por Marcos Júnior Micheletti
Gerson Victalino, recordista de participações pela seleção brasileira de basquete, mineiro de Belo Horizonte, cidade em que nasceu no dia 17 de setembro de 1959, morreu em 29 de abril de 2020, aos 60 anos. Ele sofria e ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença degenerativa, dianosticada em setembro de 2019.
Gerson, que atuava como pivô, começou sua carreira em 1979, revelado pelo Ginástico de Belo Horizonte, e em apenas dois anos já integrava a seleção principal de basquete do Brasil, tendo participado de três edições das olimpíadas (1984 em Los Angeles, 1988 em Seul e 1992 em Barcelona), e era um daqueles da vitoriosa campanha nacional que conquistou os Jogos Pan-Americanos de 1987.
Em termos de clubes, Gerson defendeu a forte equipe do Monte Líbano nos anos 80, rivalizando com o Sírio, e também o Corinthians, Lençóis Paulista, Jales, Manresa (Espanha), Sport Recife e Remo. Aposentou-se em 2002.
No dia de sua morte, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) emitiu uma nota por meio de seu Twitter:
"É com grande pesar que informamos o falecimento do gigante Gerson Victalino. Campeão do Pan de Indianápolis com o Brasil em 1987, Gerson foi o jogador que mais vezes vestiu a camisa da Seleção Brasileira. Nosso eterno agradecimento e pêsames por sua partida. Força à família."
Saudade: Ex-volante da Lusa, Brandãozinho nos deixava há 25 anos
Sendo entrevistado pelo também saudoso Milton Peruzzi, no Pacaembu. Foto: ReproduçãoUma foto, uma história! Zito e Pelé passeando em Estocolmo durante a Copa de 58
Brasileiros em dia de folga no Mundial da Suécia. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: Milton Neves em sua emocionante participação na edição de 2018 do Teleton
Parabéns! 'Garçom' na decisão do Mundial de Clubes pelo Inter, Iarley completa 51 anos
Saudade: Armando Nogueira nos deixava há 15 anos
Olhos no retrovisor: McLaren azul foi estratégia da equipe em época de 'vacas magras'
João do Pulo tem seu nome inscrito no Livro de Heróis da Pátria
Saudade: Grande nome do futebol uruguaio, Luis Cubilla completaria 85 anos
Achados & Perdidos: Wladimir, há 40 anos, fazia seu jogo 750 pelo Corinthians
Marcante zagueiro do Palmeiras, Alfredo Mostarda morre aos 78 anos
São Paulo e Sport se enfrentam no MorumBIS pela primeira rodada do Brasileirão; as formações
Saudade: Há sete anos morria Geraldino, ex-lateral multicampeão pelo Santos