por Túlio Nassif
Clóvis Acosta Fernandes, o Gaúcho da Copa, nasceu em 1955, no Rio Grande do Sul. Morreu aos 60 anos em Porto Alegre-RS, vítima de câncer no rim. Ele lutou contra a doença desde 2004 e seu falecimento foi confirmado pelo Hospital Santa Casa. Ele era casado há 43 anos com dona Débora Damasceno Fernandes, deixou quatro filhos e três netos.
Ele se tornou torcedor símbolo após seguir a Seleção Brasileira em sete mundiais, desde a Copa do Mundo realizada na Itália, em 1990. Clóvis também acompanhava a equipe brasileira de futebol em Copas Américas, das Confederações e Olimpíadas. Ele percorreu mais de 60 países e assistiu a mais de 150 partidas da seleção.
Gremista fanático, segundo seu filho Frank, tinha como desejo que parte de suas cinzas fossem jogadas na Arena do Grêmio ou em algum jogo do Brasil.
Histórico de torneios que participou
Copa do Mundo de 1990 na Itália, Copa do Mundo de 1994 nos EUA, Copa do Mundo de 1998 na França, Copa do Mundo de 2002 na Coréia e Japão, Copa América de 1995 no Uruguai, Copa América de 1999 no Paraguai, Copa América de 2004 no Peru, Copa das Confederações de 2005 na Alemanha, Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, Copa América de 2007 na Venezuela, Copa das Confederações de 2009 na África do Sul, Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, Copa América de 2011 no Paraguai, Copa das Confederações de 2013 no Brasil, Copa do Mundo de 2014 no Brasil e Copa América de 2015 no Chile.
Vídeo: confira as imagens do embarque da seleção para a Copa de 1970
O vídeo foi postado no Facebook pelo usuário Claudio LazadTite evoca Zagallo por título da Copa América e reitera: 'fico até 2022'
Tite não quis prolongar o assunto sobre o seu futuro na seleção. Foto: Pedro Martins/Mowa Press/Via UOLSaudade: Há dois anos morria Gustavo Caetano Rogério, consultor de arbitragem
Flamengo tenta seu segundo título do Intercontinental em decisão com o PSG; as formações
Corinthians recebe o Vasco em Itaquera para o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil; os times
Parabéns, Liedson, 48 anos! Relembre sua reestreia pelo Timão, marcando dois gols!
Achados & Perdidos: Milton Neves no Japão acompanhou derrota do Santos para o Barcelona no Mundial de Clubes
Achados & Perdidos:Propagandas marcantes na voz de Ferreira Martins
Em vídeo, 'Antes e Depois' de jogadores que brilharam pela dupla Gre-Nal
Olhos no retrovisor: James Hunt em seu 'Dia de Fúria' agredindo um fiscal durante um GP de Fórmula 1
Saudade: Buttice, o goleiro argentino que nunca sofreu gol de Pelé, completaria 83 anos
Achados & Perdidos: Há 12 anos o Atlético Mineiro perdia para o Raja Casablanca e era eliminado do Mundial de Clubes