O Sport Club Americano foi um clube tradicional dos primeiros anos de disputa do futebol no Brasil. Fundado em Santos em 21/05/1903 por Sizino Patuska, Américo Martins, Antonio Pinto, Manuel Paixão, A. Munhoz e Armando Paixão, e extinto em meados na década de 1910, deixou seu nome registrado para sempre na história por ter conquistado em 1912 e 1913 o bicampeonato paulista. Manteve, entre outras marcas expressivas, uma invencibilidade em campeonatos paulistas de 23 jogos entre 1911 e 1916, com 15 vitórias e oito empates. Usava camisas com listras verticais verdes e amarelas e calção e meias verdes.
Diante das dificuldades em subir a Serra do Mar seguidamente para disputar os jogos do torneio regional em São Paulo, os sócios do Americano decidiram mudar a sede da equipe para a capital paulista em 1908.
Uma das maiores glórias do clube aconteceu em 1913, quando excursionou pela América do Sul com jogos em Buenos Aires e Montevidéu. O time, por sinal, chegou a ser reforçado com craques da categoria de Friedenreich, então no Ypiranga. Apesar da curta existência, teve tempo também de aplicar uma goleada histórica sobre o Corinthians por 7 a 1, no dia 25 de maio de 1913, pelo primeiro turno do Campeonato Paulista. Este, por sinal, foi o jogo de número 29 da vida do Corinthians.
Por Marcelo Rozenberg
'Enciclopédia do Futebol', o saudoso Nilton Santos nascia há 100 anos
O brilhante lateral-esquerdo disputou quatro Copas do MundoAchados & Perdidos: Há 11 anos o Corinthians fazia o jogo-teste em seu novo estádio
Parabéns! Vanderlei Luxemburgo completa 73 anos
De olho no G-6, Corinthians visita o Mirassol neste sábado; as formações
Dia das Mães! Veja diversos ídolos do esporte com suas queridas mamães
Palmeiras enfrenta o São Paulo após garantir vaga à próxima fase da Libertadores; os times
Saudade: Artilheiro da Copa de 50, Ademir de Menezes nos deixava há 29 anos
Achados & Perdidos: Em dia de 'Choque-Rei', veja o gol legal de Leivinha anulado por Armando Marques
No Z-4, Santos enfrenta o Ceará no Allianz Parque pelo Brasileirão; as formações
Saudade: Didi, o 'Folha Seca' nos deixava há 24 anos
Achados & Perdidos: Última edição do Rio-São Paulo era vencida pelo Corinthians há 23 anos