Ivon Waldete Vieira, conhecido como Vonzico, morreu em 13 de setembro de 2019, aos 93 anos.
Vonzico, que nasceu em Muzambinho/MG no dia 1º de novembro de 1925, era filho de Waldomiro Vieira e de Noêmia Barbosa Vieira, e foi casado com Terezinha de Almeida Vieira, com quem teve quatro filhos: Iara Lúcia, Carlos Alberto, Paulo César e Bené. O casal teve nove netos.
Iniciou seus estudos em Muzambinho/MG, no Grupo Escolar Cesário Coimbra, e o secundário no Ginásio Mineiro, também em Muzambinho, e na Escola de Comércio São José de Guaxupé/MG, e o científico no colégio Piratininga e São Paulo/SP.
Autoditata, desde a infância foi redator do jornal infantil “Louva Deus”, do Grupo Escolar Cesário Coimbra. Muitos dos seus causos foram publicados no jornal “Folha da Tarde”, na coluna de Mário Moraes, intitulada “História que a Vida Escreveu”.
Fez cursos intensivos em São Paulo-SP, onde residiu por 42 anos, de Relações Públicas, Comunicação e Publicidade em rádio e jornais.
Aposentou-se em 1989, transferindo sua residência para Muzambinho no final de 1990, onde reside até hoje.
Sempre gostou de escrever “causos” e “estórias”, e história de Muzambinho e região sul-mineira, observando sempre a autenticidade dos fatos reais e folclóricos.
Em 1991 passou a publicar seus “causos e estórias” semanalmente no jornal “A Folha Regional”, com sede em Muzambinho/MG, como também artigos sobre a história da região, e depois passou a assinar a coluna “A Voz do Povo”, na qual reivindicava, em nome da população, melhorias aos poderes públicos.
Em 2000 lançou o livro Histórias “Causos” e “Estórias”, com ilustrações de Paulo Dipe, através da Editora CLR Balieiro Editores Ltda., de São Paulo-SP.
Em 17 de julho de 2009 foi diplomado e empossado como membro efetivo e patrono da Cadeira de nº 2 da Academia Muzambinhense de Letras.
por José Roberto Del Valle Gaspar
Morre Cláudio Mortari, histórico nome do basquete brasileiro
Além de atleta, ele teve uma sólida e vitoriosa trajetória como treinador. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Milton Neves no Japão acompanhou derrota do Santos para o Barcelona no Mundial de Clubes
Achados & Perdidos:Propagandas marcantes na voz de Ferreira Martins
Olhos no retrovisor: James Hunt em seu 'Dia de Fúria' agredindo um fiscal durante um GP de Fórmula 1
Achados & Perdidos: Há 12 anos o Atlético Mineiro perdia para o Raja Casablanca e era eliminado do Mundial de Clubes
Morre a jornalista Hilda Costa, voz que marcou época na Rádio Jovem Pan
Olhos no retrovisor: Alain Prost esteve muito próximo de ser piloto da Ligier
Achados & Perdidos: Há 25 anos, na decisão da Mercosul, a espetacular virada do Vasco sobre o Palmeiras
Treinador multicampeão: O saudoso Rubens Minelli nascia há 97 anos
Achados & Perdidos: Há 54 anos o Galo conquistava seu primeiro Brasileirão
Achados & Perdidos: Três jogos marcantes entre Corinthians e Vasco, que decidem a Copa do Brasil no domingo