O Sport Club Americano foi um clube tradicional dos primeiros anos de disputa do futebol no Brasil. Fundado em Santos em 21/05/1903 por Sizino Patuska, Américo Martins, Antonio Pinto, Manuel Paixão, A. Munhoz e Armando Paixão, e extinto em meados na década de 1910, deixou seu nome registrado para sempre na história por ter conquistado em 1912 e 1913 o bicampeonato paulista. Manteve, entre outras marcas expressivas, uma invencibilidade em campeonatos paulistas de 23 jogos entre 1911 e 1916, com 15 vitórias e oito empates. Usava camisas com listras verticais verdes e amarelas e calção e meias verdes.
Diante das dificuldades em subir a Serra do Mar seguidamente para disputar os jogos do torneio regional em São Paulo, os sócios do Americano decidiram mudar a sede da equipe para a capital paulista em 1908.
Uma das maiores glórias do clube aconteceu em 1913, quando excursionou pela América do Sul com jogos em Buenos Aires e Montevidéu. O time, por sinal, chegou a ser reforçado com craques da categoria de Friedenreich, então no Ypiranga. Apesar da curta existência, teve tempo também de aplicar uma goleada histórica sobre o Corinthians por 7 a 1, no dia 25 de maio de 1913, pelo primeiro turno do Campeonato Paulista. Este, por sinal, foi o jogo de número 29 da vida do Corinthians.
Por Marcelo Rozenberg
Saudade: Há um ano morria Modesto Roma Júnior, ex-presidente do Santos Futebol Clube
Ele comandou o clube da Vila Belmiro entre 2015 e 2017. Foto: Ivan Storti/Santos FCIsmael Kurtz debate com Marcos Falopa a reta final da Copa do Mundo de Clubes
Encontro será nesta segunda-feiraParabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
Parças de Neymar viram motivo de piadas no Santos. Por Wladimir Miranda
Uma foto uma história! Brito e Gérson em Guanajuato, na concentração brasileira durante a Copa de 70
F1: Após metade da temporada concluída, dupla da McLaren amplia vantagem para Verstappen e segue favorita ao título
Olhos no retrovisor: Há quatro anos morria o ex-piloto argentino Carlos Reutemann
Copa Santa Catarina 1992: a versão catarinense do Brasileirão de 1987
Achados & Perdidos: Com golaço de Zenon, o massacre do Guarani diante do Inter no Brasileirão de 78
Uma viagem de Milton Neves ao Japão para acompanhar o Santos Futebol Clube
Sauber pode servir de exemplo para a Cadillac escolher seus pilotos
Achados & Perdidos: Há 11 anos, Brasil 1 x 7 Alemanha