Wlamir Marques, ex-jogador de basquete do Clube de Regatas Tumiaru (São Vicente), XV de Piracicaba-SP, Corinthians, Tênis Clube de Campinas e Palmeiras, hoje é técnico do esporte que o consagrou e também comentarista especial da ESPN Brasil, canal de TV fechada.
Fora das quatro linhas, o ex-ala já dirigiu o Palmeiras, Corinthians, Tênis Clube de Campinas, Hebraica, Telesp e da equipe feminina do XV de Piracicaba. De quebra, leciona Educação Física.
Wlamir, pauista de São Vicente, onde nasceu no dia 16 de julho de 1937, conquistou inúmeros títulos em sua vitorisosa carreira, dentre os quais, duas medalhas olímpicas de bronze (Roma-60 e Tóquio-64)e dois títulos mundiais (Chile-59 e Brasil-63). Ainda faturou nove estaduais (oito pelo Corinthians) e cinco sul-americanos (três por clubes e dois com a seleção brasileira).
Antes de optar pelo basquete, no qual figura entre os grandes jogadores brasileiros do século, ao lado de Amaury, Oscar Marquinhos e Ubiratan, Wlamir quase se tornou goleiro profissional. Treinou no Santos e Flamengo (levado pelas mãos do técnico Kanela) antes de apostar de vez no basquete. No Peixe, ele chegou a treinar com Pepe.
Fonte: José Antonio Gerheim
MATÉRIAS ESPECIAIS NO UOL
Em 14 de julho de 2017, o UOL publicou uma matéria sobre Wlamir Marques, assinada pelos jornalistas Carlos Padeiro e Giuliano Zanelato. O tema da matéria foi o dia em que o Corinthians, clube defendido por Wlamir, venceu o Real Madrid no Parque São Jorge.
Em 1959, uma negociação inusitada, impensável nos dias de hoje, envolvendo atletas de esportes distintos. Um craque de basquete, já campeão do mundo, atuando no interior de São Paulo, e outro de futebol, ambos fizeram parte de elenco vitoriosos.
Wlamir Marques, campeão mundial de basquete pela Seleção Brasileira em 1959 e posteriormente bicampeão mundial em 1963, aceitou a proposta do então presidente do Corinthians, Vicente Matheus e veio jogar no Parque São Jorge.
Mas antes, precisava do aval do seu time, o XV de Piracicaba, que tinha um time fortíssimo de bola ao cesto. O diretor do departamento de basquete era o empresário Dovilio Ometto (ex-presidente das industrias Dedini) que consultou o presidente do clube, Romeu Ítalo Ripoli.
Rípoli, matreiro, inteligente, em contra-partida pediu em troca um jovem atacante do time de aspirantes do Timão, o jovem Ubiracy. O mandatário piracicabano conhecia muito bem o potencial do jogador, pois era apreciador do estilo voluntarioso do centroavante.
As informações foram obtidas via os historiadores do XV de Piracicaba Fernando e Rubéns Leite do Canto Braga.
No dia 20 de fevereiro de 2022, Marcel Ramon Ponikwar de Souza, o Marcel (ex-jogador de basquete) e Wlamir Marques (ex-jogador de basquete), participaram do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes.
No dia 31 de outubro de 2021, Wlamir Marques (ex-jogador de basquete), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes. Contou muitas histórias e falou sobre perder a amizade com Oscar Schmidt.