Breno Mello foi um personagem interessante da história do futebol. Começou a jogar no São José, de Porto Alegre, passando depois pelo Renner, também da capital gaúcha, Santos (onde atuou ao lado de Pelé) e Fluminense.
Nascido em 1931, faleceu no dia 14 de julho de 2008, em Porto Alegre, sozinho em sua própria casa. Deixou cinco filhos e 12 netos.
Quando defendia o Fluminense, foi descoberto pelo diretor francês Marcel Camus para estrelar o filme "Orfeu Negrol". Baseado na peça de Vinícius de Moraes "Orfeu da Conceição", foi rodado no Rio de Janeiro e, 1959 e ganhou inúmeros prêmios, entre os quais a Palma de Ouro em Cannes, em 1959, o Globo de Ouro e o Oscar de filme estrangeiro em 1960. Breno interpretou o personagem Orfeu.
Foi o que bastou para que começasse a idealizar a saída dos gramados. Ainda jogou mais um pouco pelo Santos, mas logo se definiu pelo cinema. Em sua última aparição na tela fez parte do documentário "Renner - O Papão de 54", que retrata a épica conquista deste extinto clube de Porto Alegre do Campeonato Gaúcho quebrando a hegemonia da dupla Grêmio e Internacional.
Flu inicia com W. Nem projeto de investir em nomes identificados com clube
Wellington Nem é apresentado no Fluminense: cria da casa de volta. Foto: Mailson Santana/Fluminense/Via UOLNenê pode estrear pelo Flu em clássico em que já foi herói, mas pelo rival
Nenê durante treinamento do Fluminense. Foto: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE F.C/Via UOLUma foto, uma história! Barrado da final do Brasileiro de 1992, Renato Gaúcho relaxou na véspera em praia carioca
Achados & Perdidos: Veja um 'Tribuna do Esporte' da TV Assembleia de 2002
Olhos no retrovisor: Ford Maverick teve o saudoso José Carlos Pace como garoto-propaganda em 1974
Vice-presidente do Nacional A.C, Edison Gallo é o convidado de Marcos Falopa nesta terça
Dia do Professor! Veja quem foram as primeiras professoras de Milton Neves e um marcante mestre da faculdade
Corinthians vai à Vila Belmiro para enfrentar o Santos, que está perto do Z-4; os times
Achados & Perdidos: A única vez em que a Copa São Paulo foi decidida em um Gre-Nal
Saudade: Há quatro anos morria Celestino Valenzuela, ícone da locução esportiva do Rio Grande do Sul
Parabéns, Claudecir! Ex-volante do São Caetano e do Palmeiras completa 50 anos
Parabéns, Paulo Roberto Falcão! Ídolo colorado e 'Rei de Roma' completa 72 anos!