O locutor esportivo araraquarense Ênnio Rodrigues Caraça, criador do inesquecível bordão "o que vale é bola na rede", morreu na madrugada do dia 12 de agosto de 2013, aos 78 anos, no hospital Sancta Maggiore, localizado no bairro do Paraíso, em São Paulo.
O histórico narrador lutava contra uma doença pulmonar crônica.Como narrador Ênnio Rodrigues esteve em oito Copas do Mundo (Inglaterra-1966, México-1970, Alemanha-1974, Argentina-1978, Espanha-1982, EUA-1994, França-1998).
Uma passagem histórica de sua carreira aconteceu na Copa da Inglaterra, em 1966, quando narrou a célebre vitória de Portugal sobre a Coréia do Norte. Logo aos 22 minutos do primeiro tempo a Seleção Portuguesa perdia o jogo por 3 a 0.
Eusébio e companhia não desistiram, viraram o jogo e golearam a Coréia por 5 a 3. Ênnio participou também de programas esportivos de televisão, como o antigo "No Campo do 13", da TV Bandeirantes. Esteve ainda nas TVs Gazeta, Cultura e na extinta TV Jovem Pan.Durante quatro anos Ênnio foi presidente da ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo).
Era também membro vitalício do Conselho Superior da ACEESP, membro do Conselho Estadual de Desportos e integrante da ABRACE. Ele atuou como colunista esportivo exclusivo do Grupo Um de Jornais.Ênnio Rodrigues sempre atuou como Mestre de Cerimônias de diversos eventos solenes ou festivos em diversas entidades, como: Federação Paulista de Futebol e de Voley, ACEESP, SITREPESP (Sindicato dos Treinadores Profissionais do Estado de São Paulo), ABRACE (Associação Brasileira dos Cerealistas), ABRALEME (Associação Brasileira dos Lojistas em Material Esportivo), Festa do Troféu Ford/ACEESP, Festa do Troféu Nakata, Festa de Aniversário da SE Palmeiras, Festa de Aniversário do SC Corinthians Paulista, Abertura Oficial do Soccer Clinic International e Festa anual do Grupo Um de Jornal.Sua vida era repleta de títulos e prêmios de reconhecimento por seu excelente trabalho em anos de profissão.
Dentre eles estão: título de Cidadão Benemérito de Araraquara (sua terra natal), títulos de Cidadão Honorário de Ourinhos, Barra Bonita, Matão e Gastão Vidigal, ganhador de sete troféus Nakata, dois Gandula, da Bola de Ouro RJ, do Ford/ACEESP, do Bola de Ouro SITREPESP, do Sol de Ouro de Araraquara, da Antena Esportiva, e de três troféus São Carlos. Conseguiu também os diplomas de Honra ao Mérito e Sócio Honorário de diversos clubes e associações.Ênnio era conhecido como o "Barítono do escrete do Rádio?. Sua profissão lhe proporcionou viajar e conhecer o mundo. Como jornalista e radialista fez 47 viagens à Europa, conheceu todos os países da América, Japão e Austrália, além de todos os estados brasileiros.
Saudade: Marcelo Rezende completaria 74 anos hoje
'Foi um incidente de corrida', diz Bortoleto sobre toque com Stroll no GP de São Paulo
O Gre-Nal extracampo das torcidas azul e vermelha e a velha "gangorra" da dupla gaúcha. Por Lino Tavares
Saudade: Há oito anos morria Penachio, ex-zagueiro do São Paulo na década de 60
Achados & Perdidos: Roberto Rivellino com a camisa do Vitória? Veja como isso aconteceu
Ismael Kurtz debate com Marcos Falopa os desafios dos treinadores em seleções do exterior
F1: Sem Sprint, GP de São Paulo inicia venda de ingressos para 2026
Saudade: Há cinco anos morria Romeu César, marcante repórter da Rádio Globo
Senna, como Bortoleto, também errou no Bico de Pato
Uma foto, uma história! Entrevista do saudoso Dr. Osmar de Oliveira para Monica Iozzi