por Marcos Júnior Micheletti
Grande nome do rádio piracicabano, Ulysses Michi, brilhante narrador que marcou época na Rádio Difusora de Piracicaba e também na Rádio Educadora de Piracicaba, atualmente é comentarista esportivo nesta última.
Natural de Piracicaba, onde nasceu em 12 de março de 1941, filho do casal Luiz Michi e Palmyra Bonassi, Antonio Ulysses Michi trabalhou em três grandes empresas da cidade antes de abraçar a carreira como radialista: na M. Dedini Metalúrgica (por seis anos, a partir dos 15 anos de idade), na Santin Metalúrgica (como contador) e na ITELPA - Indústria e Comércio, esta entre 1967 e 2000, ano em que a empresa foi vendida.
Aliás, pela ITELPA, Ulysses começou como contador para depois ser promovido a Diretor Administrativo e Financeiro.
HISTÓRICO NO RÁDIO,PELO PRÓPRIO ULYSSES MICHI
Por volta de 1961, o narrador esportivo Ary Pedroso, me convidou para trabalhar na rádio Difusora de Piracicaba, PRD-6, uma vez que ele achou que eu tinha voz para locutor de rádio. Comecei como repórter volante, e junto dele apresentando o programa Sentinela Esportiva de segunda a sexta.
No inicio de 1963, o Ary Pedroso que comandava a equipe, saiu da Difusora e foi para a rádio A Voz Agrícola do Brasil. A Difusora precisava de um narrador. Então, o saudoso Francisco Silva Caldeira, gerente da rádio, contratou o Gil Gomes (sim, aquele que depois foi para a televisão), como narrador.
O Gil Gomes nunca tinha narrado um jogo de futebol, e topou a parada, porque estava sem emprego e numa situação bastante difícil. Pouco tempo depois o Caldeira me falou. Olha o Gil só vem vindo nos jogos, e estou disposto a dispensá-lo. Você vai treinar nos jogos amadores e vai ser o nosso titular, narrador. Íamos aos jogos do futebol amador com um gravador e eu tentava narrar. O Caldeira achou que já daria para eu narrar. O Gil ligou de São Paulo, para saber se deveria vir no jogo contra o Jabaquara no domingo, e o Caldeira informou que não precisava, pois eu iria narrar. O Gil ficou muito contente, pediu para falar comigo e me incentivou , dizendo que achava que daria certo.
Assim começou minha carreira como narrador esportivo.
Trabalhei na Difusora até agosto de 1967, quando foi inaugurada a rádio Educadora de Piracicaba, 1060, quando fui convidado pelo saudoso Garcia Neto, para ser o narrador da primeira equipe esportiva que ele estava montando.
No ano de 2014, Mário Luiz , titular da equipe esportiva da Educadora, me convidou para narrar um jogo. Resultado: estou na rádio até hoje. Posso narrar ainda, mas atuo mais como comentarista, e apresento o programa a tarde junto com o Mário.
ABAIXO, ENTREVISTA DE ULYSSES MICHI AO JORNALISTA EDVALDO TIETZ, EM 30 DE ABRIL DE 2023
Líbero que atuou exclusivamente no Milan e Seleção Italiana, Baresi completa 65 anos
Ele disputou 720 partidas pela equipe milanesa. Foto: arquivo pessoal de BaresiOlhos no retrovisor: Gilles Villeneuve, o acidente fatal há 43 anos
Piloto era a aposta do time italiano para conquistar vários títulos. Foto: DivulgaçãoFausto Silva, 75 anos! Relembre dele como repórter na cobertura do título do Corinthians em 77
Parabéns, Dodô! Veja um golaço do aniversariante que está completando 51 anos!
São Paulo recebe o Fortaleza na abertura da sétima rodada do Brasileiro; as formações
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
Saudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do vinho Pêra-Manca
Contra o Inter, Corinthians busca segunda vitória sob o comando de Dorival Júnior; as equipes
F1: Piastri lidera único treino livre em Miami. Agora papai, Verstappen é o 3º
F1: Antonelli surpreende em Miami e parte do primeiro lugar na Sprint
F1: Norris leva a melhor com bandeira amarela no final e vence a Sprint em Miami