Fundado no dia 11 de março de 1923, o Bandeirante Esporte Clube foi o primeiro representante da cidade de Birigui a disputar uma competição profissional da Federação Paulista de Futebol. Em 2013, o clube completou 90 anos de história.
No passado, a equipe do Bandeirante fez uma excursão jogando contra adversários das cidades ao longo da ferrovia Noroeste, vendendo todas as partidas. Além de não perder, sequer empatou um só jogo. Seus próprios adversários passaram então a chamar o time de "Leão da Noroeste?, animal que seria adotado como mascote.
Quarenta anos após sua fundação e depois de ser campeão em muitos campeonatos e torneios realizados pelo interior, em 1963 veio o primeiro título importante: Campeonato Paulista da Terceira Divisão.
Em 1986, o Bandeirante chegou a sua maior conquista até então: o título da Segunda Divisão do estadual, que trouxe o direito do clube de Birigui chegar na elite do futebol paulista. Na década de 90, a equipe oscilou entre rebaixamentos e acessos, vivendo a gangorra nas séries A2 e A3.
Entre as grandes personalidades que tiveram passagens pelo Bandeirante, destacam-se: Lori Sandri, Fito Neves, Ipojucã, Polozzi, Paulinho McLaren e Palhinha.
Informações enviadas por José Carlos Ignez
Saudade: Há um ano morria o marcante jornalista esportivo Fábio Seródio
O profissional lutou com galhardia contra um câncer cerebral. Foto: ReproduçãoMorreu Zé Leite, ex-ponta revelado pelo Vila Nova (MG) e campeão estadual com o Furacão
No time da capital paranaense, com a faixa do título de 1970. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: A França derrotava o Brasil na decisão do futebol olímpico há 41 anos
Achados & Perdidos: Milton com ex-jogadores em evento da ArsenalCar e Zeene em 2014
Mirassol veste história: Athleta lança uniforme inspirado na seleção brasileira tricampeã em jogo no Maracanã
Nigel Mansell, 72 anos! Um dos quatro pilotos que foi campeão na Fórmula 1 e na Indy
Achados & Perdidos: Raras e emocionantes imagens de Zito, que completaria 93 anos
Achados & Perdidos: Há 19 anos, no Morumbi, a noite de gala de Rafael Sóbis contra o São Paulo pela Libertadores
Achados & Perdidos: Há cinco anos, nas penalidades, o Palmeiras derrotava o Corinthians e era campeão paulista
Brito, 86 anos! Ouça uma entrevista do zagueiro da Copa de 70 a Milton Neves
Diante do Vitória, São Paulo tenta manter embalo no Brasileirão após eliminação na Copa do Brasil; os times
Juntando os 'cacos' após eliminação para o Corinthians, Palmeiras recebe o Ceará pelo Brasileiro; as formações