por Raphael Cavaco
Nascido no dia 16 de julho de 1942, o mineiro da cidade de Leopoldina, Ubiracy Mariano da Silva, morreu no dia 5 de maio de 2015, deixando filhos e netos. Vivia com a família em Taubaté-SP, no Vale do Paraíba e embora fosse aposentado, ainda batia aquela bolinha de fim-de-semana. Foi centro-avante do Fluminense campeão carioca de 1964 e contabilizou pouco mais de cem gols no currículo.
Na ocasião, o Tricolor do Rio bateu o Bangu na final, numa série de melhor de três jogos. O time das Laranjeiras era liderado por Carlos Alberto Torres, o "Capita", que anos depois ergueria a taça "Jules Rimet" do tricampeonato mundial do Brasil. Escurinho e Procópio também eram destaques.
Antes de chegar ao Flu, onde ficou por dois anos, Ubiracy perambulou em alguns clubes do interior paulista. Começou a carreira no Olímpia até chegar ao XV de Piracicaba, equipe que atuou de 1962 a 1963. Lá, seu estilo de homem de área trombador, cuja especialidade era os gols de cabeça, chamou a atenção do Fluminense.
Após deixar o Rio de Janeiro, em 1965, ele ficou dez anos no futebol mexicano, a convite do saudoso Didi "Folha-Seca". Disputou oito temporadas só pelo Vera Cruz, entre outros times locais que defendeu. Foi no México em que Ubiracy conheceu sua atual esposa e teve dois filhos, que lhe deram três netos. Pendurou as chuteiras, no entanto, em outro país latino, no Deportivo Quevedo, do Equador, em 1977.
Basquete por Futebol
Wlamir Marques, campeão mundial de basquete pela Seleção Brasileira em 1959 e posteriormente bicampeão mundial em 1963, aceitou a proposta do então presidente do Corinthians, Vicente Matheus e veio jogar no Parque São Jorge.
Mas antes, precisava do aval do seu time, o XV de Piracicaba, que tinha um time fortíssimo de bola ao cesto. O diretor do departamento de basquete era o empresário Dovilio Ometto (ex-presidente das industrias Dedini) que consultou o presidente do clube, Romeu Ítalo Ripoli.
Rípoli, matreiro, inteligente, em contra-partida pediu em troca um jovem atacante do time de aspirantes do Timão, o jovem Ubiracy. O mandatário piracicabano conhecia muito bem o potencial do jogador, pois era apreciador do estilo voluntarioso do centroavante.
As informações foram obtidas via os historiadores do XV de Piracicaba Fernando e Rubéns Leite do Canto Braga.
Saudade: Companheiro de Pelé e Beckenbauer no Cosmos, Chinaglia morria há 14 anos
O trio que brilhou na equipe norte-americana. Foto: In My EarParabéns, Tita! Craque que brilhou no Fla, Grêmio e Vasco, completa 68 anos
Lista de títulos do ex-jogador é extensa. Foto: arquivo pessoal de TitaFilha de Luciano, Alessandra do Valle é pré-candidata a deputada federal por São Paulo
Saudade: Há quatro anos morria o ex-lateral Ladinho, que brilhou por Joinvile e Grêmio
Olhos no retrovisor: Quarto brasileiro a competir na Fórmula 1, Fritz d' Orey faria 87 anos
Achados & Perdidos: A 'defesa' de Djalma Santos na final da Copa de 62
Ancelotti admite pressão por Neymar, mas mantém mistério sobre lista da Copa
Saudade: Baltazar, o 'Cabecinha de Ouro', nos deixava há 29 anos
Em vídeo, 'Antes & Depois' de capitães campeões por suas seleções em Copas do Mundo
Brasil enfrenta a França em amistoso que será disputado em Boston nesta quinta-feira
F1: Japão recebe a terceira etapa do Mundial com Mercedes dominante
Saudade: Um dos principais pugilistas da história, Eder Jofre completaria 90 anos