Por Kelly Ferreira
Uri Zvi Blankfeld, conhecido como Uri e Cabecinha de Ouro, é atleta amador, empresário e arquiteto. Foi conselheiro eleito dos Santos entre 2009 e 2015, período em que idealizou a coroa na camisa 10 do Pelé. Atualmente, trabalha como Coordenador Internacional do “The Institute for Sefardi and Anousim Studies”.
Nascido em São Paulo, em 6 de janeiro de 1959, Uri cresceu na cidade e se tornou torcedor do Santos FC. Hoje, vive em Israel com sua esposa Vivian e tem 2 filhos – Ilana e Marcel.
Na juventude, se destacou no futebol amador com passagem por diversos times escolares. Estima-se que tenha marcado mais de 3 mil gols pelas equipes que defendeu: time “A” Colégio Iavne, Associação “A Hebraica” São Paulo, Clube Macabi, São Paulo Athletic Club (1º. Campeão Paulista), Universidade Mackenzie FAU – São Paulo e EPA Atibaia.
Formado em arquitetura, nunca deixou o esporte. Entre os anos de 2009 e 2015 foi Conselheiro eleito do Santos Futebol Clube. Propôs a inclusão de uma coroa na Camisa 10 do Peixe como forma de perpetuar a única camisa 10 real do mundo. A ideia foi acatada pelo Conselho Deliberativo e implementada pelo Departamento de Marketing do Clube, em novembro de 2014.
Residindo em Kfar Saba, Israel, semanalmente se encontra com uma turma de brasileiros em Raanana, cidade vizinha, para bater uma bola. Além do futebol, Uri também escreve, compõe e toca piano. Em dezembro de 2018 lançou sua autobiografia intitulada “Escrituras e Contos Santos”.
Saudade: Há dois anos morria o ex-piloto Xandy Negrão
Ele foi um dos maiores vencedores da Stock Car. Foto: Divulgação/Stock CarMilton Neves, na Câmara Municipal de São Paulo, na 'Homenagem aos Jornalistas Esportivos'
Milton, ao lado do vereador Eliseu GabrielSaudade: Há cinco anos morria Laudo Natel, dirigente histórico do São Paulo Futebol Clube
Saudade: Um dos melhores zagueiros de todos os tempos, Domingos da Guia nos deixava há 25 anos
Aniversariantes neste domingo, Biro-Biro e Zé Maria foram autores de gols importantes pelo Corinthians
F1: Verstappen dá o bote em Piastri na Tamburello e vence com categoria o GP da Emília-Romagna
Corinthians, que vem de 'perde e ganha' no Brasileiro, recebe o vice-lanterna Santos; as formações
Achados & Perdidos: Veja gols marcados pelo aniversariante Diego Forlán em sua passagem pelo Internacional
Olhos no retrovisor: A última vitória da Ligier na Fórmula 1, com Panis, no imprevisível GP de Mônaco de 1996
Achados & Perdidos: Brasil vencia a Argentina por 2 a 0 e conquistava a Copa Roca há 49 anos
F1: Colapinto lamenta safety-car virtual em Ímola, mas exalta ritmo bom no início do GP da Emília-Romagna
Parabéns, Nunes! Ex-centroavante, que completa 71 anos, brilhou no Mundial de Clubes do Fla