por Marcos Júnior Micheletti
Gerson Victalino, recordista de participações pela seleção brasileira de basquete, mineiro de Belo Horizonte, cidade em que nasceu no dia 17 de setembro de 1959, morreu em 29 de abril de 2020, aos 60 anos. Ele sofria e ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença degenerativa, dianosticada em setembro de 2019.
Gerson, que atuava como pivô, começou sua carreira em 1979, revelado pelo Ginástico de Belo Horizonte, e em apenas dois anos já integrava a seleção principal de basquete do Brasil, tendo participado de três edições das olimpíadas (1984 em Los Angeles, 1988 em Seul e 1992 em Barcelona), e era um daqueles da vitoriosa campanha nacional que conquistou os Jogos Pan-Americanos de 1987.
Em termos de clubes, Gerson defendeu a forte equipe do Monte Líbano nos anos 80, rivalizando com o Sírio, e também o Corinthians, Lençóis Paulista, Jales, Manresa (Espanha), Sport Recife e Remo. Aposentou-se em 2002.
No dia de sua morte, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) emitiu uma nota por meio de seu Twitter:
"É com grande pesar que informamos o falecimento do gigante Gerson Victalino. Campeão do Pan de Indianápolis com o Brasil em 1987, Gerson foi o jogador que mais vezes vestiu a camisa da Seleção Brasileira. Nosso eterno agradecimento e pêsames por sua partida. Força à família."
Pelé e Sandra: Rei paga R$ 7 mil há anos para netos, mais faculdade; ex-genro acha pouco
Égua Mãe – Gestação e Parto
A lista completa de todos os times que já foram rebaixados para a Série B
10 filmes para quem ama cavalos
Renato Gaúcho é o mais bem pago do Brasil, mas está muito abaixo de Tite
Por que os cavalos usam ferraduras?
Kalunga doa material escolar para filhos do ex-jogador Amaral
Os cavalos sentem frio?
Escritora holandesa diz o que é o Brasil
Bola aérea e pênaltis: Luxa tem missão de ampliar armas ofensivas do Vasco
BRASILEIRÃO 2019