Antonio Conte

Ex-volante e atual treinador de futebol
por Diogo Miloni

É manobra arriscada colocar um ídolo no cargo de treinador, mas o ex-meio-campista Antonio Conte, pentacampeão italiano pela Juventus, aceitou o desafio de comandar a equipe de maior torcida da Itália. Efetivado em maio de 2011, o técnico conquistou o título do Calcio na temporada seguinte e levou a "Vecchia Signora" para a Liga dos Campeões de 2013. Na temporada seguinte, foi, mais uma vez campeão italiano, mas decepcionou na Champions League, sendo eliminado ainda na fase de grupos do torneio. Assim, no dia 15 de julho de 2014, após divergências com a diretoria, o treinador se desligou da Juventus e em 14 de agosto, praticamente após um mês, foi oficializado como o novo comandante da Seleção Italiana.
 
No dia 4 de abril de 2016, Conte foi anunciado como técnico do Chelsea, onde trabalhou até julho de 2018. Por lá, ganhou um Campeonato Inglês (2016-17) e uma Copa da Inglaterra (2017-18).
 
Natural da cidade de Lecce, Conte nasceu em 31 de julho e 1969 e começou sua carreira em 1985, no clube que leva o nome de sua cidade natal, onde permaneceu até 1992. Volante de marcação forte e leal, Antonio Conte despertou o interesse da Juventus e foi contratado pela equipe de Turim para a temporada de 1993.

Nos doze anos que defendeu a Juventus, o meio-campista foi importante nas campanhas de cinco títulos do Campeonato Italiano: 1995, 1997, 1998, 2002 e 2003; venceu também a Liga dos Campeões em 1996 e a Copa da Uefa em 1993.

Começou a ser convocado pela Seleção italiana em 1994, quando fez parte da equipe que chegou à decisão do mundial diante do Brasil. Durante o torneio fez apenas um jogo, no duelo diante da Espanha, nas oitavas de final da Copa.

Antonio Conte é considerado um dos melhores treinadores do país e tido como grande conhecedor tático, variando o estilo de jogo da "Vecchia Signora" de acordo com seus adversários.

O caso mais emblemático de sua trajetória de comandante aconteceu pouco tempo depois de assumir o cargo na Juve: acusado de se omitir na trama do Siena (seu clube anterior) em um esquema de manipulação de resultados, Conte foi suspenso por um ano. Com recursos e redução de pena, o treinador cumpriu apenas quatro meses e retornou à área técnica do time bianconeri.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES