Casimiro Pinto Neto, o Bauru

Ele dá nome ao famoso lanche de presunto, queijo e tomate

Na década de 1930, o então estudante Casimiro Pinto Neto, o Bauru, resolveu fazer um lanche rápido no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo. Aproximou-se do balconista Carlos, já falecido, e falou: "Abre um pão francês, tire o miolo e bote um queijo derretido dentro?. Quando Carlos já ia fechando o pão, Bauru falou: "Calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso, bota umas fatias de roast-beef?.

O tomate foi o último complemento.

Estava feito o lanche que, de tão bom, foi sugerido aos amigos de Casimiro, que falavam para o balconista Carlos: "Me dá um do Bauru?.

Como o roast beef, ou rosbife, não é tão comum quanto o presunto, a receita foi adaptada e consolidada com o segundo, mesmo.

Bauru, o Casimiro, não o lanche, nasceu em 5 de abril de 1914, na cidade que lhe rendeu a alcunha. Já na capital, em 1931, prestou vestibular para a Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Já advogado, em 1942, começou a carreira radiofônica; um ano depois foi o primeiro repórter Esso de São Paulo. Em 1945 passou a ser diretor comercial da Rádio Pan Americana, atual Jovem Pan. Depois, foi trabalhar na TV Record, também em cargo diretivo.

Ficou lá até 1981, quando adoeceu.

Bauru, que casou-se duas vezes, teve duas filhas: Patrícia e Cássia. Ele morreu em 2 de dezembro de 1983.

Por Sérgio Quintella, com informações do jornal "Bauru Ilustrado".

Veja a justa homenagem feita a Bauru, no jornal "Bauru Ilustrado".

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES