por Rafael Serra
Edinaldo Batista Libânio, mais conhecido como Grafite, é um atacante brasileiro com passagens de destaque pelo São Paulo e pelo Wolfsburg, da Alemanha. Nascido em Campo Limpo Paulista no dia 2 de abril de 1979, Grafite teve que enfrentar um grande adversário logo em seus primeiros dias de vida. Por conta de uma broncopneumonia, o jogador ficou na encubadora por nove dias.
No dia 22 de janeiro de 2018, o atacante anunciou a sua aposentadoria dos gramados. Na sequência, foi contratado como comentarista do Grupo Globo, atuando principalmente no canal por assinatura SporTV.
Iniciou a carreira na Matonense, em 1999, após nunca ter passado por categorias de base. "Controle de bola, passe, cabeceio, eu não tive nada disso. Aprendi na várzea, aprendi a jogar futebol na vida. Não tive essa divisão de base que falam no futebol", disse o jogador em entrevista ao Globo Esporte.
Foi no clube do interior que o jogador ganhou o apelido pelo qual é conhecido até hoje. Até então era conhecido como Dina - diminutivo de Edinaldo. Quem o batizou como Grafite foi o técnico Estevam Soares.
Em 2001, Grafite teve uma rápida passagem pela Ferroviária de Araraquara-SP. No mesmo ano chegou ao Santa Cruz. Marcou 16 gols em 22 jogos com a camisa coral, números insuficientes para evitar o rebaixamento da equipe para a Série B de 2002.
Contratado pelo Grêmio por R$ 1 milhão, não ficou por muito tempo no tricolor. Transferiu-se, em 2003, ao Anyang Cheetahs, da Coréia do Sul.
Menos de seis meses depois estava de volta ao Brasil, desta vez para defender o Goiás. O ótimo Campeonato Brasileiro da equipe goiana comandada por Cuca, fez com que o São Paulo contratasse alguns jogadores do Esmeraldino, entre eles Grafite.
Pelo Tricolor Paulista, Grafite explodiu no cenário nacional, conquistando alguns dos títulos mais importantes da história do clube, como a Libertadores e o Mundial de Clubes de 2005. Ainda em 2005, recebeu sua primeira convocação para a seleção brasileira.
Antes das conquistas, no entanto, desagradou grande parte da torcida tricolor quando ao marcar um gol contra o Juventus, que por consequência salvou o Corinthians do rebaixamento no Campeonato Paulista de 2004.
Em 2006, Grafite desembarcou em solo francês para defender o Le Mans. Teve destaque em solo francês e foi contratado pelo emergente Wolfsburg, da Alemanha.
Foi com a camisa verde do clube alemão que Grafite viveu o auge de sua carreira. Formando dupla com Edin Dzeko, o brasileiro ajudou os lobos a conquistarem o primeiro título alemão de sua história, na temporada 2008/2009, sendo também artilheiro da competição.
Mesmo não repetindo o mesmo sucesso da temporada anterior, Grafite foi surpreendido por Dunga com uma convocação para a Copa do Mundo de 2010 (o treinador não costumava chamá-lo com frequência).
Deixou o clube alemão em 2011, com um retrospecto de 59 gols em 107 jogos, para assinar com o Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos. Repetiu o sucesso que o consagrou na Alemanha conquistando quatro títulos em quatro temporadas e marcando incríveis 63 gols em 79 jogos.
Em 2015, acertou com o Al-Sadd, do Catar. Seis meses depois, no dia 30 de junho de 2015, decide voltar ao Brasil para jogar no Santa Cruz. Em 19 de dezembro de 2016, assinou contrato com Atlético-PR para disputar a temporada de 2017. Porém, em 7 de julho do mesmo ano, após um fraco rendimento, o atacante rescindiu seu contrato com o Furacão.
No dia 20 de maio de 2018 Grafite e o técnico Estevam Soares foram entrevistados no Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a entrevista abaixo:
No dia 26 de maio de 2019, Grafite participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a entrevista na íntegra:
Abaixo, ouça a entrevista completa de Grafite no "Domingo Esportivo Bandeirantes" do dia 22 de novembro de 2020:
Ex-São Paulo já vendeu iogurte, sapato e pizza. Hoje, é dono de barbearia
Alex Bruno entre os clientes Grafite e Tinga. Foto: Arquivo PessaoalGrafite se aposenta dos gramados e trabalhará como embaixador do Santa Cruz
Grafite sequer entrou em campo nesta temporada 2018Égua Mãe – Gestação e Parto
A lista completa de todos os times que já foram rebaixados para a Série B
Pelé e Sandra: Rei paga R$ 7 mil há anos para netos, mais faculdade; ex-genro acha pouco
Renato Gaúcho é o mais bem pago do Brasil, mas está muito abaixo de Tite
10 filmes para quem ama cavalos
Por que os cavalos usam ferraduras?
Kalunga doa material escolar para filhos do ex-jogador Amaral
Os cavalos sentem frio?
Escritora holandesa diz o que é o Brasil
Italo Ferreira toca o sino de Bells Beach e Silvana Lima para na semifinal
BRASILEIRÃO 2019