Adil

Ex-ponta do Cruzeiro, Portuguesa, Corinthians, Grêmio e Bahia
por Rogério Micheletti/colaborou o leitor Nei Medina

Adil Pimenta Souza Júnior, o Adil, ex-ponta do América-RJ, Cruzeiro, Guarani, Ferroviária, Portuguesa, Corinthians, Grêmio, Bahia, Criciúma, Bragantino, Araçatuba, Juventus e outras várias equipes (ao todo foram 28), sofreu um grave acidente automobilístico em 2000 e foi obrigado a encerrar a carreira. Atualmente reside em São João Nepomuceno-MG.
 
O ACIDENTE 
 
Adil estava no banco do passageiro de uma BMW que bateu em uma árvore, durante uma forte chuva, próximo a cidade de Rio Pomba (distante 250 km de Belo Horizonte).
 
"Quando acordei, não tinha movimento no corpo inteiro" , disse Adil, em entrevista ao UOL, publicada em 31 de janeiro de 2013. Clique aqui e veja a matéria completa.
 
Ele chegou a ficar tetraplégico, mas graças a força de vontade e aos bons médicos que lhe atenderam, Adil voltou a caminhar. Em 2001, chegou a trabalhar como gerente de futebol no Distrito Federal, função que tentava exercer novamente em 2013, quando morava em São João Nepumoceno-MG, sua terra natal.
 
"O acidente foi um momento muito difícil. Pensei que não fosse mais voltar a andar. Cheguei a ver na TV eu comemorando gols no Corinthians, fazendo coreografias e fiquei mais emocionado ainda", conta Adil, que chegou a marcar o gol que Pelé não fez. Em jogo contra o Santo André, em 98, Adil, jogando pelo Juventus, chutou do meio de campo e marcou no goleiro Hiran, que comemorava o seu gol de cabeça. "Foi um gol inesquecível", falou o ponta em entrevista à Rede Record de Televisão.
 
Mineiro de São João Nepomuceno, Adil, que era um bom cobrador de faltas, teve a carreira abreviada em acidente na rodovia que liga Juiz de Fora a Ponte Nova, zona da mata de Minas Gerais.
Ele trabalhou como gerente de futebol do Tupi (Juiz de Fora-MG) e hoje mora com a família em em São João Nepumoceno-MG e aguarda um convite para voltar a trabalhar com futebol.
 
A trajetória profissional e pessoal de Adil foi transformada em livro, lançado em 2021, de autoria de Nei Medina de Oliveira: "Adil - Crauqe na bola, craque na vida".
 
No dia 19 de setembro de 2021, Adil Pimenta Souza Júnior, o Adil (ex-ponta do América-RJ, Cruzeiro, Guarani, Ferroviária, Portuguesa, Corinthians, Grêmio, Bahia, Criciúma, Bragantino, Araçatuba, Juventus e outras várias equipes (ao todo foram 28), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes, contou sobre a sua carreira e sobre o livro  "Craque na bola, craque na vida":
 

 
 
Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT
ver mais notícias

Pelo Corinthians

Segundo o "Almanaque do Corinthians", de Celso Dario Unzelte, Adil fez 57 partidas pelo alvinegro. Foram 31 vitórias, 12 empates e 14 gols. O ponta marcou oito gols pelo time corintiano.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES