Hamilton Pelezinho

Ex-jogador de Araguari e Uberlândia

Hamilton Soares Alfaiate, que ficou conhecido como “Pelezinho”, nasceu na cidade de Baliza (GO), na divisa entre Mato Grosso e Goiás, no dia 25 de fevereiro de 1942, e iniciou a carreira no Nacional, de Itumbiara.

Ainda jovem foi levado pelo treinador Paulo Nogueira para o Araguari Atlético Clube, de Minas Gerais, em 1961, onde ganhou o apelido, pela sua habilidade nos dribles e lançamentos.

Ele jogou lá até 1967 e nesse ano se transferiu para o Botafogo, de Ribeirão Preto, onde ficou uma temporada. Seu futebol chamou a atenção do São Paulo, e o dirigente tricolor Michel Aidar chegou a oferecer 5 milhões de cruzeiro pelo seu passe, mas o presidente do Araguari, João Vasconcelos Montes, não aceitou e ele perdeu uma grande chance na carreira.

Em seguida foi contratado pelo Uberlândia Esporte Clube, onde jogou até 1974, ganhando três campeonatos do interior em Minas Gerais. Em Minas ainda jogou três meses na União Tijucana, de Ituiutaba, por empréstimo, em 1972.

Na sequência atuou pelo Goiatuba, de Goiás, pelo Fluminense, de Araguari, pela Francana, do interior de São Paulo e pelo Goiânia, antes de desembarcar em Brasília, que estava implantando o futebol profissional, para jogar no Grêmio Brasiliense.

Ele estreou no clube na partida contra o Ceub, no dia 5 de fevereiro de 1976, em um empate de 1 a 1 pelo Torneio Governador Elmo Serejo. No dia 14 do mesmo mês seu time estreou no Torneio Imprensa, primeira competição oficial profissional em Brasília, com uma goleada de 6 a 1 sobre o Gama, com Hamilton abrindo o caminho para a vitória. O Grêmio conquistou o título de forma invicta.

Ele chegou a ser convocado para a seleção brasiliense que disputou um amistoso contra a seleção brasileira, no dia 21 de fevereiro de 1976, mas não saiu do banco na partida em que os brasilienses perderam de 1 a 0, gol de Flecha.

Seu último jogo pelo Grêmio aconteceu em agosto de 1976, na vitória de 2 a 1 sobre o Cruzeiro, coroando uma grande carreira. Após encerrar a carreira voltou para Araguari, onde foi nomeado terceiro Oficial de Justiça do município. Hamilton faleceu no dia 13 de janeiro de 2016 devido a uma infecção pulmonar.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES