As últimas décadas foram espetaculares para o Corinthians.

Tanto que, um time que era considerado regional até 1990, hoje, 31 anos depois, é dos maiores campeões do Brasileirão, da Copa do Brasil, conquistou a sua Libertadores e também o seu Mundial (sim, no singular).

E essa boa fase, é claro, se refletiu também nos números do Alvinegro nos clássicos regionais.

Tanto que o Timão aumentou a distância no número de vitórias nos confrontos diretos com o São Paulo (131 x 106), com o Santos (132 x 108) e, no Derby, diminuiu demais a vantagem palmeirense (129 x 128).

Mas, inegavelmente, o Corinthians tem perdido o fôlego nos últimos tempos.

E isso porque, desde o início da última década, tem carregado nas costas um pesado fardo, batizado em 2020 com o nome de Neo Química Arena.

Sim, a parceria com a gigante farmacêutica promete aliviar pelo menos um pouco os tão maltratados cofres alvinegros.

Mas, pelo que temos visto, o Timão precisará de muitos anos para se reestruturar financeiramente.

E isso fica claro na fala do novo presidente do clube paulista, Duílio Monteiro Alves.

No início do ano, ele deixou bem claro para a Fiel que o time não receberá grandes investimentos para a próxima temporada.

Deverá ser praticamente o mesmo que tanto tem patinado neste 2020-2021.

Ou seja, o corintiano tem provocado muito os são-paulinos, e com razão, pelo jejum de título importantes do Tricolor, que já dura 13 anos.

Mas a sensação agora é que o Coringão terá que se contentar com aquele improvável Brasileiro de 2017 por muito tempo, mas muito tempo!

E, com o time na base do “bom e barato”, também corre sério risco de enfrentar longos jejuns de vitórias diante dos rivais.

Por tudo isso, o Timão tem dado pinta de que está voltando para os anos 60.

Está voltando para a era do “Faz-me rir”.

No ano de 1962, a cantora juquiaense Edith Veiga estourou nas paradas de sucesso com a música "Faz-me Rir", lançada em álbum que levava o mesmo nome. E os gozadores rivais do Timão acabaram usando o nome da música para batizar a péssima fase vivida pelo Alvinegro nos anos 60

 

******************************************************

Parabéns! Luvanor, ídolo do Goiás, com passagens por Fla e Santos, completa 60 anos!

Um dos bons meias de sua geração, Luvanor, ídolo do Goiás, com boas passagens por Flamengo e Santos, completa 60 anos nesta segunda-feia (15).

Luvanor Donizete Borges, mineiro do município de Pirajuba (oeste do estado), começou sua carreira pelo Goiás em 1977, clube pelo qual conquistou quatro títulos estaduais, dois em sua primeira passagem e dois na segunda. 

Deixou o Brasil para defender o italiano Catania e retornou ao País para vestir a camisa do Santos em 1986. Em seguida jogou pelo Flamengo, Internacional, Vila Nova, Sporting de Barranquilla (Colômbia), Goiás, Atlético Goianiense e Bahia, este seu último clube, em 1993, ano em que conquistou o Campeonato Baiano.

Em dezembro de 2020 foi candidato à presidência do Goiás Esporte Clube, mas o pleito foi vencido por Paulo Rogério Pinheiro.

 

*****************************************************

McLaren apresenta seu carro para 2021, modelo que reedita parceria com a Mercedes

A McLaren deu a partida de apresentações dos carros da temporada de 2021 da Fórmula 1, mostrando nesta segunda-feira (15) o modelo MCL35M, que terá como condutores o australiano Daniel Ricciardo e o britânico Lando Norris. O modelo é uma aposta para tirar o time do jejum de vitórias que dura desde o GP do Brasil de 2012, em Interlagos.

O evento de lançamento do carro aconteceu na sede da McLaren, na cidade inglesa de Woking, por meio de transmissão ao vivo veiculada nas redes sociais do time, contando com sua dupla de pilotos. Primeiro Norris e depois Ricciardo, que chegaram ao local da conversa guiando um modelo de rua da McLaren e se encontraram com a mestre de cerimônia. Por último, Zack Brown. Eles falaram de suas expectavivas para a temporada que começa no dia 28 de março em Sakhir, o GP do Bahrein.

O modelo não apresenta diferenças significativas na aparência, dado o restritivo regulamento da Fórmula 1, e nem mesmo o padrão de cores sofreu alterações de grande monta, com predomínio de laranja e azul, exceto pelo bico, que tem sua parte mais proeminente pintada em preto e em seguida por azul (o modelo de 2020 era inteiramente laranja).

Daniel Ricciardo e Lando Norris junto à MCL35M, novo carro da McLaren. Foto: Divulgação

Falando em títulos, a McLaren acumula desde sua estreia no Mundial de Fórmula 1 (no GP de Mônaco de 1966), 12 taças entre os construtores e oito entre os pilotos.Depois de três anos sendo impulsionada pelos motores da Renault, a equipe reedita parceria com a Mercedes, o que pode proporcionar resultados ainda melhores em relação à temporada passada, quando o time terminou em terceiro lugar. A equpe contou com motores Mercedes entre 1995 e 2014, quando conquistou um título de construtores (1998) e três de pilotos (1998 e 1999 com Mika Hakkinen e em 2008 com Lewis Hamilton).

Em termos de vitórias, a McLaren soma 182.

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS:

Alpha Tauri-Honda (16/02);

Alfa-Romeo-Ferrari (22/02);

Ferrari (26/02);

Mercedes (02/03);

Williams-Mercedes (05/03).

Red Bull-Honda, Alpine, Astron Martin-Mercedes e Haas-Ferari ainda não divulgaram as datas de lançamentos de seus carros.


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

*****************************************************

Morre Luque, ex-centroavante da Argentina na Copa de 78

Morreu nesta segunda-feira (15), aos 71 anos, o ex-centroavante Luque, titular da Argentina na Copa de 1978. Ele estava internado em um hospital de Mendoza desde o começo do ano, com covid-19, enfermidade que o levou a óbito.

Leopoldo Jacinto Luque teve uma brillhante passagem pelo River Plate entre 1975 e 1980, período em que conquistou diversos títulos nacionais e metropolitanos, o que o credenciou para disputar a Copa da Argentina em 1978, marcando quatro gols no torneio vencido pela seleção de seu país, incluindo dois na polêmica partida diante do Peru, na vitória por 6 a 0.

Teve uma breve passagem pelo Santos Futebol Clube em 1983, atuando em apenas cinco jogos, e atualmente trabalhava nas divisões de base do River Plate.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE LUQUE NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

****************************************************

 Thiago Uberreich é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça-feira

O jornalista Thiago Uberreich, autor do livro "1970 - O Brasil é Tri", é o convidado desta desta terça-feira (16) na live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.

A campanha que eternizou a seleção brasileira e mostrou para o mundo que o "futebol arte" poderia prevalecer sobre o "futebol força" está retratada nas páginas de "1970 - O Brasil é Tri", tema principal da conversa de Falopa com o autor Thiago Uberreich.

Participe!

A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h (clique aqui para acessar).

 

***************************************************

Ceará, lateral que "parou" Ronaldinho Gaúcho no Mundial de Clubes de 2006, em entrevista ao "Velhas Súmulas"

O ex-lateral-direito Ceará, campeão mundial pelo Internacional em 2006, foi entrevistado pelo programa "Velhas Súmulas" da Rádio Colorada, que foi ao ar no último sábado (13).

Marcos Venâncio de Albuquerque, o Ceará, hoje com 40 anos, trabalhando como agente de futebol, foi implacável marcando Ronaldinho Gaúcho na decisão do Mundial de Clubes em 2006, o que foi um cartão de visita para que ele despertasse interesse do PSG, clube francês pelo qual ele conquistou a Copa da Liga Francesa de 2007/08, a Copa da França de 2009/10 e a Supercopa da França em 2010, durante sua passagem de 2007 até 2012.

Ceará ainda teve uma outra passagem pelo Inter, esta entre 2006 e 2007, após defender o Cruzeiro e o Coritiba. Encerrou sua carreira em 2017, pelo América Mineiro.

OUÇA A ENTREVISTA DE CEARÁ AO PROGRAMA "VELHAS SÚMULAS" DA RÁDIO COLORADA CLICANDO NO PLAYER ABAIXO:

 

***************************************************

Live do Terceiro Tempo – Você confia no VAR? Colunistas respondem

 

A Live do Terceiro Tempo da última segunda-feira (15) debateu os pontos relevantes e polêmicos da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2020. E, durante programa, os comentaristas Marcos Júnior Micheletti, Lucas Reis e Thiago Tufano Silva, além dos internautas da atração, responderam se confiam ou não no VAR.

A Live do Terceiro Tempo vai ao ar às segundas e quintas, a partir do meio-dia, na página do Terceiro Tempo no Facebook.

 

***************************************************

56º Campeonato Brasileiro de Kart tem datas definidas; certame acontecerá no Kartódromo Beto Carrero

A 56ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, que acontecerá no Kartódromo Beto Carrero (SC), teve suas datas divulgadas nesta terça-feira (16).

O certame, com chancelas da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e da FAUESC (Federação de Automobilismo de Santa Catarina), será dividido em dois grupos, o primeiro grupo deles com início em 6 de dezembro e as finais quatro dias depois, dia 11.

O grupo seguinte vai à pista entre 13 e 18 de dezembro.

Localizado no município catarinense de Penha, o Kartódromo Beto Carrero receberá 15 categorias nesta edição, divididas da seguinte forma:

PRIMEIRO GRUPO (OITO CATEGORIAS):

Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 SS / SSM, OK e OK Júnior.

SEGUNDO GRUPO (SETE CATEGORIAS):

Júnior Menor, Júnior, Graduados, Sênior B + Novatos, KZ, Sênior A e SS/SSM.

Esta não será a primeira vez que o Kartódromo Beto Carrero sediará o Campeonato Brasileiro de Kart. Em 2017 o evento recebeu o recorde de inscritos, com 522 competidores, marca nunca antes atingida inclusive em termos mundiais, que rendeu até premiação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

O traçado possui 1.200 metros de extensão e foi projetado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, responsável, entre outros, pelos designs das pistas de Sakhir (Barhein), Istambul (Turquia) e Marina Bay (Cingapura).

Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), sediará o Campeonato Brasileiro de Kart em dezembro. Traçado foi projetado pelo renomado arquiteto Hermann Tilke. Foto: Divulgação

ABAIXO, AS CATEGORIAS DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE KART COM AS CORRESPONDENTES IDADES DOS (AS) COMPETIDORES (AS)

Mirim – aberta a pilotos nascidos de 2013 a 2014;
Cadete – aberta a pilotos nascidos de 2010 a 2012;
Júnior Menor – aberta a pilotos nascidos de 2008 a 2010;
Júnior – aberta a pilotos nascidos de 2006 a 2008;
Novatos – aberta a pilotos nascidos antes de 2007;
Graduados – aberta a pilotos nascidos antes de 2007;
Sênior B – aberta a pilotos nascidos antes de 1994;
Sênior A – aberta a pilotos nascidos antes de 1992;
F4 Júnior - nascidos entre 2005 e 2009, com carteira PJMK (Piloto Júnior Menor de Kart) ou PJK (Piloto Júnior de Kart);
F4 Graduado – aberta a pilotos nascidos antes de 2007 e pilotos PSK A (Piloto Sênior de Kart A);
F4 SS / SSM – aberta a pilotos nascidos antes de 1977 / aberta a pilotos nascidos antes de 1966;
SS / SSM – aberta a pilotos nascidos antes de 1977 / aberta a pilotos nascidos antes de 1966;
F4 Sênior – aberta a pilotos nascidos antes de 1994;
OK – aberta a pilotos com idade mínima de 12 anos completados no decurso do ano da emissão da cédula desportiva, respeitadas as normas CIK/FIA em vigor;
OK Júnior - aberta a pilotos com idade mínima de 15 anos completados no ano da emissão da cédula desportiva e com menos de 14 anos na data em que a cédula desportiva for emitida, respeitadas as normas CIK/FIA em vigor;
KZ – aberta a pilotos nascidos antes de 2005 ou portadores de Cédula Desportiva Nacional PJK (Piloto Júnior de Kart), PGK B (Piloto Graduado de Kart B) ou PGK A (Piloto Graduado de Kart A).

Com informações da fgcom


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

***************************************************

Kart: Rafael Câmara busca conquista do Mundial por equipe de ponta italiana

Aos 15 anos, já com uma longa trajetória no kartismo, o brasileiro Rafael Câmara integra na temporada de 2021 um dos times mais fortes da modalidade, a italiana Kart Republic, capitaneada pelo experiente preparador Dino Chiesa, por onde passaram Lewis hamilton e Nico Rosberg, hepta e campeão da Fórmula 1, respectivamente.

O objetivo de Câmara para este ano é claro: a conquista do Mundial de Kart, marcado para acontecer em outubro no Kartódromo Speed Park, em Birigui, interior de São Paulo, aliás, primeira vez que o certame será disputado em território brasileiro.

Morando na Itália, Rafael Câmara inicia sua temporada a partir da próxima quinta-feira (18) no traçado de 1.302 metros de Adria (norte da Itália, na região do Vêneto), pelo WSK Champions Cup, competição que se encerra no domingo (21).

"A temporada promete muito. Este é meu terceiro ano competindo na Europa e estou em um time muito tradicional. Vivendo na Itália, poderei me dedicar 100% às corridas. E serão muitas neste ano. Vou correr os principais eventos promovidos pela WSK, começando pelo Champions Cup neste fim de semana em Adria. Temos também as competições CIK FIA, com destaque para o Mundial no Brasil previsto para outubro. Estou muito orgulhoso em defender a equipe Kart Republic e ter a oportunidade de aprender com o Dino Chiesa e todo seu time. Agradeço a ORT pelo patrocínio e Dudu Massa pelo trabalho. Espero retribuir na pista a confiança que depositam em mim neste ano", frisa Câmara, vice-campeão mundial em 2019, na competição realizada na Finlândia.

Kartódromo de Adria, no norte da Itália. Local sediará o WSK Champions Cup entre 18 e 21 de fevereiro. Foto: Divulgação


      

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

 ***************************************************

 

 Aston Martin divulga data de lançamento do carro para temporada de 2021 da F1

A equipe britânica Aston Martin, sediada em Silverstone (Inglaterra), informou que apresentará seu carro para a temporada de Fórmula 1 em 2021 no dia 3 de março, uma quarta-feira, a partir das 13h (de Brasília) de forma remota, a exemplo do que fez a McLaren na última segunda-feira (15), quando exibiu o modelo MCL35M.

Mas, por enquanto, a Aston Martin, que utilizará motores Mercedes, não informou o nome do modelo que será guiado por Sebastian Vettel e Lance Stroll, a dupla titular do time que em 2020 chamava-se Racing Point e conseguiu sua primeira vitória, com o mexicano Sergio Pérez no GP do Bahrein, em Sakhir. Pérez, aliás, será piloto da Red Bull-Honda.

É possível prever que a Aston Martin possa disputar posições no pódio em 2021, tomando-se por base a boa campanha da Racing Point no ano passado, quando fechou a temporada em quarto lugar.

A pontuação, aliás, seria 15 pontos maior (e consequentemente terminarai o Mundial em terceiro lugar) se não fosse a punição imposta por ter utilizado dutos de freio semelhantes aos da Mercedes.

O carro, inclusive, chegou a ser apelidado de "Mercedes Rosa", tamanha a similaridade aerodinâmica com o modelo da equipe alemã. Além da pena no Mundial de Construtores, a Racing Point (hoje Aston Martin), precisou pagar multa de 400 mil euros por ter infringido o regulamento.

RETORNO DO NOME 

A Aston Martin figurou entre os construtores da Fórmula 1 nas temporadas de 1959 e 1960, mas sem marcar pontos em apenas cinco GPs disputados. As melhores colocações form dois sextos lugares (mas na época apenas os cinco primeiros pontuavam), com o britânico Roy Salvadori, no GP da Grã-Bretanha (Aintree) e Portugal (Monsanto).

O verde, o British Racing Green, tradicional da marca inglesa, deve ser a cor predominante do modelo, que também deverá ter alguns nuances em rosa, por conta do patrocinador que estampou sua marca nos últimos anos, a BWT, empresa austríaca que produz sistemas de tratamento de água. Mas o patrocinador mástrer do time é a norte-americana Cognizant, que atua no ramo de tecnologia e informação. O nome oficial da equipe, por sinal, é Aston Martin Cognizant F1 Team.

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS:

Alpha Tauri-Honda (16/02);

Alfa-Romeo-Ferrari (22/02);

Ferrari (26/02);

Mercedes (02/03);

Aston Martin-Mercedes (03/03);

Williams-Mercedes (05/03).

Red Bull-Honda, Alpine e  Haas-Ferari ainda não divulgaram as datas de lançamentos de seus carros.

PRÉ-TEMPORADA

Os carros fazem a chamada pré-temporada entre 12 e 14 de março no circuito de Sakhir, no Bahrein, mesmo local da etapa de abertura do campeonato, dia 28 de março, o GP do Bahrein.

 

Imagem divulgada pela Aston Martin Cognizant Racing Team em seu Twitter


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

***************************************************

Conheça o top-5 dos treinadores que mais comandaram o Inter; Abel Braga lidera

A partida diante do Vasco no último domingo (14) em São Januário, com vitória do Internacional por 2 a 0, não foi apenas fundamental para as pretensões da equipe gaúcha na busca pelo quarto título do Campeonato Brasileiro, restando dois jogos (contra Flamengo e Corinthians), mas também por ter feito de Abel Braga o treinador mais vezes comandando a equipe.

O ex-zagueiro do Fluminense, Vasco e PSG, entre outros, está em sua sétima passagem pelo Beira-Rio, e chegou a 338 jogos no comando técnico do Colorado.

Abel, hoje com 68 anos, é também o treinador com maior títulos conquistados pelo Internacional, cinco no total, o mais importante deles o Mundial de Clubes de 2006, podendo chegar a seis no próximo domingo (21) caso a equipe vença o Flamengo no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro, jogo marcado para começar às 16h.

Abel Braga superou em uma partida o saudoso Teté (1907 - 1962), o José Francisco Duarte Júnior, ex-goleiro que como treinador ficou conhecido como "Marechal das Vitórias", comandando a equipe  colorada durante a fase conhecida como "Rolo Compressor".

ABAIXO, A RELAÇÃO DOS CINCO TREINADORES COM MAIS VEZES COMANDANDO O SPORT CLUB INTERNACIONAL

Abel Braga : 338 jogos em sete passsagens, com cinco títulos conquistados (Libertadores 2006, Mundial de Clubes 2006, Copa Dubai 2008, Gauchão 2008 e Gauchão 2014);

2º Teté (1907 - 1962): 337 jogos em duas passagens, com oito títulos (Gauchão 1951, Gauchão 1952, Gauchão 1953 e Gauchão 1955). Também ganhou o extinto Campeonato Citadito de Porto Alegre em quatro ocasiões (1951, 1952, 1953 e 1955);

Cláudio Duarte: 306 jogos em sete passagens, com quatro títulos (Gauchão 1978, Gauchão 1981, Gauchão 1991 e Gauchão 1994);

Dino Sani: 271 jogos em duas passsagens, com quatro títulos (Gauchão 1971, Gauchão 1972, Gauchão 1973 e Gauchão 1983) e

Muricy Ramalho: 166 jogos em duas passagens, com dois títulos (Gauchão 2003 e Gauchão 2005).

 

 ***************************************************

Olhos no retrovisor. Há dois anos, com domínio da Ferrari, começava a pré-temporada da F1

 

Há exatamente dois anos, em 18 de fevereiro de 2019, as equipes iniciavam os trabalhos da pré-temporada Fórmula 1 em Barcelona, no circuito de Montmeló, mesmo local em que nesta quarta-feira (19) os times se reúnem para o primeiro dia dos treinos visando o ano de 2020.

Na ocasião, com Sebastian Vettel andando nos dois períodos, a Ferrari ocupou o topo da tabela.

O tetracampeão que em 2021 estará no cockpit da Aston Martin, cumpriu 169 voltas pelo traçado catalão de 4.655 metros e fez, na melhor delas, 1min18s161 (no período da manhã). Carlos Sainz Jr, com a McLaren, foi quem chegou mais perto do alemão, com 1min18s558.

Romain Grosjean, com a Haas-Ferrari, ficou em terceiro. O francês enfrentou uma pane pela manhã, na bomba de óleo, e o time demorou para devolvê-lo à pista, o que foi feito apenas na hora final do trabalho vespertino. Ele fez seu giro mais rápido em 1min19s159. A Haas acabou sendo a equipe com menos voltas completadas no dia, 65.

Max Verstappen, com a Red Bull-Honda, ficou em quarto Depois da quinta posição no período matutino, o holandês assinalou 1min19s426 à tarde, dando pistas de que a nova parceria do time austríaco com a Honda deve mantê-la entre as primeiras colocadas em 2019. Tão bom quanto o desempenho consistente do novo RB15 foi o fato de que o motor passou incólume, sem apresentar nenhuma pane, algo habitual em outras ocasiões, seja pela McLaren (entre 2015 e 2017) ou pela Toro Rosso no ano passado. Verstappen, único que andou com a Red Bull nesta segunda-feira foi o segundo que mais voltas completou, 128.

Kimi Raikkönen, ex-piloto da Ferrari, que agora compete pela Alfa Romeo, terminou o dia na quinta colocação, cravando 1min19s462. Aliás, interessante observar que os três primeiros colocados tem carros equipados com motor Ferrari.

A Toro Rosso, a outra equipe que compete com motores Honda, a exemplo da Red Bull, fechou o top-6, tendo sempre andado com o russo Daniil Kvyat nos dois periodos. Ele completou 77 voltas, fazendo 1min19s6464 na melhor delas. Depois dele, em sétimo, apareceu o mexicano Sergio Pérez, com a Racing Point (ex-Force India). 

E A CAMPEÃ?

A Mercedes repetiu sua rotina de primeiros trabalhos de pré-temporada, optando por testar com compostos mais duros e ganhar quilometragem. Assim, nem Bottas, que treinou pela manhã, nem Hamilton, que guiou o W10 pela tarde, figuraram entre os mais rápidos. Bottas fez o oitavo tempo e Hamilton o nono.

MAS A MERCEDES...

Apesar de não ter forçado no começo da pré-temporada de 2019, a Mercedes reinou absoluta e fechou o ano de 2019 com seu sexto título consecutivo de pilotos (com Hamilton) e entre os construtores, feito que repetiu em 2020, com mais um título de Hamilton e outra taça entre os Construtores.

RENAULT NA "LANTERNA"

A Renault estreou o R.S.19 com seus dois pilotos. Nico Hulkenberg andou pela manhã e Daniel Ricciardo estreou pelo time amarelo e preto à tarde. O alemão ficou em décimo e o australiano em 11º, separados por apenas 0s003.

AUSÊNCIA

Das dez equipes inscritas no Mundial, apenas a Williams, última colocada entre os construtores em 2018, não levou seu carro à pista no primeiro dia de trabalhos. O time de Grove atrasou na conclusão do FW42.

PRÉ-TEMPORADA DE 2021

Os carros estarão na pista de Sakhir (Bahrein) entre os dias 12 e 14 de março para três dias de pré-temporada, visando o início do campeonato, marcado para o dia 28 de março no mesmo local, o GP do Bahrein.

Entre as novidades do ano, Sebastian Vettel na Aston Martin, o retorno de Fernando Alonso após dois anos ausente, pela Alpine, Carlos Sainz Jr. na Ferrari e Sergio Pérez na Red Bull.

 1º DIA DE TREINOS DA PRÉ-TEMPORADA DA F1 (COMBINADO, MANHÃ E TARDE) - 18/02/2019

Agora pela Alfa Romeo, o finlandês Kimi Raikkönen ficou em quinto lugar. Foto: Alfa Romeo Racing

 

A Red Bull, agora impulsionada pela Honda, teve um bom dia de trabalho em Montmeló. Verstappen terminou em quarto. Foto: Red Bull Racing

 

Coube ao mexicano Sergio Pérz a tarefa de levar a Racing Point (ex-Force India) à pista nesta segunda-feira. Foto: Reprodução/SportPesa Racing Point F1 Team

 

A McLaren-Renault de Carlos Sainz. O espanhol estreou em "casa" com a MCL34 e foi o segundo colocado. Foto: McLarenF1

 

A Mercedes testou com Bottas pela manhã (foto) e à tarde com Hamilton, optando pelos compostos mais duros da Pirelli nos dois períodos. Foto: Mercedes-AMG F1

A Toro Rosso andou em bom ritmo e Kvyat foi o sexto colocado, com o tempo obtido à tarde. Foto: Toro Rosso

 

A Haas fez a apresentação oficial do modelo VF-19 poucos minutos antes do início do treino matutino. Seus dois pilotos, Romain Grosjean e Kevin Magnussen posaram ao lado do carro preto e dourado. Grosjean foi o único a testar e ficou em terceiro. Foto: Haas F1 Team

 

A SF90 de Vettel. Novo carro da Ferrari foi o que mais voltas completou neste primeiro dia de testes em Barcelona. Foto: Scuderia Ferrari

 

A Renault testou com Hulkenberg (foto) pela manhã e com Ricciardo à tarde. Foto: Renault F1 Team

 



   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

**************************************************

Sócrates completaria 67 anos. Relembre momentos marcantes do Doutor

Sócrates Brasileiro Sampaio de souza Vieira de Oliveira, o Doutor, como foi carinhosamente chamado durante sua trajetória nos gramados, completaria 67 anos nesta sexta-feira (19).

Sócrates morreu às 4h30 do dia 4 de dezembro de 2011, aos 57 anos, em decorrência de um choque séptico (infecção generalizada), após um período de internação por conta de hemorragia gástrica alta. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista.

Formado em medicina pela USP de Ribeirão Preto, o paraense Sócrates começou sua carreira pelo Botafogo de Ribeirão Preto, onde atuou entre 1974 e 1978, sendo contratado em seguida pelo Corinthians, em uma estratégia de bastidores que teve Vicente Matheus como seu idealizador.

Estádio Santa Cruz lotado para prestigiar o Botafogo de Ribeirão Preto na década de 70. Em pé, da esquerda para a direita: Wilson Campos, Ney Roz, Lorico, Paulão, Aguillera e Manoel. Agachados: Zé Mário, Sócrates, Arlindo Fazolin, Osmarzinho e Zito. Foto enviada por Renata Roz de Souza, filha de Ney Roz

Na ocasião, o São Paulo tinha interessse em trazer Sócrates, mas Matheus foi esperto. Reuniu-se com a diretoria são-paulina simulando interesse no médio-volante Chicão, distraindo a cúpula do Tricolor enquanto Isidoro Matheus, seu irmão, viajava a Ribeirão Preto para contratar o "Magrão". 

Pelo Corinthians, Sócrates "decolou". Conquistou três títulos paulistas (em 1979, contra a Ponte Preta) e dois consecutivos, ambos diante do São Paulo (1982 e 1983). 

Formou parcerias memoráveis no Alvinegro, primeiro com Palhinha e depois com Casagrande. Atuou em 298 partidas pelo Corinthians e marcou 172 gols, sendo o nono maior artilheiro da história do Alvinegro, segundo dados do "Almanaque do Timão", de Celso Unzelte.

Dia de sua apresentação no Corinthians, no Parque São Jorge. À frente, Isidoro Matheus, Orlando Monteiro Alves, Sócrates e Vicente Matheus. Foi Isidoro quem viajou a Ribeirão para contratar o Doutor. Matheus, em São Paulo, simulava interesse por Chicão, do São Paulo, distraindo os dirigentes tricolores que estavam ávidos pela contratação de Sócrates. Uma tacada de mestre de Matheus. Foto: Revista Placar

ENGAJADO NA POLÍTICA

Pelo clube de Parque São Jorge foi um dos idealizadores da "Democracia Corintiana", que contou com respaldo da diretoria do então presidente Waldemar Pires e do diretor de futebol Adilson Monteiro Alves. Politicamente engajado, participou de inúmeras manifestações na campanha das "Diretas Já" pela volta da democracia e das eleições diretas ao País durante o sombrio período da ditadura militar. 

Declarou, durante o grande comício pelas "Diretas Já," no Vale do Anhangabaú, que não deixaria o Brasil se a emenda Dante de Oliveira (pelas eleições diretas) fosse aprovada, em 1984.

Enquanto Osmar Santos fala ao microfone, atrás, da esquerda para a direita, aparecem Sócrates, Fernando Henrique Cardoso, Casagrande e Adilson Monteiro Alves no palanque do comício pelas "Drietas Já" no Vale do Anhangabaú, em 1984, em São Paulo.. Foto: Reprodução

Alto, com 1,92m, Sócrates tinha pés pequenos (calçava 41) para sua estatura, e compensava a desproporcionalidade utilizando o calcanhar. Sócrates dizia que era uma questão prática, pois era complicado virar o corpo com pés pequenos para sua estatura.

Parcerias marcantes, primeiro com Palhinha (à esquerda) e, depois, com Casagrande. Fotos: Revista Placar

 

SELEÇÃO BRASILEIRA

Foi um dos destaques da seleção brasileira na Copa de 1982 (era o capitão do time) na Espanha e também disputou o Mundial de 1986, no México, quando não estava em sua melhor forma física, sofrendo com uma hérnia de disco.Aliás, falando em seleção brasileira, Sócrates estreou na goleada por 6 a 0 contra o Paraguai, no Maracanã, amistoso realizado em 17 de maio de 1979. O primeiro gol com a camisa canarinho aconteceu no jogo seguinte, também um amistoso, contra o Uruguai.

No terceiro jogo, um gol de placa, mais um amistoso, desta vez contra o Ajax (goleada brasileira por 5 a 0), no Morumbi. Sócrates ainda fez o segundo gol. O placar foi complementado por Toninho e Zico (dois).

ABAIXO, VÍDEO COM A GOLEADA DO BRASIL SOBRE O AJAX (HOLANDA) POR 5 A 0, AMISTOSO DISPUTADO NO MORUMBI NA NOITE DE 21 DE JUNHO DE 1979. SÓCRATES MARCOU DOIS GOLS, O PRIMEIRO DELES, UM GOLAÇO. A NARRAÇÃO É DE ALEXANDRE SANTOS (TV BANDEIRANTES).

Que privilégio da bola, prestes a se encontrar com Maradona ou Sócrates em 2 de julho de 1982, dia de Brasil 3 x 1 Argentina na Copa da Espanha, no Estádio Sarriá. Foto: Divulgação

 

FIORENTINA

Teve uma curta passagem pela Fiorentina (1984-1985), clube italiano que fez bela homenagem quando Sócrates morreu. No time Viola, Sócrates atuou em 25 jogos e marcou seis gols, incluindo um por cobertura. Sem os amigos que tanto prezava, uma vez que sempre foi muito sociável, Sócrates ficou muito infeliz em Florença, o que abreviou sua passagem pelo clube italiano.

Pela Fiorentina, em 1984. Foto: Divulgação

 

Um minuto de silêncio em homenagem a Sócrates antes de jogo da Fiorentina em 04 de dezembro de 2011. Foto: Reprodução

 

ABAIXO, JOGADAS E GOLS DE SÓCRATES PELA FIORENTINA, ENTRE 1984 E 1985

RETORNO AO BRASIL

Sócrates chegou a ser anunciado pela Ponte Preta após deixar a Fiorentina (foi até capa da Revista Placar com a camisa do time campineiro), em uma tentativa do grupo liderado por Luciano do Valle, mas acabou acertando mesmo com o Flamengo, onde atuou ao lado de Zico, entre 1985 e 1987. Em seguida, deixou os gramados.

Sócrates esteve próximo de acertar seu retorno ao Brasil pela Ponte Preta, mas fechou mesmo com o Flamengo, onde atuou entre 1985 e 1987. Fotos: Revista Placar

SANTOS E BOTAFOGO DE RIBEIRÃO PRETO

Negociou sua volta aos futebol com Vicente Matheus, para mais uma vez defender o Corinthians, mas o presidente alvinegro, desta vez, não se esforçou para contar com o camisa 8 em seu elenco.

Acabou acertando um contrato para defender seu clube de infância, o Santos, onde jogou entre 1988 e 1989, mesmo ano em que encerrou definitivamente sua carreira, exatamente no clube pelo qual começou, o Botafogo de Ribeirão Preto.

Sócrates, pelo Santos, na tarde de 04 de junho de 1989, tentando desvencilhar-se de Wilson Mano, do Corinthians, durante partida pelo campeonato paulista que terminou 0 a 0, no Morumbi. Foto: Reprodução

 

FAMÍLIA

Sócrates foi casado por quatro vezes e teve seis filhos: Gustavo, Rodrigo, Eduardo, Marcelo, Sócrates Júnior e Fidel Castro. Sua última união foi com a jornalista Kátia Bagnarelli Vieira de Oliveira. Ela esteve ao seu lado até o momento de sua morte.

Em 05 de setembro de 2011, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ao lado de sua última companheira, Kátia Bagnarelli. Foto: Divulgação

 

Torcida corintiana presta homenagem a Sócrates no dia de sua morte, no Pacaembu, em 04 de dezembro de 2011, antes do jogo que definiu o Campeonato Brasileiro daquele ano para o Corinthians, no empate em 0 a 0 com o Palmeiras. Os torcedores e os jogadores do Corinthians (no centro do gramado) levantaram o braço direito, marca registrada de Sócrates nas comemorações de seus gols. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

"Lembrança do Sócrates". O autógrafo do Doutor em 1982. Arquivo pessoal de Marcos Júnior Micheletti

 

 ABAIXO, VÍDEO COM DIVERSAS JOGADAS E GOLS DE SÓCRATES

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE SÓCRATES NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Últimas do seu time