por Marcos Júnior Micheletti
Carlos Gomes Ventura, professor de Educação Física, técnico bicampeão da São Silvestre, morreu em 27 de janeiro de 2019, depois de uma queda em sua casa. Ele foi socorrido mas não resistiu. Seu corpo foi velado no Cemitério do Araçá, em São Paulo, mesmo local de seu sepultamento.
Carlão, como era carinhosamente chamado, treinou José João da Silva e era ele o responsável pela preparação nas duas conquistas que o atleta teve na São Silvestre, em 1980 e 1985.
Além de professor, Carlos Ventura também era administradore de empresas com especialização em atletismo e administração esportiva. Ele também participou como comentarista de várias provas da São Silvestre, pela Rádio Jovem Pan.
De acordo com o site da Universidade Ibirapuera, onde lecionava no curso de educação física, Carlos Ventura teve uma trajetória ampla no meio.
Além de ministrar aulas de Atletismo, Gestão de Academia e Clubes, Ética Profissional e Práticas Pedagógicas na Unib, Carlão foi um dos profissionais mais reconhecidos do mercado: Conselheiro Técnico da Corpore (Corredores Paulistas Reunidos), membro da Academia Olímpica Brasileira e Academia Olímpica Internacional, do Clube Fior de Roccia – Milão, Gerente de Esportes e Técnico de Atletismo do Esporte Clube Pinheiros, S. Paulo Futebol Clube – SESI. Técnico no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa SP-SP e de seleções brasileiras em Campeonatos Mundiais, de Maratona, de Cross, Jogos Ibero Americanos, Campeonatos Sul Americanos, Jogos da Juventude na Itália e Seleção de Cadeirantes em Jogos Pan Americanos.
Ainda de acordo com o site da Universidade Ibirapuera, Ventura também publicou vários livros: “Manual do Corredor – A Grande Pirâmide (Editora Ícone)”, “Corredor de Rua (Fazendo Arte Editorial)” e “Aprendendo a Correr“, ele também tinha um blog em que compartilhava textos sobre sua profissão.
Saudade: Há um ano morria Modesto Roma Júnior, ex-presidente do Santos Futebol Clube
Ele comandou o clube da Vila Belmiro entre 2015 e 2017. Foto: Ivan Storti/Santos FCIsmael Kurtz debate com Marcos Falopa a reta final da Copa do Mundo de Clubes
Encontro será nesta segunda-feiraParabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
Uma foto uma história! Brito e Gérson em Guanajuato, na concentração brasileira durante a Copa de 70
Parças de Neymar viram motivo de piadas no Santos. Por Wladimir Miranda
F1: Após metade da temporada concluída, dupla da McLaren amplia vantagem para Verstappen e segue favorita ao título
Olhos no retrovisor: Há quatro anos morria o ex-piloto argentino Carlos Reutemann
Copa Santa Catarina 1992: a versão catarinense do Brasileirão de 1987
Achados & Perdidos: Com golaço de Zenon, o massacre do Guarani diante do Inter no Brasileirão de 78
Uma viagem de Milton Neves ao Japão para acompanhar o Santos Futebol Clube
Sauber pode servir de exemplo para a Cadillac escolher seus pilotos
Achados & Perdidos: Há 11 anos, Brasil 1 x 7 Alemanha