por Edvaldo Tietz
Licinio Cassimiro, o China, um dos maiores zagueiros do XV de Novembro de Piracicaba, é paulista de Conchas, onde nasceu em 19 de junho de 1952. Atualmente reside em Piracicaba, no Bairro Alto, ao lado da esposa Ana Maria Rameli. Eles formaram uma bela família, com duas filhas e uma neta.
Ainda na infância de China, a família mudou-se para a Vila Brasilina na Capital Paulista, onde o garoto começou a dar os primeiros chutes na bola e logo tomou gosto pelo esporte. Então buscou espaço no time infantil do Corinthians, mas foi no Juventus onde se profissionalizou após longo período na base.
China ainda passou pelo Corinthians de Prudente, no interior paulista, antes de chegar ao XV de Piracicaba em 1975, clube no qual atuou por 8 anos e fez história ao lado de outros grandes jogadores em uma das maiores equipes já montadas pelo XV de Piracicaba, sob o comando do Presidente Romeu Italo Ripoli, com destaque para o vice-campeonato Paulista de 1976 (vencido pelo Palmeiras) e, como consequência, a disputa do Brasileirão da Série A nos anos de 1977, 1978 e 1979.
Durante o auge na equipe alvinegra piracicabana, China, por diversas ocasiões, foi sondado por grandes equipes paulista, como Palmeiras, Portuguesa e Santos, porém o presidente Ripoli gostava muito do futebol do atleta e dizia “o China é o xerife do meu time. Ele joga sério e detesta derrota. Se depender de mim, ele jamais deixará o nosso clube” e o jogador permaneceu no clube até o falecimento do destacado presidente quinzista.
Tamanho o reconhecimento do XV de Piracicaba por China levou o clube a conceder o “passe livre” para o atleta, que ainda atuou por equipes como Mirassol, Sãocarlense e Velo Clube Rioclarense antes de se aposentar.
Confira abaixo a entrevista concedida por China a Edvaldo Tietz, colaborador do Terceiro Tempo, em maio de 2022:
Achados & Perdidos: O desabafo de Zagallo, que nos deixava há um ano
Em 1997, após a conquista brasileira diante da Bolívia na Copa América. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: Veja lindos gols de Eusébio, que nos deixava há 11 anos
Na final da Liga dos Campeões da Europa, em 1963. Foto: ReproduçãoSaudade: Há dois anos o mundo perdia Pelé, o melhor jogador de futebol de todos os tempos
Olhos no Retrovisor: Michael Schumacher sofria grave acidente em estação de esqui há 11 anos
Dois anos sem o Rei. Os muitos encontros entre Pelé e Milton Neves
Saudade: Há um ano morria Gil de Ferran, bicampeão da Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis
Achados & Perdidos: Pelé tinha apenas 21 anos quando fez seu gol 500
Coleção de carros de Bernie Ecclestone, que está à venda, reúne diversos modelos da Brabham
Achados & Perdidos: Há dois anos o Grêmio anunciava a contratação do uruguaio Luis Suárez
Saudade: Há seis anos morria Sucar, pivô da 'Geração de Ouro' do basquete brasileiro
Saudade: Gordon Banks, lendário goleiro inglês, completaria 87 anos
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Andreense