por Gustavo Grohmann/colaborou Sérgio Trigo
Amoroso, o José Amoroso Filho, nascido em 19 de setembro de 1937 no Rio de Janeiro, morreu em 16 de setembro de 2022, aos 84 anos. Após encerrar sua carreira nosgramados, trabalhou como funcionário da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Começou a carreira no Botafogo e conseguiu pelo clube da estrela solitária o bi-campeonato carioca de 1961/62. Em General Severiano, jogou ao lado de lendas do nosso futebol: Garrincha, Nilton Santos, Zagallo, Didi, Manga, Amarildo...
Em 1964, aos 26 anos, transferiu-se para o Fluminense, sagrando-se campeão estadual naquele mesmo ano. Marcou seu nome definitivamente pelo fato de ter conquistado seu terceiro título estadual em quatro anos (1961/62 pelo Botafogo e 1964 pelo Fluminense). Foi artilheiro do Carioca de 1964, com 19 gols, e do estadual do ano seguinte com 10.
Nas Laranjeiras, ainda foi campeão do Torneio Início, em 1965, e da Taça Guanabara, em 1966. O ex-atacante ficou no Fluminense até 1968 e jogou ao lado de grandes ídolos da torcida tricolor: Ubiraci, Joaquinzinho, Jorge Vitório, Lula, Iris, Valdez, Nonô... Atuou pelo Flu em 135 partidas e marcou 72 gols. Em 1968, Amoroso encerrou a carreira no Remo, do Pará.
Ele era tio do grande atacante Amoroso, que em 2006 e 2007 defendeu o Corinthians e que antes de desembarcar no Parque São Jorge passou por Guarani, São Paulo, Flamengo, Udinese, Parma, Milan, Verdy Kawasaky, Borussia Dortmund e Málaga. Trabalha no projeto "Gol de Placa", da 2ª divisão do Rio. Nessa iniciativa teve durante algum tempo a companhia do ex-goleiro Raul, que em 2005 deixou o Rio de Janeiro para residir em Curitiba, capital do Paraná.
F1: Norris lidera o único treino livre para a etapa de Austin; Hulkenberg surpreende em 2º
Britânico colocou a McLaren no topo da tabela no Texas. Foto: McLarenF110º Encontro Nacional de Jornalistas do Sicredi reforça a relevância do cooperativismo
Palmeiras recebe o Juventude em jogo atrasado da 12ª rodada do Brasileiro; as formações
Parabéns, Galatasaray! Veja como foram as passagens de alguns brasileiros pelo clube turco
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Recifense
Saudade: Ídolo de Endrick, Bobby Charlton faria 88 anos
Vila Belmiro, 109 anos! Fotos históricas do estádio do Santos Futebol Clube
Seleção goleia e ganha elogios exagerados. Por Wladimir Miranda
Parabéns, Bafo! Comercial comemora 114 anos!
Saudade: Maria Esther Bueno completaria 86 anos neste sábado
Em vídeo, 'Antes & Depois' do Corinthians campeão paulista de 1977