por Marcos Júnior Micheletti
Uma das principais jogadoras brasileiras de sua geração, Vera Mossa, nascida no interior de São Paulo, na cidade de Casa Branca, em 27 de setembro de 1964, atualmente é comerciante em Campinas, dona da loja de bijuterias Piccola, no bairro Cambuí.
Também trabalhou como comentarista de vôlei no SporTV e na Record, sendo nesta durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Vera Mossa começou jovem no esporte, aos 8 anos de idade, incentivada pelos pais, ambos professores de educação física. Inicialmente fez natação para depois ingressar no vôlei, em sua cidade natal.
Com 15 anos de idade já integrava a seleção brasileira adulta de vôlei, tendo participado de três Olimpíadas consecutivas: Moscou (1980); Los Angeles (1984) e Seul (1988).
No Brasil, defendeu as equipes do Guarani (Campinas), Pirelli-Santo André, Supergrasbrás, Trasmontano JC Amaral (Ribeirão Preto), Mappin-Pinheiros, UnG SporTville e MRV Minas, clube pelo qual encerrou sua carreira, aos 35 anos, em 2000.
Ela também atuou no exterior, por duas equipes italianas: o Sirio Peruggia, após defender o Supergasbrás e o Ecoclear Sumirago, para depois retornar ao Brasil pelo Trasmontano, de Ribeirão Preto.
Foi casada com o ex-jogador de basquete Eder Mundt Leme, que morreu em 1989 ao lado da namorada Leni Luci Bolonhesi. Eder, então com 32 anos, e Luci, de 25, foram asfixiados por conta do vazamento de gás de um chuveiro, em 11 de setembro de 1989.
Com Eder, Vera Mossa teve seu primeiro filho, Edinho. Depois, foi casada com o ex-jogador Bernardinho, atual treinador de vôlei. Deste casamento nasceu Bruninho, destacado jogador de vôlei.
Recusou, no auge da carreira, insistentes propostas para posar nua.
Vera também tem uma filha, Luiza, fruto de seu terceiro casamento.
No Dia Mundial da Alfabetização, relembre de Pelé cantando 'ABC'
Música composta pelo Rei do Futebol foi tema de campanha do Ministério da EducaçãoApós derrota na Copa do Brasil, São Paulo vai ao Rio para confronto com o Flu pelo Brasileiro; as equipes
Em momento desesperador no Brasileiro, Corinthians busca os três pontos contra o Flamengo; os times
F2: Vencedor em Monza, Bortoleto cita 'força gigantesca que recebeu dos fãs'
Achados & Perdidos: O gol 500 de Pelé, marcado contra um rival paulista há 62 anos
Parabéns, Olivier Panis! Francês venceu uma vez na F1, no último triunfo da Ligier
Parabéns, Timão! Fotos memoráveis ilustrando os 114 anos do Corinthians
Felicidades, Peixinho! Autor do primeiro gol no Morumbi, completa 84 anos
Achados & Perdidos: Galo 2 x 1 Brasil; Nem Pelé evitou derrota canarinho para o time mineiro há 55 anos
F1: Leclerc surpreende com uma parada a menos e vence o GP da Itália
Corinthians, 114 anos: Cinco triunfos inesquecíveis da história do Timão