O Sport Club Americano foi um clube tradicional dos primeiros anos de disputa do futebol no Brasil. Fundado em Santos em 21/05/1903 por Sizino Patuska, Américo Martins, Antonio Pinto, Manuel Paixão, A. Munhoz e Armando Paixão, e extinto em meados na década de 1910, deixou seu nome registrado para sempre na história por ter conquistado em 1912 e 1913 o bicampeonato paulista. Manteve, entre outras marcas expressivas, uma invencibilidade em campeonatos paulistas de 23 jogos entre 1911 e 1916, com 15 vitórias e oito empates. Usava camisas com listras verticais verdes e amarelas e calção e meias verdes.
Diante das dificuldades em subir a Serra do Mar seguidamente para disputar os jogos do torneio regional em São Paulo, os sócios do Americano decidiram mudar a sede da equipe para a capital paulista em 1908.
Uma das maiores glórias do clube aconteceu em 1913, quando excursionou pela América do Sul com jogos em Buenos Aires e Montevidéu. O time, por sinal, chegou a ser reforçado com craques da categoria de Friedenreich, então no Ypiranga. Apesar da curta existência, teve tempo também de aplicar uma goleada histórica sobre o Corinthians por 7 a 1, no dia 25 de maio de 1913, pelo primeiro turno do Campeonato Paulista. Este, por sinal, foi o jogo de número 29 da vida do Corinthians.
Por Marcelo Rozenberg
Achados & Perdidos: Relembre do saudoso Barbosa, o injustiçado goleiro que nascia há 105 anos
Só o staff do craque cuida de Neymar. Por Wladimir Miranda
Parabéns! Romeu Cambalhota completa 76 anos. Veja um golaço de bicicleta do ex-ponta do Timão!
F1: McLaren 'acorda' em Suzuka; Piastri lidera a sexta-feira e apimenta duelo com Mercedes e Ferrari
Saudade: Paulo Stein, brilhante narrador, nos deixava há cinco anos
Achados & Perdidos: Relembre a emocionante participação de Milton Neves no Teleton de 2018
F1: Antonelli brilha com a Mercedes e larga na pole do GP do Japão; Bortoleto avança ao Q3
Saudade: Há um ano morria o marcante zagueiro Alfredo Mostarda, que brilhou no Verdão
Achados & Perdidos: O heroico empate que o Goiás conseguiu diante do Santos no Pacaembu
Jogos-Teste, uma ova! Por Ricardo Setyon