Fábio Salgueiro

Jornalista

por Fábio Salgueiro

Fábio Salgueiro é paulistano, nascido em 26 de fevereiro de 1972 e criado na Zona Sul de São Paulo. Filho do meio do casal Vilson Santos e Nilce Salguero Santos, tem mais dois irmãos (Adriano e Camila) e se considera um cara amigo dos amigos e fiel à família e à vida.

Jornalista desde 1997, orgulha-se por ser jornalista diplomado, formado na FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado). Pisou pela primeira vez numa redação em 1996, nas instalações da Rádio CBN, na Santa Cecília, zona oeste de São Paulo. Por lá, trabalhou como rádio escuta.

No entanto, foi no Diário Popular, que mais tarde tornou-se Diário de São Paulo, que Salgueiro, como é conhecido no jornalismo, decolou na profissão.

No jornal, trabalhou e passou por uma dezena de editorias, até chegar ao esporte, durante a Copa do Mundo de 1998, na França.

Foi no esporte que conseguiu suas principais vitórias na profissão. Foi setorista por muitos anos dos grandes clubes de São Paulo, além de repórter presente e fuçador do dia a dia da Federação Paulista de Futebol e Clube dos 13. Cobriu a Seleção Brasileira e esteve envolvido em grandes coberturas como Copa do Mundo, Copa América, Eliminatórias, Libertadores da América, Brasileirão, Paulistão e Olimpíadas.

Repórter fuçador e cidadão inconformado, sempre mostrou grande respeito às fontes e uma enorme facilidade em cativá-las. Deixou o jornal em 2010, às vésperas da Copa do Mundo da África do Sul, onde assistiu pelo sofá o maior evento do mundo da bola.

No mesmo ano, passou a colaborar com as transmissões do Canal Bandsports, do Grupo Bandeirantes de Televisão. Na TV, deixou a reportagem e passou a exercer a função de comentarista.

Ofício que também exerceu com competência por três anos no Portal Terra TV.

No Bandsports, comentou jogos de campeonatos importantes como Libertadores da América, Copa América, Copa do Mundo, entre outras competições. Fez parte da equipe que cobriu o Mundial de 2014, no Brasil, quando participou de forma fixa do "Depois do Jogo", programa diário, que fechava a noite da Copa do Mundo, ao lado da bela Mirelle Moschella.

Salgueiro pode e deve ser considerado um jornalista multimídia. Além de trabalhar na TV, é editor-chefe do Blog Salgueiro FC e colunista do Portal Terceiro Tempo desde julho de 2011, do craque da mídia e da publicidade Milton Neves.

Trabalha como colaborador em algumas rádios e acumula participações importantes também em programas da Rádio Globo de São Paulo, sempre como comentarista especializado em futebol.

Salgueiro tem 20 anos de jornalismo e se destaca pelas opiniões contundentes. Amante do futebol do passado, posiciona-se como crítico feroz do chamado futebol moderno. É um nostálgico declarado e admite isso sem melindres. Tem em Sócrates, Zico e Maradona seus grandes ídolos no mundo da bola.

O jornalista está presente na programação do Canal Bandsports, comentando partidas do Campeonato Italiano (Série B), Português, Chinês e com participação no programa dominical "Depois do Jogo", ao lado das demais feras do canal. O esporte está em suas veias, assim como o jornalismo. Salgueiro respira o mundo da bola diariamente.

Fábio Salgueiro é autor também do livro "Amar Vale a Pena", lançado em junho de 2016 e que aborda o amor em todas as suas formas. Pisciano, é um romântico contumaz, o jornalista revela seu lado apaixonado pela vida e atento às relações. É um diário do amor e uma cartilha obrigatória para àqueles que desejam amar e ser amados.

Fábio Salgueiro orgulha-se por ter feito mais amigos do que inimigos em seus 45 anos de vida e duas décadas de jornalismo. O jornalista está presente ativamente nas redes sociais e sempre disposto ao debate aberto e com respeito.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 San
    32
  • 2 Fla
    30
  • 3 Pal
    30
  • 4 Atl
    27
  • 5 São
    27
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES