por Rogério Micheletti/colaborou o leitor José Carlos Tiago
Danival, o Danival de Oliveira, bom meio-campista do Clube Atlético Mineiro na década de 70, hoje vive em Tubarão (SC), onde tem uma loja de material esportivo. Danival, em 1975, chegou até a vestir a camisa da seleção brasileira, durante Copa América. Ele participou de quatro jogos e teve 100% de aproveitamento: conseguiu quatro vitórias.
Nascido em Vespasiano (MG), no dia 5 de novembro de 1952, Danival estreou com a camisa atleticana em jogo contra a Seleção de Curvelo (MG), em 7 setembro de 1970. O Galo venceu aquele amistoso por 2 a 1. Entre 1972 e 1973, Danival foi emprestado para o Nacional de Manaus. Naquela época, o Galo costumava emprestar jogadores ao time amazonense. Toninho Cerezo foi outro a ser emprestado.
Mais experiente, Danival retornou ao alvinegro de Minas, onde permaneceu até 1978. Ao todo, o volante disputou 300 partidas com a camisa do Galo e marcou 59 gols. Seu último jogo pelo Galo foi no dia 6 de dezembro de 1978. O Atlético goleou o Araxá por 5 a 0, em partida válida pelo Campeonato Mineiro.
Depois do Atlético Mineiro, Danival defendeu o Vila Nova (GO), clube pelo qual também se destacou. O volante vestiu ainda as camisas da Portuguesa de Desportos, do Sport Club do Recife, do Santa Cruz, do Marcílio Dias (SC) e do Ferroviário (SC), esse seu último clube.
Atlético-MG vence, mas Cruzeiro vai à semi em clássico com VAR e confusão
Os comandados de Mano Menezes enfrentarão o vencedor do confronto entre Palmeiras e InternacionalSaudade: Há três anos morria Nilzo, craque do futebol catarinense que atuou no Santos
Famoso bar do Mercadão de São Paulo participa da Vila da Praia na Riviera de São Lourenço
Depois de golear a Ponte, Corinthians encara o Red Bull Bragantino pela segunda rodada do Paulista; as equipes
Quando o Campeonato Sergipano acabou no Cabaré de Ciganinha. Por Leandro Paulo Bernardo
Parabéns, Arnaldo Cezar Coelho! Ex-árbitro completa 83 anos!
'Memórias do Miltão': Fotos do livro biográfico com personalidades marcantes do esporte
Achados & Perdidos: A estreia, com vitória, de Carlos Alberto Parreira como treinador do Corinthians
Achados & Perdidos: Pelé, furioso, chamando um árbitro de ladrão após jogo contra o Corinthians
Saudade: Bebeto de Freitas, importante nome do esporte brasileiro, completaria 76 anos
Achados & Perdidos: Fausto Silva entrevistando o saudoso treinador Oswaldo Brandão em 1977