Por João Antonio de Carvalho
O ex-volante Luiz Braz de Araújo, o Braz, apesar de seu 1m65, foi um volante que tinha como principal característica a marcação forte. Nascido em 29 de maio de 1960, no bairro de Bangu, no Rio de Janeiro, foi criado no futebol no Campo Grande.
Chegou a ser bicampeão brasileiro pela seleção carioca de juniores mas suas principais conquistas forma mesmo no time de Ítalo del Cima, o título da Taça de Prata, em 1982, a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e a segundona carioca em 1985.
Em seu primeiro jogo no Maracanã, numa partida contra o Flamengo, ele já teve de passar por uma prova de fogo, ao ter de marcar Zico, que era seu grande ídolo na época.
Além do Campo Grande ele também atuou no América de Rio Preto, no América de Natal, na Esportiva de Guaratinguetá, no Estrela, no São Mateus, no Santos, no Ibiraçu e no Guarapari, todos do Espírito Santos, e no Trespontano, de Minas.
Muito apegado à família, Braz é casado com Tereza Cristina Castellar de Araújo, com quem teve dois filhos, Carolina e Brenno. Carolina, casada com Vinícius deu a Braz seus grandes amores, os netos Emanuel e Mariana.
Olhos no retrovisor: Fangio conquistava seu primeiro título na F1 há 74 anos
Argentino derrotou o rival Ascari no GP da Espanha de 1951. Foto: DivulgaçãoSaudade: Há um ano morria Tonhão, raçudo zagueiro, querido pela torcida do Palmeiras
Relembre de Diogo, saudoso goleiro do Corinthians na histórica quebra do tabu contra o Santos
Em vídeo, 'Antes & Depois' de brilhantes jogadores que marcaram época defendendo a Holanda
Saudade: Há três anos morria Waldemar Pires, presidente do Timão na Democracia Corintiana
Zé Carlos, dos 'Meninos da Vila' de 78, fala sobre fase do Santos e relembra rivalidade com o Timão: 'Calção preto era tabu'
F1: GP do México é mais uma oportunidade para Verstappen reduzir diferença para a dupla da McLaren
Achados & Perdidos: Milton Neves, Afonsinho e José Trajano no 'Canal 100' da TV Manchete
Palmeiras encara a LDU na altitude no jogo de ida das quartas de final da Libertadores; os times
Achados & Perdidos: Pelé, que faria 85 anos hoje, foi garoto-propaganda de café, vitamina, pilhas e até videogame
Filipe Luís valoriza vitória do Fla, mas evita euforia: 'Vantagem é simbólica'