por Roberto Gozzi
Enzo Francescoli Uriarte, mais conhecido como El Príncipe ou apenas Francescoli, é um ex-jogador de futebol uruguaio que se aposentou em 1997.
Francescoli nasceu no dia 12 de novembro de 1961, em Montevidéu – Uruguai. O ex-atacante começou a jogar no modesto Montevideo Wanderers, aos 19 anos de idade.
Com seu estilo clássico e elegante, o El Príncipe logo se destacou e chamou a atenção do River Plate, o clube o contratou e acertou em cheio. Durante três anos o talentoso atleta disputou 113 partidas e marcou 68 gols.
Sua bela apresentação no clube argentino chamou a atenção dos clubes Europeus, em 1986 Francescoli foi contratado pelo Racing Paris/Matra Racing da França.
O atleta também atuou pelo Olympique de Marseille, antes de ir para o futebol italiano, em 1989.
Na Itália, o El Príncipe atuou pelo Cagliari e Torino. Renomado na Europa, o atleta decidiu voltar para o River Plate. Retornou ao time argentino em 1994 e ficou até a sua aposentadoria em 1997. Na segunda passagem pelo River, Francescoli atuou em 84 partidas e marcou 47 gols. É um dos maiores ídolos do clube.
Pela seleção uruguaia, Francescoli jogou 73 vezes e marcou 17 gols; disputou as Copas do Mundo de 1986 e 1990 e cinco edições da Copa América, vencendo três.
Zidane
Zidane tinha apenas 17 anos quando passou a ver Francescoli defender seu time de coração. Antes disso, só o admirava de longe, na época em que o sul-americano defendia o Matra Racing, de Paris. Zidane cruzou com seu ídolo dentro do gramado, no Mundial Interclubes de 1996, entre River Plate e Juventus. O francês trocou sua camisa com o veterano e não queria mais largá-la. Voltara a ser menino: “Um dos meus maiores sonhos era ter sua camisa. Eu consegui e fui dormir com ela. Minha mulher não ficou muito feliz com isso”.
Um ano antes, Zidane batizou seu primogênito como Enzo, em homenagem ao uruguaio.
Duelo entre River e Cruzeiro já teve o mesmo jogo valendo por dois torneios
River Plate e Cruzeiro começam a decidir hoje uma vaga para as quartas da Libertadores. Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino/Via UOLSuárez erra, Peru vence Uruguai nos pênaltis e pega o Chile na semifinal
Gallese defendeu o pênalti de Suárez e garantiu a seleção peruana na semifinalAchados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Parabéns, Benedito Ruy Barbosa, 94 anos! Ele foi repórter de campo, escreveu livro sobre Pelé e esteve em Muzambinho
A notória decadência do Grêmio e uma ducha fria na euforia colorada. Por Lino Tavares
F1: GP da Arábia Saudita encerra tríade de etapas seguidas com liderança de Norris ameaçada
'Cobranças de laterais no futebol deveriam ser feitas com os pés', sugere o Professor Paulo Strecht
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Achados & Perdidos: Muitos gols Dadá Maravilha pelo Galo