Em matéria assinada pelo brilhante companheiro Marinho Saldanha, com colaboração dos também ótimos YagoRudá, Diego Iwata, Alexandre Araújo e Lohanna Lima, o UOL Esporte publicou nesta sexta-feira (29) uma relação os estádios particulares mais caros do Brasil.
Gente, e quanto dinheiro gastaram para erguer essas arenas, hein?
Muitas delas receberam jogos da Copa do Mundo e, por causa do "Padrão Fifa", ficaram ainda mais caras.
Pois bem, vejam abaixo o levantamento do UOL Esporte:
Neo Química Arena: R$ 1,6 bilhão.
Allianz Parque: R$ 660 milhões (QUASE R$ 1 BI A MENOS QUE O ESTÁDIO DO RIVAL!!!).
Arena do Grêmio: R$ 600 milhões.
Arena da Baixada: R$ 391 milhões.
Nilton Santos: R$ 380 milhões.
Beira-Rio: R$ 366 milhões.
ESTÁDIOS PÚBLICOS:
A modernização do Maracanã saiu por R$ 1,1 bilhão.
Mané Garrincha: R$ 1,4 bilhão (e ninguém usa?).
Que dinheirama, hein?
Enfim, mas sabem o que me espanta mais?
Que a Neo Química Arena, do Timão, além de ser o mais caro de todos, é também o mais feio.
Pô, R$ 1,6 bilhão para uma construção que mais parece uma impressora?
E, para mim, o mais bonito, disparado, é o Allianz Parque.
E não estou querendo desrespeitar ou desmerecer o Corinthians com tal afirmação.
Se trata apenas de uma questão de gosto, certo?
***************************************************
Depois de perder o jogo de ida por 3 a 1 para o Boca Juniors em La Bombonera, pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América, era preciso que o Corinthians tivesse uma atuação perfeita no jogo da volta, que aconteceu no Morumbi, há exatamente 31 anos.
Porém, naquele 24 de abril de 1991, o sonho corintiano por uma Libertadores foi mais uma vez adiado.
O zagueiro Guinei, que já havia falhado na partida anterior contra os argentinos, cometeu outro erro ao perder uma bola para Graciani na intermediária, aos 17 minutos do segundo tempo. O atacante teve muita tranquilidade e categoria para encobrir Ronaldo, que tentou antecipar-se saindo de sua área.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE GUINEI NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
O Corinthians partiu para o tudo ou nada e acabou empatando, gol de Paulo Sérgio aos 31 minutos, mas não conseguiu devolver o placar do jogo em Buenos Aires, que levaria a disputa aos pênaltis.
Guinei, então com 21 anos, ainda disputou 47 partidas pelo Corinthians, clube pelo qual havia conquistado o Brasileirão de 1990, formando dupla de zaga com Marcelo Djian.
OUTRO CONFRONTO COM O BOCA...
Se o Boca Juniors acabou sendo o algoz corintiano em 1991, sofreu um revés na mesma Libertadores, a de 2012, quando definiu a final justamente contra o Corinthians e foi derrotado. Empate por 1 a 1 em La Bombonera (gols de Roncaglia e Romarinho) e vitória alvinegra por 2 a 0 no Pacaembu, os dois gols de Emerson Sheik.
Mas esta, é outra história...
ABAIXO, OS GOLS DE CORINTHIANS 1 X 1 BOCA JUNIORS, EM 24 DE ABRIL DE 1991. NARRAÇÃO DE LUIZ ALFREDO E REPORTAGENS DE ROBERTO THOMÉ
***************************************************
F1: Verstappen vence GP da Emília-Romanha em jornada para a Ferrari esquecer
O holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu neste domingo (24), em Ímola, o GP da Emília-Romanha, quarta etapa do Mundial de Fórmula 1. Este foi seu 22º triunfo na categoria, superando o finlandês Kimi Raikkonen e se igualando ao inglês Damon Hill.
Partindo da pole, Max fez uma largada perfeita e contou com Sergio Pérez como escudeiro, que fez uma prova consistente para terminar em segundo, resistindo bem aos ataques de Chareles Leclerc (Ferrari), que ao tentar ganhar a segunda colocação, na volta 54, acabou rodando e batendo, mas conseguiu chegar aos boxes para trocar o bico e fazer uma nova substituição de pneus.
Ele foi muito agressivo em uma chicane, perdendo o controle após tocar em uma zebra. Ainda assim, conseguiu três ultrapassagens e terminu em sexto. A outra Ferrari, de Carlos Sainz, sequer concluiu a primeira volta, pois o espanhol levou um toque de Ricciardo e ficou parado na brita.
Lando Norris (McLaren) ficou com um ritmo seguro para receber a bandeira quadriculada em terceiro, aproveitando-se do erro de Leclerc. George Russell foi bem melhor que Lewis Hamilton e levou a Mercedes a um honroso quarto lugar. Valtteri Bottas, com a Alfa Romeo, ficou em quinto e Charles Leclerc fechou o top-6, minimizando o prejuízo, ultrapassando Magnussen, Vettel e Tsunoda após sua parada emergencial.
A Aston Martin finalmente conseguiu seus primeiros pontos. Sebastian Vettel concluiu em oitavo e Lance Stroll em décimo. Entre eles, a Haas de Kevin Magnussen, o nono.
LARGADA COM ASFALTO ÚMIDO
A prova começou pista úmida (todos com compostos intermediários) e uma boa largada do pole Verstappen, enquanto Leclec perdeu o segundo lugar para Pérez e Norris. A primeira volta já teve uma intercorrência, quando Ricciardo tocou de leve em Sainz e o espanhol da Ferrari ficou travado na brita. O australiano conseguiu voltar, trnsitando pelo atalho asfaltado ao lado do guard-rail e foi para os boxes trocar os pneus. O safety-car foi acionado para a remoção do carro de Sainz.
A corrida foi reiniciada na volta 5 e na volta 8, após se aproximar de Norris, Leclerc subiu para terceiro, de olho em Pérez, o segundo colocado, enquanto Verstappen mantinha-se firme na liderança, fazendo voltas rápidas em sequência.
A partir da volta 18, com o asfalto mais seco, começaram as trocas de pneus intermediários para de pista seca, todos com médios.
Leclerc, em sua parada, voltou à frente de Pérez, que havia trocado de pneus na volta anterior, mas com os compostos mais aquecidos, foi fácil para o mexicano recuperar a segunda colocação.
MOMENTO RARO
Na volta 41, em 14º, Hamilton foi superado pelo líder, ficando uma volta atrás de Verstappen. O tinha enorme dificuldade para cnseguir ganhar a posição de Gasly, o 13º, ainda distante da zona de pontos.
Neste instante, a vantagem de Max para Pérez era de 11s3, e este, por sua vez, não tinha dificuldades com Leclerc, com mais de dois segundos de folga para o monegasco, que no final tentou uma derradeira parada para pneus macios para fazer a melhor volta.
A questão é que os dois carros da Red Bull também fizeram o mesmo e a melhor volta, no final, ficou com Max Verstappen.
PRÓXIMA ETAPA
Em duas semanas acontece a quinta etapa do campeonato, uma nova praça que foi introduzida no calendário da Fórmula 1, o GP de Miami, traçado urbano montado no sudeste dos Estados Unidos.
CALENDÁRIO COMPLETO DO MUNDIAL DE FÓRMULA 1 EM 2022
20/03/2022 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Charles Leclerc (1min30s558) - Vitória de Charles Leclerc
27/03/2022 – GP da Arábia Saudita – Jedá – Pole de Sergio Pérez (1min28s200) - Vitória de Max Verstappen
10/04/2022 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Charles Leclerc (1min17s868) - Vitória de Charles Leclerc
24/04/2022 – GP da Emília-Romanha – Ímola – Pole de Max Verstappen (vencedor da Sprint) - Vitória de Max Verstappen
08/05/2022 – GP de Miami – Miami –
22/05/2022 – GP da Espanha – Barcelona –
29/05/2022 – GP de Mônaco – Monte Carlo –
12/06/2022 – GP do Azerbaijão – Baku –
19/06/2022 – GP do Canadá – Montreal –
03/07/2022 – GP da Inglaterra – Silverstone –
10/07/2022 – GP da Áustria – Red Bull Ring / Spielberg –
24/07/2022 – GP da França – Paul Ricard – Horários
31/07/2022 – GP da Hungria – Hungaroring / Budapeste –
28/08/2022 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps –
04/09/2022 – GP da Holanda – Zandvoort –
11/09/2022 – GP da Itália – Monza –
02/10/2022 – GP de Singapura – Marina Bay –
09/10/2022 – GP do Japão – Suzuka – Horários
23/10/2022 – GP dos EUA – COTA / Austin –
30/10/2022 – GP do México – Cidade do México –
13/11/2022 – GP de São Paulo – Interlagos / Brasil –
20/11/2022 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
***************************************************
Cruyff, o craque holandês completaria 75 anos
Maior nome do futebol holandês, Johan Cruyff completaria 75 anos nesta segunda-feira (25). Ele morreu há pouco mais de seis anos, no dia 24 de março de 2016, vítima de câncer no pulmão, aos 68 anos.
Na ocasião, o Barcelona divulgou uma nota oficial. O clube espanhol foi defendido por Cruyff por cinco anos, entre 1973 e 1978, depois de ter atuado pelo Ajax, por onde iniciou sua carreira profissional.
"Em 24 de março de 2016, Johan Cruyff (68) morreu pacificamente em Barcelona, cercado de sua família após uma dura batalha contra um câncer. É com grande tristeza que pedimos que você respeite a privacidade da família durante este tempo de pesar", foi o comunicado do Barcelona em seu site oficial.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE CRUYFF NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
LÍDER DA "LARANJA MECÂNICA"
Na encantadora seleção holandesa de 1974, Cruyff era o líder dentro de campo, contando com outros jogadores de ótimo nível, casos de Neeeskens, Rep e Van Hanegem, entre outros. Ele comandava a equipe apelidada de "Laranja Mecânica", com um revolucionário sistema conhecido como "Carrossel Holandês", de amplo revezamento de posições entre seus jogadores, implantado pelo lendário treinador Rinus Michells (1928-2005).
TAMBÉM TREINADOR
Cruyff deixou os gramados aos 37 anos para tornar-se treinador de futebol, com passagens por Ajax, Barcelona e Catalunha, conquistando títulos importantes pelo Ajax (Copa dos Países Baixos em 85-86 e 86-87) e pelo clube catalão (Liga dos Campeões da UEFA em 1991-1992 e Supercopa da UEFA em 1992), entre outros.
***************************************************
Ético? Juca Kfouri fez negócios com a Pelé Sports quando entrevistou o Rei!
Ele foi empregado ou prestador de serviços da empresa de Pelé, como aqui quatro notas fiscais atestam de forma implacável.
Que coisa, hein?
Justo ele, o hipócrita Juca Kfouri, o “Pretensioso Ombudsman do Universo”, como diz o top Augusto Nunes, que há décadas açoita de forma obsessiva quem ele define como “jornalistas” (sempre com aspas) e também os praticantes de “Conflito de Interesses” no mundo da publicidade, o oxigênio de qualquer empresa de comunicação.
Criticou até mesmo o importante diretor da Globo, Ali Kamel, quando o mesmo liberou os merchans ao vivo e nos jogos da Globo.
Pois não é que o dono da K FURO já fez exatamente o que sempre combateu e combate quanto ao referido “Conflito de Interesses”?
E aí, senhor Juca, pelo visto há décadas você é também amante da velha máxima: “Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é”.
Certo?
Aqui publico quatro notas fiscais da K FURO REPORTAGENS JORNALÍSTICAS contra a Pelé Sports.
E mal pergunto: “reportagens jornalísticas” podem ser comercializadas?
Seria o empresário Juca Kfouri, usando seu “fantástico poder jornalístico” para ser antiético e useiro e vezeiro em violentas demonstrações de sua doentia obsessão quanto ao “Conflito de Interesses”?
Pelo visto, o impoluto Juca Kfouri fez exatamente o que combateu?
E são “só” quatro notas.
Isso se o dono da empresa não tiver mais documentos fiscais guardados.
***************************************************
F4: "Foi um fim de semana para guardar na memória", diz Rafa Câmara sobre estreia com vitória e pódios em Spa
O brasileiro Rafael Câmara teve uma estreia consistente no Campeonato Alemão de F4, que teve sua rodada tripla de abertura no último fim de semana no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Vinculado à academia da Ferrari, Câmara, pernambucano de 16 anos, foi segundo colocado nas duas primeiras baterias e venceu a terceira, que lhe colocam na vice-liderança do certame, um ponto atrás do italiano Andrea Kimi Antonelli, seu companheiro de equipe na Prema Racing. Os dois, aliás, vem de uma trajetória robusta no kartismo e deve protagonizar tanto o Alemão de F4 como o Italiano de F4, dois campeonatos em que estão inscritos.
"Foi um fim de semana para guardar na memória. Essa pista é sensacional e ter a oportunidade de competir em Spa com um carro tão bem acertado pela Prema é uma grande experiência. Agradeço a todos no time e ao suporte que tive na Ferrari Driver Academy para chegar bem preparado aqui. Vamos seguir trabalhando forte para tentar repetir no Campeonato Italiano a performance que tivemos nos Emirados Árabes no início do ano e nesta etapa do Alemão", disse o brasileiro, que agora centraliza suas forças para o Italiano de F4, mais relevante em termos de repercussão, que será sua prioridade em 2022. A etapa de abertura será em Ímola, entre os dias 7 e 8 de maio.
Entre os estreantes da etapa belga da F4 Alemã, Rafael Câmara é o líder do campeonatao, com três vitórias nas três corridas.
Rafael Câmara integra a FDA (Ferrari Driver Academy) desde o começo de novembro de 2021, quando foi ndicado pela Escuderia Telmex para representar a América Latina na fase final da seletiva da FDA, realizada entre 12 e 15 de outubro de 2021 em Maranello.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE
***************************************************
Emídio Marques de Mesquita é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça-feira
O ex-árbitro Emídio Marques de Mesquita é o convidado desta terça-feira (26), a partir das 16h, da live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.
Hoje aos 76 anos, Emídio atuou como árbitro de futebol entre 1968 e 1993, começando profissionalmente pela Federação Paulista de Futebol e encerrando suas atividades pela Federação Goiana.
Em sua longa trajetória, que inclui Instrutor de Arbitragem da FIFA e Inspetor de arbitros da CONMEBOL, atuou em Jogos Olimpicos, Campeonatos Mundiais (nasculino, feminino e universitario), além de Jogos Panamericanos.
Também foi professor universitário e engenheiro civil.
A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h (clique aqui para acessar), e a preparação física de base será o tema cental do encontro.
***************************************************
Dia do Goleiro: Veja as quatro vezes em que Pelé foi para a meta do Santos Futebol Clube
Hoje, 26 de abril, comemora-se no Brasil o "Dia do Goleiro", personagem ímpar do futebol, com representantes inesquecíveis, tanto brasileiros quanto estrangeiros. A data, instituída em 1975 em nosso País, foi instituída em homenagem a Manga, ex-goleiro do Botafogo e Internacional, que nasceu exatamente em um 26 de abril, de 1937, e hoje completa 85 anos.
E até Pelé, durante o período em que foi atleta profissional, mostrava interesse e gosto pela posição, a ponto de ser frequentemente visto na meta em treinos coletivos, e também defendendo a gol do time principal da Vila Belmiro em quatro ocasiões, sempre de forma emeregencial.
Segundo Lima, o "Curinga", ex-companheiro de Pelé no Santos, foram mais jogos que não estão registrados com Pelé no gol, principalmente em excursões ao exterior, quando o clube local pedia para que Pelé jogasse como goleiro no segundo tempo. E, de acordo com o próprio Lima, durante entrevista à ESPN, Pelé gostava muito de jogar no gol, inclusive após os treinos, recrutando companheiros de time para que tentassem vencê-lo na meta.
OS JOGOS DE PELÉ COMO GOLEIRO DO SANTOS
CONTRA O COMERCIAL-SP
O extinto Comercial da capital paulista foi o primeiro time contra o qual Pelé atuou como goleiro, em 4 de novembro de 1959, jogo válido pelo Campeonato Paulista, disputado na Vila Belmiro.
Lalá, goleiro titular do Santos, desmaiou após um choque com um adversário e Pelé foi para o seu lugar, nos 19 minutos restantes da partida, e não sofreu nenhum gol. O Santos venceu o Comercial-SP por 4 a 2, com gols de Pelé, Coutinho, Feijó e Dorval para o Peixe, enquanto Tantos e Alencar fizeram os gols da equipe adversária.
CONTRA O GRÊMIO-RS
Contra o Grêmio-RS, o Santos jogou pela Taça Brasil de 1963, em jogo disputado no ano seguinte, no dia 19 de janeiro de 1964. A partida era válida pela semifinal do torneio, e o Santos havia derrotado a equipe gaúcha em Porto Alegre por 3 a 1. No Pacaembu, no jogo da volta, Gylmar foi expulso e Pelé entrou em seu lugar. O Santos venceu por 4 a 3, com três gols de Pelé e um de Pepe, este em cobrança de falta, batida violentamente, como era a característica do ponta-esquerda. O Grêmio marcou com dois de Paulo Lumumba e um de Marino.
ABAIXO, VÍDEO COM ALGUNS MOMENTOS DE SANTOS 4 X 3 GRÊMIO-RS
CONTRA O BOTAFOGO-PB
Pelé estava em busca da histórica marca de 1000 gols na partida amistosa disputada na Paraíba, em 14 de novembro de 1969. Porém, a repercussão seria muito maior se o feito acontecesse em um jogo disputado no eixo Rio-São Paulo. Assim, o técnico santista, Antoninho, pediu que o goleiro Jair Pessoa simulasse uma contusão para que Pelé o substituísse, frustrando o público local. O Santos venceu a partida por 3 a 0, com dois gols de Manoel Maria e um de Pelé.
ABAIXO, VÍDEO COM IMAGENS DO CONFRONTO ENTRE O SANTOS E O BOTAFOGO-PB, INCLUINDO PELÉ NO GOL DO SANTOS
CONTRA O BALTIMORE BAYS (EUA)
No amistoso disputado em 19 de junho de 1973, contra a equipe norte-americana do Baltimore Bays, no Memorial Stadium, em Baltimore, o Santos derrotou a equipe local por 4 a 0, dois gols de Pelé e dois de Eusébio. Aliás, um dos tentos do Rei foi olímpico. Aos 36 minutos do segundo tempo, porém, Pelé deixou a "linha" e assumiu a meta santista, no lugar de Cláudio.
O FILHO, GOLEIRO
Edinho, filho de Pelé, foi goleiro profissional. Ele atuou entre 1990 e 1999, tendo começado pelo Santos, passado por Portuguesa Santista, São Caetano, Santos novamente e encerrado sua carreira pela Ponte Preta.
Com informações do Almanaque do Santos, de Guilherme Nascimento
***************************************************
Achados & Perdidos: Há 102 anos o Palestra Itália comprava o Parque Antárctica
O mais jovem piloto do grid do TCR South America, Pedro Aizza, de 17 anos, terá o experiente Rodrigo Sperafico como convidado para formar a dupla da etapa de endurance no próximo domingo (1º de maio), em Interlagos, em São Paulo.
Aizza, de 17 anos, estreou neste ano competindo com os carros da categoria, na etapa realizada no Velocitta, em Mogi Guaçu (MG), mas administrou sozinho a condução do Hyundai Elantra de numeral 35, e desta vez terá a companhia de Rodrigo Sperafico, de 42 anos, tarimbado nome do automobilismo nacional, com passagem pela Stock Car, onde foi o vice-campeão na temporada de 2007, vencida por Cacá Bueno.
"O Rodrigo é um piloto fenomenal, que já correu em várias categorias. Quando fui correr de GT Sprint Race, me espelhei muito nele. Ele tinha andado muito bem na categoria em 2020, vi várias corridas dele. É um piloto muito talentoso e rápido. Estou muito feliz e animado por poder dividir meu carro com ele”, comentou Aizza, que em 2021 conquistou o título da GT Srpint Race Pro AM.
Acostumado com carros de tração traseira, pois além de ter guiado pela Stock, Rodrigo Sperafico também competiu com os monopostos da F-3000, e esta experiência com o TCR South America vai lhe proporcionar uma experiência com um carro de tração dianteira é uma das poucas em sua extensa carreira.
“Estou muito feliz com o convite e por ter essa experiência nova. Carro com tração dianteira é meio que uma novidade para mim. Na verdade, só corri na Cascavel de Ouro, num campeonato de marcas, mas nada comparado ao TCR pela potência e tecnologia”, frisou Rodrigo.
Pedro Aizza, que compete pela Scuderia Chiarelli, considera que o traçado de Interlagos pode ser mais favorável ao seu carro do que foi na prova de Mogi Guaçu.
“Estou com uma expectativa muito boa para a etapa de Interlagos. No Velocitta, tivemos algumas dificuldades no início, mas conseguimos desenvolver bem o carro e corrigir os erros para o qualy e as corridas. Foram duas provas muito boas e, apesar de alguns problemas, principalmente nas largadas e depois com a confusão do Safety Car na segunda corrida, os resultados foram positivos. Tive boas chances de brigar pelo pódio. Em Interlagos, acredito que nossa performance será ainda melhor. Nosso carro é maior e eu acho que isso pode favorecer nos circuitos de média-alta velocidade. Os carros `mais curtos´ estavam mais rápidos no Velocitta, mas agora isso deve se inverter”, pontuou Aizza, que está em sétimo no campeonato, com 34 pontos. A liderança é do também brasileiro Raphael Reis, que contabiliza 83, nove a mais que o argentino Fabricio Pezzini.
As atividades de pista começam na sexta-feira (29), com o shakedown. Depois, o treino para convidados e o primeiro treino livre. No sábado (30), está programado o segundo treino livre e os dois classificatórios, um para os pilotos convidados e outro para os titulares.
O grid será definido pela soma dos tempos entre os convidados e os titulares. A definição de quem larga para a prova será feita pelas equipes, até às 16h de sábado (30).
A prova, no domingo (1º de maio), está programada para começar às 9h40, com uma hora de duração. São obrigatórias as trocas de pilotos e pneus. Diferente das corridas sprint, cujas largadas são com os carros parados, a prova de endurance começa com os carros em movimento.
Após a prova de Interlagos, apenas mais uma prova do TCR South America em 2022 será realizada em território brasileiro, em Goiânia, em 5 de junho. Depois, cinco etapas fora, duas no Uruguai e três na Argentina.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA A ETAPA DE INTERLAGOS (SP)
Sexta-feira, da 29 de abril
10h20 às 10h40 – Shakedown
12h05 às 12h35 – Treino Convidados
15h15 às 15h45 – Treino Livre 1
Sábado, dia 30 de abril
11h00 às 11h30 – Treino Livre 2
13h30 – Classificatório 1 (convidados)
13h55 – Classificatório 2 (titulares)
Domingo, dia 1 de maio
9h40 – Largada da 2ª etapa (uma hora de duração)
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO (DEZ PRIMEIROS COLOCADOS)
1. Raphael Reis (BRA) 83 pontos
2. Fabricio Pezzini (ARG) 74
3. Manuel Sapag (ARG) 53
4. Gabriel Lusquinos (BRA) 48
5. Juan Angel Rosso (ARG) 42
6. Antonio Junqueira (BRA) 35
7. Pedro Aizza (BRA) 34
8. Franco Farina (ARG) 32
9. Pablo Otero (ARG) 26
10. Guilherme Reischl (BRA) 24
PRÓXIMAS ETAPAS
30 de abril / 1º de maio: Interlagos (Brasil)
4/5 de junho: Goiânia (Brasil)
16/17 de julho: Rivera (Uruguai)
6/7 de agosto: El Pinar (Uruguai)
26/28 de agosto: Termas de Río Hondo (Argentina)
17/18 de setembro: Buenos Aires (Argentina)
8/9 de outubro: San Juan (Argentina)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
Em um evento grandioso, realizado na noite da última terça-feira (27) em frente ao Museu do Ipiranga, na região sudeste da capital paulista, a organização do Sertões divulgou o roteiro da 30ª edição da competição, que terá um recorde absoluto em sua história, com números que o colocam como o maior rali do mundo, superando, inclusive, o Dakar.
A competição, desta vez com 15 dias de duração, contemplando um dia de folga, bem mais que os oito dias tradicionais, se inicia no dia 27 de agosto em Foz do Iguaçu (PR) e se encerra em 10 de setembro, na cidade de Paragominas (PA), totlizando 7.216 quilômetros, sendo 4.811 quilômetros de especiais, ou seja, os trechos cronometrados.
As cinco regiões brasileiras fazem parte do Sertões em sua edição comemorativa, com oito estados representados, pela ordem: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará, com passagem por 14 cidades,
Depois das formalidades da apresentação, a cargo dos jornalistas Mário Andrada e Silva e Karina Simões, que incluiu a execução do Hino Nacional Brasileiro por uma banda. foi a vez dos depoimentos de representantes da Universidade de São Paulo e do Museu do Ipiranga, que está com suas obras de reformas em fase final, com reinauguração prevista para 7 de setembro próximo, e de Joaquim Monteiro, CEO da Dunas, empresa que organiza e promove o Sertões, e a exibição de vídeos em dois telões colocados na escadaria do museu, ao lado do palco que foi improvisado.
A "cereja do bolo" aconteceu com a subida ao palco dos diretores técnicos da prova, Du Sachs e Edgar Fabre, que detalharam o roteiro grandioso da edição comemorativa, com destaque para nada menos que oito especiais totalmente inéditas e a maior de todos os tempos, com 601 quilômetros contra o relógio, esta na 6ª. Etapa, no Mato Grosso, no trecho entre os municípios de Barra do Garças e São Felix do Araguaia.
Até então a maior especial do Sertões foi disputada em 2019, no Jalapão, com 535 quilômetros, e a dupla que organiza o percurso fez questão de pontuar alguns trechos que consideram muito desafiadores, não apenas por conta das distâncias percorridas mas também pelo nível técnico que será exigido, tanto para pilotos como navegadores.
A 10ª etapa é a única em formato de laço, ou seja, os competidores largam e chegam no mesmo lugar, em Bom Jesus do Piauí, passando pelos Cânions do Viana. E as etapas Maratona, na qual os competidores não contam com apoio mecânico, perfazem um total de 914 quilômetros.
DOIS SERTÕES
A competição será dividida em Sertões Sul e Sertões Norte, cada uma com sete etapas, e os competidores podem optar por fazer uma delas ou as duas. Mas, pelas inscrições feitas até o momento, a maioria absoluta de pilotos e navegadores optaram pelo total, ou seja, saindo do sul e chegando ao norte do País.
HOMENAGENS
A organização do Sertões criou neste ano seu "Hall da Fama", homenagem que será feita a cinco representantes ligados ao evento, sejam pilotos, navegadores ou pessoas ligadas à organização.
Assim, para este primeiro seleto grupo de cinco representantes, foram homenageados Du Sachs, Guiga Spinelli, Du Piano, Beco Andreotti e Moara Sacilotti.
ROTEIRO COMPLETO DO SERTÕES EM SUA 30ª EDIÇÃO
*DI = deslocamento inicial; TE = trecho especial; DF = deslocamento final
1ª etapa – 27/08 – Sábado – Foz do Iguaçu PR / Umuarama PR
D.I. – 25km T.E. – 172km D.F. – 173km TOTAL: 370KM
2ª etapa – 28/08 – Domingo – Umuarama PR / Presidente Prudente SP
D.I – 17km T.E. – 305km D.F. – 213km TOTAL: 535KM
3ª etapa – 29/08 – Segunda-feira – Presidente Prudente SP / Campo Grande MS
D.I. – 134km T.E. – 306km D.F. – 360km TOTAL: 800KM
3ª. SS – muda fuso MS e MT
4ª etapa – 30/08 – Terça-feira – Campo Grande MS / Costa Rica MS
D.I. – 30km T.E. – 382km D.F. – 31km TOTAL: 443KM
5ª etapa – 31/08 – Quarta-feira – Costa Rica MS / Barra do Garças MT
D.I. – 87km T.E. – 526km D.F. – 23km TOTAL: 636KM
6ª etapa – 01/09 – Quinta-feira – Barra do Garças MT / S.Felix do Araguaia MT
D.I. – 67km T.E. – 601km D.F. – 0km TOTAL: 667KM
Início 1ª. Perna da 1ª. Etapa Maratona
7ª etapa – 02/09 – Sexta-feira – S.Felix do Araguaia MT / Palmas TO
D.I. – 9km T.E. – 165km D.F. – 401km TOTAL: 575KM
2ª. Perna Maratona
03/09 – Sábado - ENCERRA SERTÕES SUL - DESCANSO EM PALMAS TO
INÍCIO SERTÕES NORTE
8ª etapa – 04/09 – Domingo – Palmas TO / Mateiros TO
D.I. – 97km T.E. – 462km D.F. – 0km TOTAL: 559KM
2ª. Maratona - 1ª perna MIX DAS MELHORES TRILHAS DO JALAPÃO
9ª etapa – 05/09 – Segunda-feira – Mateiros TO / Bom Jesus PI
D.I. – 0km T.E. – 452km D.F. – 61km TOTAL: 513KM
2ª. Perna da 2ª. Maratona (Após rasgar o Jalapão, segue para o Piauí)
10ª etapa – 06/09 – Terça-Feira – Bom Jesus PI / Bom Jesus PI
D.I. – 0km T.E. – 325km D.F. – 2km TOTAL: 327KM
Laço Cânion do Viana
11ª etapa – 07/09 – Quarta-feira – Bom Jesus PI / Balsas MA
D.I. – 16km T.E. – 260km D.F. – 225km TOTAL: 501KM
12ª etapa – 08/09 – Quinta-feira – Balsas MA / Imperatriz MA
D.I. – 11km T.E. – 265 D.F. – 125km TOTAL: 401KM
13ª etapa – 09/09 – Sexta-feira – Imperatriz MA / Paragominas PA
D.I. – 29km T.E. – 377km D.F. – 67km TOTAL: 473KM
14ª etapa – 10/09 – Sábado – Paragominas PA / Salinópolis PA
D.I. – 3km T.E. – 213km D.F. 200km TOTAL: 416KM
KM TOTAL: 7.216km
KM ESPEICIA: 4.811km
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
***************************************************
Olhos no retrovisor: O canadense Jacques Villeneuve em sua primeira vitória na Fórmula 1
Nurburgring, 28 de abril de 1996.
Neste dia, há exatos 26 anos, o filho de um dos pilotos mais reverenciados da F1 venceu seu primeiro GP na categoria máxima do automobilismo. O canadense Jacques Villeneuve, filho de Gilles Villeneuve (morto em 8 de maio de 1982), triunfou na quarta etapa do campeonato, o GP da Europa, disputado em território alemão.
Era a primeira de suas 11 temporadas na F1. Jacques disputava sua quarta corrida na temporada, pela Williams-Renault onde havia subido ao pódio nos GPs da Austrália e Argentina e abandonado no GPdo Brasil.
Segundo no grid, Jacques Villeneuve aproveitou-se da má largada do companheiro de equipe, o inglês Damon Hill, para assumir a liderança e vencer de ponta a ponta no traçado alemão, recebendo a bandeira quadriculada com Michael Schumacher no seu encalço, menos de um segundo atrás, com a Ferrari.
Jacques e Michael fizeram uma corrida à parte. O terceiro colocado, que subiu ao pódio ao lado dos dois foi o inglês David Couthard (McLaren-Mercedes), que terminou defasado em mais de 32 segundos em relação ao vitorioso.
Villeneuve ainda venceria outras três provas em 1996: os GPs da Grã-Bretanha (Silverstone); Hungria (Hungaroring) e Portugal (Estoril), fechando sua temporada de estreia na F1 com o vice-campeonato, 19 pontos atrás de Damon Hill, o campeão.
Se ele esteve perto do título em 1996, o campeonato que muitos achavam que seu pai conquistaria se não fosse tragédia em Zolder, em 1982, acabou vindo no ano seguinte, superando Michael Schumacher por três pontos.
Em sua carreira na F1, Jacques Villeneuve totalizou 11 vitórias, todas pela Williams, mesmo número de triunfos dos brasileiros Rubens Barrichello e Felipe Massa e cinco a mais que seu pai, Gilles Villeneuve (este com cinco temporadas completas e mais quatro corridas em seu ano de morte).
Na F1 também foi piloto da BAR, Renault, Sauber e BMW Sauber. Pela BAR subiu ao pódio pelas duas últimas vezes, ambas em 2001, nos GPs da Espanha (Catalunia) e Alemanha (Hockenheim).
Além do título na F1, Jacques Villeneuve também conquistou o campeonato da Indy em 1995, ano em que também ganhou as 500 Milhas de Indianápolis.
Esteve no Brasil para duas edições da Stock Car. A Corrida do Milhão em 2011 (em Interlagos) e a Corrida de Duplas em 2015, em parceria com o paranaense Ricardo Zonta, em Goiânia.
Sua mais recente aventura no automobilismo foi pela F-E, disputando as três primeiras provas da temporada 2015/2016, pela equipe Venturi. Não pontuou na China e na Malásia e não disputou a prova uruguaia após um acidente nos treinos, que danificou seu carro. Em acordo mútuo com a equipe, Jacques deixou o time e foi substituído pelo inglês Mike Conway.
ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO, A VOLTA FINAL DO GP DA EUROPA, DISPUTADO EM 28 DE ABRIL DE 1996.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
***************************************************
Olhos no retrovisor: Rubens Barrichello na São Paulo Indy 300 há dez anos; Imagens e vídeo exclusivos
Há exatos dez anos, na tarde de 29 de abril de 2012, no traçado urbano montado nas cercanias do Pavilhão do Anhembi, Zona Norte da capital paulista, acontecia a terceira edição da São Paulo Indy 300, ocasião em que Rubens Barrichello voltava a se encontrar com o público brasileiro após ter deixado a Fórmula 1 no ano anterior.
No final da prova, vencida pelo australiano Will Power (Penske) pelo terceiro ano consecutivo, Barrichello recebeu a bandeira quadriculada diante de seu público, na reta do Sambódromo, em décimo lugar, após ter largado em 13º, com um dos carros da KV Racing.
Foi a quarta participação de Barrichello pela Indy, depois das etapas que disputou em São Petersburgo (rua), Alabama (misto) e Long Beach (rua).
No pódio, ao lado do vencedor Will Power, o norte-americano Ryan Hunter-Reay e o japonês Takuma Sato, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
O Portal Terceiro Tempo falou com Rubens Barrichello logo após a prova. Na ocasião, o piloto relatou problemas com o motor Chevrolet e disse que já estava se acostumando ao sistema de relargadas da Indy, segundo ele, parecidas com as provas de kart.
PROBLEMA DE MOTOR
"Nas trocas de marchas, o motor parecia engasgar, faltava potência, por isso o Tony e o Viso (Ernesto) acabaram me passando em um momento da prova", declarou o brasileiro em 29 de abril de 2012.
RELARGADAS
"Na verdade é parecido com o sistema de largadas do kart, em fila dupla, diferente da Fórmula 1, que é em fila indiana. Na verdade você tem duas opções: ou tenta ser mais agressivo, ou fazer o "arroz com feijão", evitando choques. Acho que no balanço geral já estou bem habituado", ponderou Rubens na ocasião.
OUTROS BRASILEIROS NA PROVA PAULISTANA
Além de Rubens Barrichello, outros três brasileiros disputaram a prova no Anhembi em 2012. Helio Castroneves (Penske) foi o quarto colocado. Tony Kanaan (KV Racing) terminou em 13º e Bia Figueiredo (Andretti) fechou a corrida em 20º lugar.
Aquela foi a penúltima edição da São Paulo Indy 300. A última foi no ano seguinte, em 2013, ocasião em que o canadense James Hinchcliffe (Andretti-Autosport) quebrou a hegemonia de Will Power e venceu no Anhembi.
EM SEGUIDA, DESAFIO NO OVAL DE INDIANÁPOLIS
Após sua participação na São Paulo Indy 300, Barrichello preparou-se para sua primeira prova em um circuito oval, justamente no mais famoso deles, em Indianápolis, para as 500 Milhas. Ele largou em décimo e terminou em 11º. A vitória foi do britânico Dario Franchitti (Chip Ganassi), seguido pelo seu companheiro de equipe, o neozelandês Scott Dixon. Tony Kanaan (KV Racing) completou o pódio.
DEPOIS DA INDY, A STOCK
Ao término da temporada de 2012, Barrichello acabou não renovando com a KV Racing para o ano seguinte e assinou contrato com a Full Time Sports, equipe da Stock Car, equipe onde permanece até hoje, e pela qual conquistou o título de 2014 e contabiliza 18 vitórias.
ABAIXO, UM DIA ANTES DA CORRIDA, VÍDEO DO MOMENTO EM QUE RUBENS BARRICHELLO SAIU PARA O 1º TREINO LIVRE PARA A SÃO PAULO INDY 300. GRAVAÇÃO: MARCOS JÚNIOR MICHELETTI/PORTAL TT
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
***************************************************
Achados & Perdidos: No aniversário de Campos do Jordão, veja a Seleção Brasileira hospedada na cidade em 1962
Hoje, 29 de abril de 2022, o município paulista de Campos do Jordão completa 148 anos.
Para celebrar a data, escolhemos um momento em que a bela cidade da Serra da Mantiqueira recebeu a Seleção Brasileira na fase inal de preparaçã o para a Copa do Chile, em 1962, durante 15 dias.
No total, 41 jogadores e a delegação brasileira chegaram à cidade situada a 1.628 de altitude na tarde de 22 de março de 1962, hospendando-se no badalado Hotel Vila Inglesa, permanecendo até o dia 6 de abril em suas luxuosas dependências.
A escolha de Campos do Jordão naquele outono visou ambientar os jogadores ao clima que enfrentariam no Chile, onde estrearam no Mundial diante do México no dia 30 de maio, com vitória por 2 a 0, gols de Zagallo e Pelé, partida disputada no Estádio Salsalito, em Viña del Mar.
A campanha vitoriosa culminou com a decisão contra a Tchecoslováquia, vitória por 3 a 1, de virada. no Estádio Nacional de Chile, em Santiago. Masopust abriu o placar para a Tchecoslováquia mas Amraildo empatou logo em seguida. Zito virou para o Brasil e Vavá fechou o marcador, garantindo o bicampeonato para o escrete canarinho comandado pelo técnico Aymoré Moreira.
***************************************************
De: Marcio Dias
Para: Milton Neves
Bom dia Senhor Milton Neves.
Quem escreve esse simples texto é Márcio Dias, santista desde 1973 (ano que nasci).
Tenho um projeto simples, mas que precisa ser colocado em prática.
Eternizar mais ainda o Pelé, mas para isso, é necessário ver se ele concorda.
Os flamenguistas e os vascaínos comprariam milhões e milhões de camisas também.
Se puder gastar uns minutinhos comigo, te explico.
Obg, e Deus Abençoe.
De: FLAVIO ORSINI COSTA
Para: Milton Neves
Boa tarde, Milton!
Sou um jornalista amigo do Procópio Cardoso, e estou terminando o livro dele, apenas fazendo uma revisão final. Gostaria de perguntar-lhe se haveria possibilidade de você, como amigo dele, e pessoa de renome nacional no meio esportivo, fazer um prefácio para a obra, falando sobre ele.
O livro, cujas entrevistas se iniciaram em dezembro de 2014, é bem detalhado, e só não ficou pronto antes devido à pandemia, que fechou todas as fontes de consulta.
Atenciosamente,
De: Michel Salomão
Para: Milton Neves
Boa noite Milton Neves, mande um abraço pra o meu pai (Michel), internado em Guaxupé, quebradura femor. Obrigado abraços.
De: Junior Justino Pereira da Silva
Para: Milton Neves
Miltão você é o cara, moro num sítio com meu pai aqui em Itanhaém/SP ele é Corinthiano eu Santista... ficamos muito felizes em ouvir qualquer trechinho seu seja na rádio ou no consagrado 3° Tempo... você é fantástico...
Um grande abraço, Justino Pai e Justino Filho
De: Antonio Cesar Petri Machado Cesar Petri
Para: Milton Neves
BOM DIA MILTON NEVES,
NO DIA 04/11/95, GOIÁS ENFRENTOU O CURINTIA NO SERRADOURADA E VENCEU POR 2 X 1.
SOUZA MARCOU PARA O CURINTIA, E EDNEY DE FALTA ( FALHA DO RONALDO ) EMPATOU PARA O GOIÁS
NO FINAL DA PARTIDA, BATISTINHA CRUZOU E MAGRÃO ( EMPRESTADO PELO PALMEIRAS ) FEZ UM GOL DE CABEÇA POR COBERTURA NO RONALDO GIOVANELLI, QUE COMO SEMPRE CULPOU A SUA DEFESA.
MOSTRA AI NO TERCEIRO TEMPO, QUE NOS DA TORCIDA DO GOIAS NÃO PERDEMOS, E LÓGICO FALA O MEU NOME.
CESAR PETRI ESMERALDNO - DE GOIÂNIA - GOIÁS
TENHAM TODOS VC E SUA EQUIPE UMA SEMANA ABENÇOADA
CESAR PETRI
De: Vanderlei PEREIRA Nenê
Para: Milton Neves
Boa noite Milton Neves sou seu Fan n1,admiro seu trabalho que Deus Abençoe sempre,sou professor nenê de Araras sp td bem será que vc não poderia FAZER um vídeo mandando um abraço para a minha Escolinha Nakatta de araras,desde já agradeço pela oportunidade Obrigado abraço...
De: Sergio Rapisarda
Para: Milton Neves
Milton, bom dia.
Acompanho você a pelo menos, uns 40 anos. Me explica por favor, por que o cronômetro do futebol, não é igual ao do basquete? Para a bola, para o cronômetro. Não pode ser feito? Se ganha em honestidade.
Grande
Sérgio Rapisarda
Saudade: Há dois anos morria Zé Carlos Lebeba, ex-meio-campista do Vasco e Náutico
27/04/2025Olhos no retrovisor: Lella Lombardi entrava para a história da Fórmula 1 há 50 anos, pontuando
27/04/2025Achados & Perdidos: Há 105 anos o Palestra Itália comprava o Parque Antárctica
27/04/2025De olho na liderança do Brasileiro, Flamengo recebe o Corinthians; os times
27/04/2025Saudade: Há dez anos morria Tchê, o preparador de motores de kart de Ayrton Senna
26/04/2025