Catê

Ex-ponta-direita do São Paulo
por Diogo Miloni
 
Marco Antônio Lemos Tozze, mais conhecido como Catê, ex-jogador de futebol campeão do Mundial de Clubes de 1992 com o São Paulo, morreu em 27 de dezembro de 2011, aos 38 anos. Ele viajava em um Fiat Uno e envolveu-se em um grave acidente com um caminhão no município gaúcho de Ipê, na porção nordeste do estado.
 
Natural de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, Marco Antônio nasceu em 7 de novembro de 1973. e começou sua carreira no Guarani de sua cidade natal, seguindo para o Grêmio e posteriormente, em 1992, desembarcando no São Paulo de Telê Santana.
 
Muito veloz e habilidoso, ganhou o apelido por sempre insistir com os companheiros que era um "jogador de categoria", daí a alcunha de Catê.
 
No Tricolor Paulista, o jogador era considerado um reserva de luxo, entrando geralmente na segunda etapa quando as defesas adversárias estavam cansadas.
 
Participou das principais conquistas do clube na década de 90: o bicampeonato da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes, no Japão, Recopa Sul-Americana, Supercopa Libertadores e Copa Conmebol.
 
Catê ainda vestiu as camisas de Cruzeiro, Universidad Católica-CHI, Sampdoria-ITA, Flamengo, Esportiva-RS e Brusque.
 
Após aposentar-se, o ex-ponta tentava iniciar na carreira de treinador, mas o acidente abreviou o sonho do gaúcho bom de bola.

Foto: Diogo Miloni

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES