por Marcos Júnior Micheletti
Carlos Gomes Ventura, professor de Educação Física, técnico bicampeão da São Silvestre, morreu em 27 de janeiro de 2019, depois de uma queda em sua casa. Ele foi socorrido mas não resistiu. Seu corpo foi velado no Cemitério do Araçá, em São Paulo, mesmo local de seu sepultamento.
Carlão, como era carinhosamente chamado, treinou José João da Silva e era ele o responsável pela preparação nas duas conquistas que o atleta teve na São Silvestre, em 1980 e 1985.
Além de professor, Carlos Ventura também era administradore de empresas com especialização em atletismo e administração esportiva. Ele também participou como comentarista de várias provas da São Silvestre, pela Rádio Jovem Pan.
De acordo com o site da Universidade Ibirapuera, onde lecionava no curso de educação física, Carlos Ventura teve uma trajetória ampla no meio.
Além de ministrar aulas de Atletismo, Gestão de Academia e Clubes, Ética Profissional e Práticas Pedagógicas na Unib, Carlão foi um dos profissionais mais reconhecidos do mercado: Conselheiro Técnico da Corpore (Corredores Paulistas Reunidos), membro da Academia Olímpica Brasileira e Academia Olímpica Internacional, do Clube Fior de Roccia – Milão, Gerente de Esportes e Técnico de Atletismo do Esporte Clube Pinheiros, S. Paulo Futebol Clube – SESI. Técnico no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa SP-SP e de seleções brasileiras em Campeonatos Mundiais, de Maratona, de Cross, Jogos Ibero Americanos, Campeonatos Sul Americanos, Jogos da Juventude na Itália e Seleção de Cadeirantes em Jogos Pan Americanos.
Ainda de acordo com o site da Universidade Ibirapuera, Ventura também publicou vários livros: “Manual do Corredor – A Grande Pirâmide (Editora Ícone)”, “Corredor de Rua (Fazendo Arte Editorial)” e “Aprendendo a Correr“, ele também tinha um blog em que compartilhava textos sobre sua profissão.
Saudade: Marcelo Rezende completaria 74 anos hoje
Orgulho muzambinhense: Breno Henrique é destaque na Football Cup Barcelona
Achados & Perdidos: O memorável dia em que o Fogão de Garrincha parou o Sul de Minas
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a cidade gaúcha de Erechim
F1: 'Eu deveria ter tentado aproveitar melhor aquela primeira tentativa', lamenta Bortoleto
Dia do Radialista no Brasil: Saiba quem foram Benedito Dino e João Dureza, que deram os primeiros microfones a Milton Neves!
F1: Norris confirma favoritismo e parte em primeiro na Sprint de Interlagos. Bortoleto não passa do Q2
F1: Norris comanda 1-2 da McLaren no único treino livre em Interlagos; Bortoleto é o 5º
Rinaldo... além daquele passe que não deu para Pelé. Leandro Paulo Bernardo
F1: Norris é o pole do GP de SP. Verstappen para no Q1 e Bortoleto não sai dos boxes