José Maria Pena, o Zé Maria, ex-lateral do Atlético Mineiro no período de 1968 a 1973. Participou do grupo que conquistou o Brasileirão de 1971. Zé Maria faleceu no dia 1º de maio de 2019, aos 70 anos de idade.
Nascido em São Bernardo do Campo-SP, foi formado como atleta na base do próprio Galo. Com o time profissional, além do Campeonato Brasileiro de 71, levantou também o Mineiro de 1970 e duas edições da Taça Belo Horizonte (71 e 72). Fez 146 partidas com a camisa do Atlético e marcou um gol
Como jogador ainda atuou por Coritiba, Náutico, Brasil de Pelotas, Botafogo-SP e Figueirense. Depois de se aposentar como atleta foi treinador de várias equipes mineiras: Democrata-GV, Tupi, URT, Caldense, América e Atlético-MG.
Chegou a comandar o time profissional do Galo, como interino, em 2001, por sete jogos. Dois anos antes havia sido auxiliar de Humberto Ramos no time que foi vice-campeão brasileiro.
Dirigiu o América por sete meses (de agosto de 2005 à fevereiro do ano seguinte), conquistando a Taça Minas Gerais neste período. Em 2007, no comando do Democrata de Governador Valadares, levou o time ao título do interior do Estado.
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019