Bernie Ecclestone

Ex-dirigente da F1
por Marcos Júnio Micheletti
 
Bernard Charles Ecclestone, o Bernie Ecclestone, foi o principal dirigente da Fórmula 1 e  CEO da FOM (Formula One Manegement) e da FOA (Formula One Administration). Como "cartola" da F1, Ecclestone começou em 1978, quando passou a ser o proprietário dos direitos de transmissão da categoria, presidindo a antiga Associação de Construtores da F1, a FOCA. Deixou o comando da F1 oficialmente me 23 de janeiro de 2017, após a Liberty Mídia (norte-americana) assumir o controle da F1.
 
Bernie teve uma  curtíssima passagem na Fórmula 1 como piloto da equipe Connaught-Alfa, mas sequer alinhou em algum grid. Foi em 1958, primeiro nos treino para o Grande Prêmio de Mônaco, disputado no dia 18 de maio, mas ele não se classificou para a prova. Depois, em 19 de julho, foi substituído por Jack Fairman.
 
Natural da cidade inglesa de Suffolk, onde nasceu em 28 de outubro de 1930, foi dono da equipe Brabham, que comprou de seu fundador Jack Brabham em 1972.
 
Pela Brabham competiram os brasileiros Wilsinho Fittipaldi, José Carlos Pace e Nelson Piquet, este último conquistou dois títulos para a escuderia: em 1981 (motor Ford) e 1983 (motor BMW), ambos carros projetados pelo genial engenheiro sul-africano Gordon Murray.
 
Mas Ecclestone foi além da administração de sua equipe, que acabou vendendo em 1987, passando a controlar os direitos televisivos, intermediando as negociações, além de toda a logística envolvendo a categoria máxima do automobilismo mundial.
 
Grande amigo de Nelson Piquet, Bernie trouxe de seu museu particular, a Brabham-BT49C-Cosworth para que o brasileiro guiasse o carro no domingo do Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, no dia 27 de novembro de 2011, ocasião em que o tricampeão se divertiu muito, inclusive segurando uma bandeira do Vasco da Gama, seu time de coração.
 
Bernie foi casado com a croata Slávica Radic, com quem teve duas filhas: Tamara e Petra. No processo de separação, Bernie entrou em um acordo com sua ex-mulher e lhe pagou 1,7 bilhão de reais.
 
Atualmente está casado com a jornalista brasileira Fabiana Flosi, 46 anos mais jovem.
 
Em novembro de 2010 foi ferido, ao lado de sua esposa, durante um assalto no centro de Londres. Segundo a imprensa, os ladrões levaram cerca de 319 mil dólares em jóias e relógios do casal.
 
Em 30 de abril de 2015 esteve ao lado da mulher Fabiana Flosi na cidade de Amparo, interior de São Paulo, onde concedeu uma entrevista coletiva. Ele é dono de uma propriedade rural na cidade, a Fazenda Ycatu, adquirida em 2012 por R$ 10,5 milhões, onde produz um "café gourmet", o "Celebrity Coffe", que pode ser encontrado na Europa, inclusive nos paddocks da Fórmula 1 por todo o mundo. A propriedade tem uma área total de 200 hectares com 120 mil pés de café.
 
Em 25 de julho de 2016, o site da revista "Veja" divulgou que a sogra de Bernie Ecclestone, Aparecida Schunck, havia sido sequestrada três dias antes, no bairro de Interlagos, zona sul de São Paulo.
 
Segundo o site, os sequestradores entraram em contato com a família e pediram um resgate de R$ 120 milhões.
 
O sequestrou terminou seis dias depois, no dia 31 de julho. Aparecida Schunck foi encontrada no cativeiroem  que havia sido mantida em Cotia, na Grande São Paulo. A polícia a libertou e prendeu dois sequestradores.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES