Completando 120 anos nesta terça-feira (14), o Galatasaray é um dos mais tradicionais clubes do futebol turco, sediado na maior cidade do país, Istambul.
Nas estatísticas, o Galatasaray lidera entre as equipes da Turquia em títulos nacionais, com 25 campeonatos, seguido por Fenerbahçe (19) e Besiktas (16).
E para homenagear o Galatasaray, relembramos a trajetória de três brasileiros que atuaram pelo clube, entre tantos que vestiram o belo uniforme vermelho e amarelo, pela ordem: Taffarel; Jardel e Felipe Melo, todos com inúmeras conquistas por lá.
Cláudio André Mergen Taffarel, gaúcho de Santa Rosa, onde nasceu em 8 de maio de 1966, começou sua carreira pelo Sport Club Internacional, e depois de passar pelas equipes italianas do Parma e Reggiana, retornou ao Brasil para atuar pelo Atlético Mineiro e depois foi contratado pelo Galatasaray, onde permaneceu entre 1998 e 2001.
Titular do Brasil na conquista da Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos, a passagem de Taffarel pelo Galatasaray foi muito boa, com dois títulos do Campeonato Turco, duas Copas da Turquia, uma Copa da UEFA e uma Supercopa da UEFA.
Taffarel ainda voltou ao futebol italiano para jogar pelo Parma, onde encerrou sua carreira brilhante em 2003. Ele é o atual treinador de goleiros da Seleção Brasileira.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE TAFFAREL NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
Mário Jardel de Almeida Ribeiro, cearense de Fortaleza, onde nasceu em 18 de setembro de 1973, atualmente aposentado, começou sua carreira no Rio de Janeiro, pelo Vasco da Gama, e em seguida emendou uma bela passagem pelo Grêmio.
Exímio cabeceador, não tardou a chamar atenção do futebol europeu, mais precisamente do Porto (Portugal), onde além de vários títulos, tornou-se um dos grandes ídolos da torcida portista.
Jardel atuou pelo Galatasaray nos anos de 2000 e 2001, onde foi companheiro de time de Taffarel. Lá, ao lado do goleiro, levantou o títulos da Supercopa da UEFA de 2000.
Mas, diferente de Taffarel, Jardel contabilizou inúmeras passagens por clubes, tanto do exterior (Sporting, Ancona e Newell´s Old Boys, entre outros), como do Brasil, casos de Goiás, Criciúma e Rio Negro (AM), onde encerrou sua carreira, em 2011.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE JARDEL NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
Felipe Melo de Carvalho, carioca do município de Barra Mansa, nascido em 26 de junho de 1983, atualmente é comentarista dos canais SporTV, do Grupo Globo.
Depois de iniciar sua trajetória profissional pelo Flamengo e passar por mais dois clubes brasileiros, o Cruzeiro e o Grêmio, Felipe Melo teve sua primeira experiência fora do Brasil, na Espanha, pelo Mallorca.
Ainda na Espanha, vestiu as camisas do Racing Santander e Almeria, para em seguida encarar o desafio do futebol italiano. Na Velha Bota, Felipe Melo jogou pela Fiorentina e Juventus.
Somente depois desta longa experiência é que chegou ao Galatasaray, onde atuou entre 2011 e 2015, acumulando diversos títulos: dois da Copa da Turquia; três da Supercopa da Turquia e outros três da Super Lig.
Ainda retornou ao futebol italiano, para defender a tradicional Internazionale.
De volta ao Brasil, uma boa passagem pelo Palmeiras e em seguida jogou pelo Fluminense, onde encerrou sua carreira, em 2024.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE FELIPE MELO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
Achados & Perdidos: Veja o aniversariante Felipão no emblemático SuperTécnico da Band
09/11/2025F1: Norris vence em Interlagos, mas o show foi de Verstappen, de último para o pódio
09/11/2025Parabéns, Del Piero! Grande ídolo da Juventus, ex-atacante completa 51 anos
09/11/2025Feliz aniversário, Felipão! Treinador campeão com a seleção completa 77 anos
09/11/2025Depois de perder em Bragança, Corinthians encara o Ceará em Itaquera; os times
09/11/2025