Alberto Valentim

Ex-lateral-direito do Atlético-PR
Alberto Valentim do Carmo Neto, ou simplesmente Alberto, foi um bom lateral-direito que começou nas divisões de base do América-MG, passando em seguida por dois clubes do interior paulista: o Guarani, de Campinas e a Internacional, de Limeira, antes de ser contratado pelo Atlético-PR.
 
Em 26 de agosto de 2018, Alberto foi anunciado como novo técnico do Vasco da Gama, após uma passagem-relâmpago pelo Pyramids FC, do Egito. Treinou o Cruzmaltino até 21 de abril de 2019, dia em que o Vasco perdeu a final do Carioca para o Flamengo, por 2 a 0, no Maracanã. 
 
Em 18 de junho de 2019 foi anunciado como novo treinador do Avaí-SC, para a Série A do Campeonato Brasileiro, em substituição a Geninho, demitido no dia anterior. Na ocasião, o Avaí estava na última colocação do Brasileirão.
 
Muito hábil nos cruzamentos, Alberto foi o "garçom" principal de Paulo Rink e Oséas na bela campanha do Furacão no Campeonato Brasileiro de 1996.
 
Sua boa jornada em Curitiba, despertou o interesse de vários clubes, como São Paulo, Flamengo e Real Madrid.

Em 1997 foi para o São Paulo, trocado por Luisinho Netto e Fábio Mello, mas retornou ao Furacão para a disputa do Brasileirão.

Ainda em 1997 foi emprestado ao Cruzeiro, para a disputa do Mundial Interclubes do Japão, quando a equipe, sob direção de Nelsinho Batista acabou derrotada para o Borussia Dortmund da Alemanha.

A equipe cruzeirense contratou vários jogadores de última hora, apenas para a disputa da partida, entre eles Bebeto, Gonçalves e o próprio Alberto, que acabou não participando do jogo.

Na ocasião, a Raposa atuou com: Dida; Vitor, João Carlos, Gonçalves e Elivélton; Fabinho, Ricardinho, Cleisson e Roberto Palácios (Marcelo Ramos); Bebeto e Donizete.

Em 1998, como jogador do Atlético-PR, foi emprestado ao Flamengo para a disputa do Brasileirão, em troca de Nélio e Rodrigo Mendes.

Entre 2000 e 2007 atuou no futebol italiano, pelas equipes da Udinese e do Siena, encerrando sua carreira no próprio Atlético Paranaense em 2008, conquistando o título estadual.
 
Em 2010, morando em Curitiba e com um filho, ele iniciou a carreira de treinador.
 
No início do ano de 2014, Alberto foi contratado para ser assistente da equipe técnica permanente do Palmeiras. Assim, com a queda de Gilson Kleina no começo do mês de maio, Valentim assumiu o cargo de treinador interino do clube paulista. Em 2017, assumiu novamente o time principal do Verdão, após a demissão do técnico Cuca.
 
Em 13 de fevereiro de 2018, Alberto Valentim foi anunciado como novo técnico do Botafogo e conquistou o título carioca em cima do Vasco, em decisão por pênaltis que brilhou o goleiro Gatito Ferrnandez. Em 19 de junho do mesmo ano, Valentim pediu demissão do Fogão.
 
No dia 10 de março de 2019, Alberto participou do Domingo Esportivo Bandeirantes e conversou com Milton Neves sobre sua carreira. Confira a íntegra abaixo:

 por Marcos Júnior
 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 San
    32
  • 2 Fla
    30
  • 3 Pal
    30
  • 4 Atl
    27
  • 5 São
    27
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES