Zito

Ex-volante do Santa Cruz
por Diogo Miloni

Quando aliamos raça e vigor físico em um jogador de futebol, costumeiramente sai coisa boa. Com José Quirino da Silva Filho não seria diferente. O nome pode não ser muito comum, mas todos os torcedores do Santa Cruz conhecem, e muito bem, o seu ex-meio-campista Zito, o "Peito de Pombo?. Em 2011, residia em Recife, capital de Pernambuco.

Natural de Caruaru, conhecida como capital do forró pernambucano, Zito começou sua carreira futebolística no Central, uma dos principais equipes de sua cidade natal.

Boas atuações no time do interior despertaram o interesse de Gradim, então técnico do Santa Cruz. O Tricolor pernambucano amargava uma fila de nove temporadas sem conquistar nenhum título, algo que deixava dirigentes e torcedores intrigados.

Em 1969, seu primeiro ano no Santa, Zito começou de pé direito. Ao lado de nomes como Fernando Santana e Luciano "Coalhada? iniciou uma série histórica de cinco conquistas do Campeonato Pernambucano consecutivas.

Uma das cenas mais curiosas de sua carreira foi diante do Santos, de Pelé, no começo da década de 70. O Santa Cruz recebeu a equipe paulista e durante o jogo Zito protagonizou um lance incomum. Deu um chapéu em Pelé.

Depois de aposentar-se, assumiu a função administrativa na Prefeitura de Jaboatão de Guararapes, onde ficou mais de vinte anos.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES