Por Jair Júlio Mariano e Tufano Silva
José Julio Mariano Sobrinho, o Zé Quatiguá, nasceu no ano de 1952 no estado do Paraná, na cidade de Quatiguá. Em 2011, residia na cidade de Sorocaba, interior do estado de São Paulo, onde trabalhava como empresário de duplas sertanejas e de novas promessas do futebol.
Começou sua carreira no Ibaitiense-PR, no ano 1973. Logo se transferiu para o União Bandeirante, onde profissionalizou-se, e em 1975 foi para o Sociedade Esportiva Matsubara, onde ficou até 1976 e foi campeão Paranaense da 2ª divisão.
Em 1977 continuou sua carreira no AERTE, Associação Esportiva e Recreativa Tomazinense, onde sagrou-se campeão da Liga Norte Paranaense. Em 1978 jogou na Xavantense , e em 1979 foi para o Tavorense, quando novamente foi campeão da Liga Norte Paranaense.
Foi para o Esporte Clube Riversul no ano de 1980, já no estado de São Paulo, onde permaneceu até 1984 e foi campeão da Liga Sul Paulista. Encerrou sua carreira no Mairinck da pequena cidade de Conselheiro Mairinck, no Paraná.
Zé Quatiguá em algumas ocasiões esteve presente em seleções de jogos comemorativos. Jogou contra o Santos em 1982, na cidade de Itararé, São Paulo, na Seleção Sul-Paulista, quando marcou um dos gols mais bonitos da sua vida.
Também esteve com diversos craques (Pires, ex-Palmeiras, Chicão, ex-São Paulo e Santos, Deodoro, ex-Juventus, e Gilmar, ex-Palmeiras), isso quando jogou pela Seleção do Norte do Paraná, no duelo contra o Corinthians, em 1984 na cidade de Tomazina-PR.
Não teve uma carreira longa e nem chegou a ter expressão nacional, porém é muito conhecido no Estado do Paraná, onde ainda é lembrado como um jogador muito aguerrido, de toque fácil e habilidade com as duas pernas. Ele foi campeão e artilheiro em vários campeonatos.
Achados & Perdidos: Há sete anos, nas penalidades, a Espanha era eliminada da Copa do Mundo pela anfitriã Rússia
Jogo das oitavas de final em 2018. Foto: DivulgaçãoFluminense define sua permanência na Copa do Mundo de Clubes contra o Mamelodi; os times
Parabéns, Carlos Alberto Pintinho! Ex-meia que brilhou no Flu completa 70 anos
Achados & Perdidos: A primeira Copa do Mundo conquistada pela Argentina, há 47 anos
Olhos no retrovisor: Um dia histórico para a Renault e Fernando Alonso na F1
Achados & Perdidos: Francisco Rebolo, o artista que desenhou o atual distintivo do Corinthians
Juventus e City, já classificados, jogam pela liderança do Grupo G; as escalações
F1: GP da Áustria reabre a temporada europeia com Piastri mais folgado na liderança do Mundial
Parabéns, Paolo Maldini, 57 anos! Veja lances de um dos mais brilhantes defensores de todos os tempos
O dia em que Milton Neves apresentou o prêmio "Melhores do Paulistão", do Diário Popular
Europeus x sul-americanos. 'Y otras cositas mas...'. Por Ricardo Setyon