Quem assiste a jogos na Arena da Baixada, pertencente ao Atlético Paranaense, sente-se em um templo do futebol com ares europeus. Com capacidade para 32 mil pessoas sentadas, o estádio, cujo nome é Joaquim Américo, é uma referência sul-americana de modernidade. No entanto, até 1997, existia no local um outro estádio com capacidade inferior e com o mesmo nome. Obra idealizada por Joaquim Américo em 1914, quando ocupava a presidência do Internacional, um dos clubes que originou o rubro-negro. Ao ser fundado em 1924, o Atlético herdou este patrimônio e, anos depois, batizou o estádio com seu nome.
Em 1994, a diretoria do clube realizou melhorias no local que duraram apenas três anos já que, em 1997, decidiu-se pela demolição do estádio. Assim surgiu a Arena da Baixada, construída em apenas dois anos.
Na época, cartolas atleticanos decidiram utilizar o modelo europeu conhecido como arena, com capacidade para sediar não apenas jogos de futebol mas também espetáculos, além de oferecer vários serviços como restaurantes e estacionamento.
O novo estádio foi inaugurado em 24 de junho de 1999 com o jogo entre Clube Atlético Paranaense e Cerro Porteño do Paraguai.
Por Marcelo Rozenberg
Oséas, 54 anos! Ex-artilheiro do Verdão ainda é lembrado por inusitado gol contra
Atacante protagonizou um lance inesquecível no Paulistão de 1998. Veja o vídeoParabéns, Taffarel! Vídeo com defesas do ex-goleiro que completa 59 anos hoje!
Uma foto, uma história! Você conhece esta repórter entrevistando Wilsinho Fittipaldi?
Parabéns! Um dos grandes laterais da história do Inter, Cláudio Duarte completa 74 anos
Olhos no retrovisor: Gilles Villeneuve, o acidente fatal há 43 anos
Aos colorados, mais amor e menos confiança. Aos gremistas, menos desalento nesta fase ruim. Por Lino Tavares
Achados & Perdidos: Há 11 anos o Corinthians fazia o jogo-teste em seu novo estádio
Olhos no retrovisor: Primeiro GP da Espanha em Barcelona teve vitória de Mansell e adiou tri de Senna
Parabéns! Vanderlei Luxemburgo completa 73 anos
Achados & Perdidos: Milton Neves em palestra concorrida na cidade de Salvador
Feliz aniversário, Collovati! Ex-zagueiro foi titular da Itália na Copa de 82