por Rogério Micheletti
José Carlos Serrão, o Zé Carlos, ponta e meia-esquerda do São Paulo no começo dos anos 70, hoje é técnico de futebol. Trabalha atualmente no Sertãozinho.
Em 2019 ele foi contratado pelo Sertãozinho, da Série A-2 Paulista, onde já havia trabalhado em duas outras oportunidades.
Ele fez ótima campanha comandando o Mogi-Mirim no Paulistão de 2005. Depois, ele acertou com o Guarani, mas acabou sendo substituído por Luis Carlos Ferreira, ainda na primeira fase. Como treinador, Serrão também dirigiu o Rio Branco de Andradas, de Minas Gerais. Em 2006, ele assumiu o comando técnico do Pogón Szczecin, da Polônia. Como jogador, Zé Carlos foi um habilidoso ponta.
Depois dirigiu a Anapolina. Deixou o time goiano no começo de 2008 para assumir o Rio Preto, quando a equipe ainda não tinha vencido na competição. Com Serrão, conquistou seu primeiro triunfo no estadual em jogo contra o Santos, em São José do Rio Preto. Ainda em 2008, passou a comandar o Juventus, mas foi demitido no dia 3 de outubro de 2008, depois de o Moleque Travesso ser eliminado na Copa FPF.
Em 2009, o ex-ponta assumiu o Marília, mas foi demitido em março do mesmo ano.
Serrão, que nasceu no dia 12 de outubro de 1950, jogou pelo São Paulo entre 1971 e 1977. Com a camisa tricolor, o versátil e habilidoso jogador fez 261 jogos (117 vitórias, 99 empates e 45 derrotas) e marcou 28 gols.
Embora tenha sido um grande jogador da história do São Paulo Futebol Clube, Serrão carregou por algum tempo o pênalti perdido contra o Independiente, da Argentina, na final da Libertadores da América de 74, no dia 19 de outubro. O time argentino, do goleiro Gay, venceu a partida por 1 a 0 e ficou com o título da competição sul-americana.
O principal título de Zé Carlos Serrão pelo São Paulo foi o Campeonato Paulista de 1975 (veja foto). O Tricolor do Morumbi derrotou a Portuguesa de Desportos na final. Além de Zé Carlos Serrão, alguns outros destaques da equipe são-paulina eram Waldir Peres, Nelsinho Baptista, Muricy Ramalho, Serginho Chulapa e Pedro Rocha.
Além do Tricolor do Morumbi, Zé Carlos Serrão também jogou no XV de Novembro de Piracicaba (SP), em 1971, e teve uma rápida passagem pelo Botafogo da Paraíba, em 1977.
(Fonte consultada: "Almanaque do São Paulo", de Alexandre da Costa)
Parabéns, Edilson Capetinha! Ex-atacante completa 55 anos!
Atleta brilhou no Corinthians entre 1997 e 2000. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro TempoCorinthians recebe o Furacão precisando de um empate para avançar à semifinal da Copa do Brasil; os times
Em vídeo, 'Antes & Depois' de jogadores revelados pelo São Paulo Futebol Clube
Parabéns, Gustavo Kuerten! Um vídeo com melhores momentos do seu primeiro título em Roland Garros
Campeonato Brasileiro de Kart abre inscrições e divulga regulamento da 60ª edição
Saudade: Beckenbauer, campeão como jogador e treinador da Alemanha, completaria 80 anos
Paulistanos poderão ver Felipe Massa andando com seu Stock Car em ruas da capital no próximo domingo
Feliz aniversário, Dinei! Tricampeão brasileiro pelo Timão completa 55 anos
Achados & Perdidos: Brasil sofria goleada para a Espanha na estreia de Falcão como treinador, há 35 anos
Olhos no retrovisor: Christian e Wilsinho Fittipaldi em comercial de aparelho para barbear
Achados & Perdidos: Relembre narradores históricos da Rádio Nacional-RJ, que completa 89 anos