Por Kelly Ferreira
Uri Zvi Blankfeld, conhecido como Uri e Cabecinha de Ouro, é atleta amador, empresário e arquiteto. Foi conselheiro eleito dos Santos entre 2009 e 2015, período em que idealizou a coroa na camisa 10 do Pelé. Atualmente, trabalha como Coordenador Internacional do “The Institute for Sefardi and Anousim Studies”.
Nascido em São Paulo, em 6 de janeiro de 1959, Uri cresceu na cidade e se tornou torcedor do Santos FC. Hoje, vive em Israel com sua esposa Vivian e tem 2 filhos – Ilana e Marcel.
Na juventude, se destacou no futebol amador com passagem por diversos times escolares. Estima-se que tenha marcado mais de 3 mil gols pelas equipes que defendeu: time “A” Colégio Iavne, Associação “A Hebraica” São Paulo, Clube Macabi, São Paulo Athletic Club (1º. Campeão Paulista), Universidade Mackenzie FAU – São Paulo e EPA Atibaia.
Formado em arquitetura, nunca deixou o esporte. Entre os anos de 2009 e 2015 foi Conselheiro eleito do Santos Futebol Clube. Propôs a inclusão de uma coroa na Camisa 10 do Peixe como forma de perpetuar a única camisa 10 real do mundo. A ideia foi acatada pelo Conselho Deliberativo e implementada pelo Departamento de Marketing do Clube, em novembro de 2014.
Residindo em Kfar Saba, Israel, semanalmente se encontra com uma turma de brasileiros em Raanana, cidade vizinha, para bater uma bola. Além do futebol, Uri também escreve, compõe e toca piano. Em dezembro de 2018 lançou sua autobiografia intitulada “Escrituras e Contos Santos”.
Achados & Perdidos: Veja um 'Tribuna do Esporte' da TV Assembleia de 2002
Milton Neves comandando a atração em 2002 com vários convidados. Foto: ReproduçãoEm vídeo, 'Antes & Depois' de zagueiros que honraram a camisa do Flamengo
Parabéns, Cabrini! Uma seleção de jogadas e gols do ótimo zagueiro italiano que faz 68 anos
Achados & Perdidos: Uma goleada do Santos de Pelé contra a Polônia em 1960
Achados & Perdidos: Festa corintiana adiada no dia em que o Morumbi registrou seu maior público
Saudade: Há cinco anos morria o guaxupeano Tati, que jogou no Palmeiras e Inter
Saudade: Há um ano morria Nicolau Anechine, ex-volante do Noroeste e do futebol do Sul de Minas
10º Encontro Nacional de Jornalistas do Sicredi reforça a relevância do cooperativismo
Estêvão celebra rápida adaptação ao Chelsea e mira espaço na seleção
Saudade: Didi, o 'Folha Seca', bicampeão mundial, nascia há 97 anos
Parabéns, Galatasaray! Veja como foram as passagens de alguns brasileiros pelo clube turco