por Túlio Nassif
Alex, o Alex Rodrigo Dias da Costa, zagueiro do Santos que encantou o Brasil em 2002 ao lado da histórica dupla Diego e Robinho, recebeu carinhosamente da torcida o apelido de "Canhão da Vila", uma honra, tendo em vista que este era o apelido de Pepe, um dos maiores ídolos da história do Peixe. Ele nasceu no dia 17 de junho de 1982, em Niterói, Rio de Janeiro. Em 2017, seguia residindo em Santos, onde vive com a esposa e os filhos. Ainda em atividade, está sem clube desde que deixou o Milan, em dezembro de 2016.
Iniciou sua carreira nas categorias de base do Juventus da Mooca, em 2000. Mas foi no Santos, em 2001, vindo dos juniores, que Alex despontou.
Ao lado de outros ídolos como Robinho, Diego, Elano, Renato, Léo e Fábio Costa, já atuando na equipe principal, Alex sagrou-se bicampeão brasileiro em 2002 e 2004, e formou uma sólida dupla de zaga com André Luís, famoso setor defensivo que ficou conhecido como "As Torres Gêmeas", devido a aparência física de ambos.
Entre 2002 a 2004, Alex somou 20 gols com a camisa santista, números que o consolidam em primeiro lugar entre os zagueiros-artilheiros do clube. E por isso, além das boas atuações, o mercado europeu se agitou para poder contar com o futebol de Alex, que em 2004, foi vendido ao Chelsea. Porém, devido problemas com o visto, fizeram Alex ser emprestado rapidamente ao PSV, da Holanda. Lá, conquistou a Copa da Holanda de 2004-05 e o Campeonato Holandês de 2004-05, 2005-06 e 2006-07.
Ainda em ascensão, defendeu a Seleção Brasileira Sub-23 e também a principal, na qual participou do elenco que foi campeão da Copa América de 2007. Foi convocado para a Copa do Mundo de 2006 e 2010, mas acabou sendo cortado das duas competições por motivo de lesão.
Após três temporadas, deixou o futebol holandês e retornou ao Chelsea, onde ganhou a Copa da Inglaterra de 2008-09 e 2009-10, a Supercopa da Inglaterra de 2009, o Campeonato Inglês de 2009-10 e a Liga dos Campeões de 2011-2012.
Ainda teve passagens pelo Paris Saint-Germain, da França, e Milan, da Itália. Só não conquistou títulos pelo Rossonero, porque pelo PSG, levou o Campeonato Francês de 2012-13, 2013-14, a Supercopa da França de 2013 e a Copa da Liga Francesa de 2013-14.
No player abaixo, ouças as participações de Alex, ex-zagueiro do Santos e do Milan, e de Carlos Alberto Parreira no “Domingo Esportivo”, da Rádio Bandeirantes, do dia 6 de agosto de 2017:
Chelsea frustra estreia de Griezmann e bate Barcelona no Japão
Chelsea comemora gol de Abraham contra o Barcelona. Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters/Via UOLFestas, atrasos e discussões. Não é só Neymar que irrita direção do PSG
Julian Draxler e Marco Verratti seriam dois dos jogadores que andam abusando das noitadas no PSG. Foto: Lionel Ng/Getty Images/Via UOLAchados & Perdidos: Relembre um 'Tribuna do Esporte' sobre judô, com Aurélio Miguel
Saudade: Orlando Fantoni, treinador que brilhou no Vasco, nos deixava há 23 anos
Ancelotti estreia pela Seleção nesta noite contra o Equador pelas Eliminatórias; os times
Achados & Perdidos: Veja dez gols de Jorge Mendonça, que hoje completaria 71 anos
Parabéns, Cássio! Atual goleiro do Cruzeiro completa 38 anos!
Parabéns, Edinho! Ídolo do Fluminense completa 70 anos!
Saudade: Lula Pereira, ex-zagueiro e treinador completaria 69 anos
Saudade: Há cinco anos morria Sapatão, marcante zagueiro do Bahia
Ancelotti passa por Guayaquil comandando a seleção sem mostrar a que veio
Nem tudo é alegria em torno da vitória do PSG. Por Ricardo Setyon