por Gustavo Grohmann/colaborou Sérgio Trigo
Amoroso, o José Amoroso Filho, nascido em 19 de setembro de 1937 no Rio de Janeiro, morreu em 16 de setembro de 2022, aos 84 anos. Após encerrar sua carreira nosgramados, trabalhou como funcionário da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Começou a carreira no Botafogo e conseguiu pelo clube da estrela solitária o bi-campeonato carioca de 1961/62. Em General Severiano, jogou ao lado de lendas do nosso futebol: Garrincha, Nilton Santos, Zagallo, Didi, Manga, Amarildo...
Em 1964, aos 26 anos, transferiu-se para o Fluminense, sagrando-se campeão estadual naquele mesmo ano. Marcou seu nome definitivamente pelo fato de ter conquistado seu terceiro título estadual em quatro anos (1961/62 pelo Botafogo e 1964 pelo Fluminense). Foi artilheiro do Carioca de 1964, com 19 gols, e do estadual do ano seguinte com 10.
Nas Laranjeiras, ainda foi campeão do Torneio Início, em 1965, e da Taça Guanabara, em 1966. O ex-atacante ficou no Fluminense até 1968 e jogou ao lado de grandes ídolos da torcida tricolor: Ubiraci, Joaquinzinho, Jorge Vitório, Lula, Iris, Valdez, Nonô... Atuou pelo Flu em 135 partidas e marcou 72 gols. Em 1968, Amoroso encerrou a carreira no Remo, do Pará.
Ele era tio do grande atacante Amoroso, que em 2006 e 2007 defendeu o Corinthians e que antes de desembarcar no Parque São Jorge passou por Guarani, São Paulo, Flamengo, Udinese, Parma, Milan, Verdy Kawasaky, Borussia Dortmund e Málaga. Trabalha no projeto "Gol de Placa", da 2ª divisão do Rio. Nessa iniciativa teve durante algum tempo a companhia do ex-goleiro Raul, que em 2005 deixou o Rio de Janeiro para residir em Curitiba, capital do Paraná.
Saudade: Há sete anos morria Geraldino, ex-lateral multicampeão pelo Santos
O ex-lateral está no centro da foto, entre Gylmar e Zito. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Há cinco anos era anunciado o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio
'Foi uma chance de aprender mais sobre gerenciamento de pneus e o nosso ritmo', avalia Bortoleto sobre o GP da China
Mesa Redonda da TV Gazeta comemora 55 anos com participações de Milton Neves e Mauro Beting
Parabéns, Paulinho Carioca! Ex-ponta, que completa 61 anos, marcou o gol decisivo do Flu na final do Carioca de 85
A psicóloga Marcela Tomé é a convidada de Marcos Falopa na live desta segunda-feira
Saudade: Há três anos morria o ex-lateral Ladinho, que brilhou por Joinvile e Grêmio
Olhos no retrovisor: Quarto brasileiro a competir na Fórmula 1, Fritz d' Orey completaria 86 anos
Pelas Eliminatórias, Brasil enfrenta a líder Argentina em Buenos Aires; as formações
Saudade: Um dos principais pugilistas da história, Eder Jofre completaria 89 anos
Saudade: Johan Cruyff, o maior craque holandês morria há nove anos