onde ganhou o apelido, pela sua habilidade nos dribles e lançamentos.
Ele jogou lá até 1967 e nesse ano se transferiu para o Botafogo, de Ribeirão Preto, onde ficou uma temporada. Seu futebol chamou a atenção do São Paulo, e o dirigente tricolor Michel Aidar chegou a oferecer 5 milhões de cruzeiro pelo seu passe, mas o presidente do Araguari, João Vasconcelos Montes, não aceitou e ele perdeu uma grande chance na carreira.
Em seguida foi contratado pelo Uberlândia Esporte Clube, onde jogou até 1974, ganhando três campeonatos do interior em Minas Gerais. Em Minas ainda jogou três meses na União Tijucana, de Ituiutaba, por empréstimo, em 1972.
Na sequência atuou pelo Goiatuba, de Goiás, pelo Fluminense, de Araguari, pela Francana, do interior de São Paulo e pelo Goiânia, antes de desembarcar em Brasília, que estava implantando o futebol profissional, para jogar no Grêmio Brasiliense.
Ele estreou no clube na partida contra o Ceub, no dia 5 de fevereiro de 1976, em um empate de 1 a 1 pelo Torneio Governador Elmo Serejo. No dia 14 do mesmo mês seu time estreou no Torneio Imprensa, primeira competição oficial profissional em Brasília, com uma goleada de 6 a 1 sobre o Gama, com Hamilton abrindo o caminho para a vitória. O Grêmio conquistou o título de forma invicta.
Ele chegou a ser convocado para a seleção brasiliense que disputou um amistoso contra a seleção brasileira, no dia 21 de fevereiro de 1976, mas não saiu do banco na partida em que os brasilienses perderam de 1 a 0, gol de Flecha.
Seu último jogo pelo Grêmio aconteceu em agosto de 1976, na vitória de 2 a 1 sobre o Cruzeiro, coroando uma grande carreira. Após encerrar a carreira voltou para Araguari, onde foi nomeado terceiro Oficial de Justiça do município. Hamilton faleceu no dia 13 de janeiro de 2016 devido a uma infecção pulmonar.
Parabéns, Vagner Mancini! Ex-volante, hoje treinador, completa 59 anos!
Natural de Ribeirão Preto ele passou por vários clubes. Foto: arquivo pessoal de Vagner ManciniO bom aproveitamento da 'janela de transferências' feito pelo Grêmio, com a volta de Arthur a todo vapor. Por Lino Tavares
Das quadras de vôlei para a excelência na produção de cogumelos na Serra Gaúcha
O dia em que Barbosa reviveu 1950 diante de Jô Soares e do Brasil inteiro
Olhos no retrovisor: a última pole de Rubens Barrichello na Fórmula 1, há 16 anos
F1: Norris lidera o único treino livre para a etapa de Austin; Hulkenberg surpreende em 2º
Olhos no retrovisor: Jenson Button conquistava seu único título na F1 há 16 anos
Saudade: Saiba quem foi Paulo Amaral, pioneiro da preparação física no futebol brasileiro
Achados & Perdidos: Pachá, um dos maiores craques do Sul de Minas faria 91 anos
F1: Depois de vencer a Sprint, Verstappen conquista a pole para o GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen vence a Sprint em jornada de zero pontos para a dupla da McLaren em Austin