Osmar Fortes Barcellos, o Tesourinha, nasceu em Porto Alegre no dia 3 de outubro de 1921 e faleceu no dia 16 de junho de 1979. Ele foi o maior craque da história do futebol gaúcho, segundo antigos analistas, sendo alcançado apenas por Falcão e Ronaldinho Gaúcho.
Iniciou a carreira jogando na várzea porto-alegrense, até ir fazer testes no Internacional, sendo logo contratado. Sua estréia foi em 1939, num jogo contra o Cruzeiro, que terminou empatado em 1x1. Defendeu o Internacional de Porto Alegre-RS por onze temporadas e conseguiu os títulos de campeão gaúcho de 1940 a 45, de19 47 e 1948.
Em 1944, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Em 1946, novamente convocado para o campeonato sul-americano, formou no melhor ataque, cantado em prosa a verso, como o melhor da história da seleção, corroborado pelo lendário Obdúlio Varela, que tinha: Tesourinha, Zizinho, Heleno de Freitas, Jair e Ademir.
Em 1949, foi eleito, numa concorrência nacional, como o "Melhoral dos Craques?. No final do mesmo ano, foi para o Vasco da Gama, onde teve uma séria lesão que o tirou da Copa de 1950. Em 1952 foi contratado pelo Grêmio, quando quebrou o terrível preconceito racial que existia no clube. Em 1955 seu último clube foi o extinto Nacional de Porto Alegre.
Quem nos mandou as informações foi o internauta e historiador Marco Antonio Damian. Obrigado, Marco.
F1: Antonelli entra para a galeria dos vitoriosos em Mônaco com corrida perfeita
Achados & Perdidos: Em jogo duríssimo, Brasil derrotava a Inglaterra há 56 anos, na Copa do México
Uma foto, uma história! Fora da final do Brasileiro de 1992, Renato Gaúcho relaxou na véspera do jogo em praia do RJ
Há dois anos morria Pampa, ex-jogador de vôlei, medalha de ouro em Barcelona/92
Saudade: Fiori Gigliotti, o 'Locutor da Torcida Brasileira' morria há 20 anos
Saudade: Maior nome do tênis brasileiro, Maria Esther Bueno nos deixava há oito anos
F1: 'Grand Chelem', feito obtido por Antonelli em Mônaco, tem um escocês como recordista
Saudade: Fernandão, ídolo colorado, morria há 12 anos
Achados & Perdidos: Milton Neves 'in loco' em cinco edições de Copas do Mundo
Achados & Perdidos: São Paulo empatava com o Bragantino há 35 anos e chegava ao tri brasileiro