José Lopes do Carmo Filho foi ex-meia-esquerda do XV de Piracicaba de 1969 a 1972. Lá, foi batizado de Zé Lopes pelo então técnico Cilinho.
Ao ingressar no curso de odontologia da Unicamp, ele tentou conciliar os estudos com o futebol, mas o time piracicabano não aceitou. Com isso, Lopes se transferiu para o União Barbarense e, após concluir a faculdade, peregrinou por alguns outros clubes do interior paulista até desistir da carreira.
Do certo pelo duvidoso, o ex-jogador decidiu priorizar sua formação de dentista. "Foi uma grande frustração não ter conseguido emplacar num time grande. Nasci na época errada, pois não havia estrutura e podia ter sido um grande jogador. Os cartolas da época não davam oportunidades e não entendiam a importância do estudo?, lamentou.
Nascido em 7 de dezembro de 1950, Zé Lopes vive hoje ao lado da esposa e três filhos em sua cidade natal, a bela Piracicaba (SP). Com toda a família de dentistas, possui uma clínica odontológica e ministra aulas correlatas à profissão.
Quanto ao Zé Lopes, o próprio ex-jogador, dia 12 de outubro de 2005, me enviou o seguinte e-mail:
Nome: José Lopes do Carmo Filho E-mail: Jose@odontolopes.com.br Idade: 54 Time: Corinthians Cidade: Piracicaba Estado: SP Pergunta: "Prezado Milton, na verdade teria muitas perguntas inclusive a de como meu nome surgiu no espaço, que fim levou. Fiquei muito envaidecido por ver me nome, Lopes ex-jogador do XV de Piracicaba. Também atuei em outros clubes do interior depois que deixei o XV. Fiquei sabendo através de um paciente, de meu nome no seu site, mas não conseguia encontrar pois eu era chamado na época de Zé Lopes. É muito gratificante saber que faço parte do site de uma pessoa séria como você. Confesso que foi uma frustração muito grande ter parado tão cedo, porém na época, como Cirurgião Dentista, não tinha como me dedicar ao esporte profissional. Para terminar gostaria de fazer uma pergunta sim. Não recordo se foi em 1974 ou 1975 participei de três partidas do Desafio ao Galo promovido pela TV Record cujo apresentador na época foi o saudoso Raul Tabajara e gostaria de saber se existe ainda os vídeos destes jogos pois ganhei o prêmio de melhor em campo por duas vezes e numa delas o Sr. Raul Tabajara me convidou para fazer um teste na Portuguesa de Desportos mas como relatei anteriormente na época não era vantajoso posi estava para me formar. Agradeço o espaço que você concede ao seu público. Um grande abraço. PS: Ainda jogo minha bolinha no clube?.
Por Raphael Cavaco
F1: McLaren pode entrar para o seleto 'Grupo das 200'
Equipe britânica soma 199 vitórias na categoria máxima do automobilismo. Foto: McLaren F1Achados & Perdidos: O dia em que o aniversariante Nelinho chutou uma bola para fora do Mineirão
Achados & Perdidos: Santos, bicampeão da Libertadores em dia que Pelé foi 'caçado' por argentinos do Boca
F1: Norris vence duelo particular com Piastri e garante a pole para o GP da Bélgica
Após empatar com o líder Cruzeiro, Corinthians vai ao Rio para enfrentar o Botafogo; as formações
Achados & Perdidos: A França derrotava o Brasil na decisão do futebol olímpico há 41 anos
Achados & Perdidos: Veja uma entrevista com Aymoré Moreira, que nos deixava há 27 anos
F1: Piastri, com manobra de campeão sobre Norris, vence o GP da Bélgica. Bortoleto é o 9º
Saudade: Telê Santana, o 'Fio de Esperança" completaria 94 anos
O animado São Paulo recebe o Flu, que não vence há três rodadas; os times
No Dia do Motociclista no Brasil, veja o genial Heleno de Freitas com sua moto