Acácio

Ex-goleiro do Vasco

por Rogério Micheletti

Acácio, o Acácio Cordeiro Barreto, ex-goleiro do Vasco da Gama e da seleção brasileira, nos anos 80 e 90, hoje é treinador de goleiros e auxiliar técnico. Em 2018 assumiu a coordenação de preparação de goleiros da base do Vasco da Gama, após passagens por Botafogo (treinador de goleiros em 2002), Figueirense (comissão técnica ao lado de Paulo César Gusmão), e Juventude e Atlético Goianiense em 2009 (comissão técnica ao lado de Paulo César Gusmão) e Olaria (comissão técnica em 2012).
 
Acácio nasceu em Campos, no estado do Rio de Janeiro, no dia 20 de janeiro de 1959. Começou a carreira de jogador no Serrano e ganhou destaque no Vasco da Gama, onde teve a missão de substituir Mazzaropi, depois negociado com o Grêmio. Conseguiu vaga de titular depois da saída de Roberto Costa.
 
Jogou no time cruzmaltino até o início da década de 90 e depois se transferiu para o Tirsense, de Portugal. Foi reserva de Taffarel, junto com o flamenguista Zé Carlos, na Copa do Mundo de 90, na Itália.
 
O título mais importante conquistado por Acácio foi o Brasileiro de 89, sobre o São Paulo, em pleno estádio do Morumbi. Acácio valoriza especialmente este título por considerar a equipe tricolor da época um "timaço", já que contava com Raí, Ricardo Rocha, entre outros. Aliás, aquela final contra o Tricolor paulista foi uma das melhores atuações de Acácio.
 
Depois que encerrou sua carreira no Madureira (RJ), passou a ser treinador de goleiros e técnico. Já trabalhou em várias equipes e em 2005 começou a trabalhar no Botafogo. "Fui pé-quente como goleiro. Espero ter sorte também nesta função", fala o ex-camisa 1.
 
Acácio disputou sete partidas e quase barrou Taffarel às vésperas do Mundial de 1990.
 
Na época, o goleiro tinha a confiança do técnico Lazaroni, mas acabou perdendo a vaga de titular após sofrer quatro gols em uma partida amistosa contra a Dinamarca.
 
Mais de 800 minutos sem sofrer gols
 
Em 1988, Acácio viveu um grande momento em sua carreira profissional. Prova disso é o tempo que ficou sem sofrer gols: 879 minutos.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES