Ruy Rey

Ex-centroavante da Ponte Preta e Flamengo
Ruy Rey de Araújo, o Ruy Rey ou Rui Rei, ex-centroavante que entrou para a história do futebol naquela final entre Corinthians e Ponte Preta, no Morumbi, no dia 13 de outubro de 77.
 
Mora em São Paulo, sendo responsável por um projeto social comunitario, o "Repasse de Bosas de Curso de Inglês" para escolinhas de futebol carentes, com 100% de bolsa e R$30,00 de manutenção.
 
Em 1994 fundou a Associação Esportiva Ruy Rey, com fins lucrativos, no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo, no Clube Social Tatuapé.
 
Advogado, formado na Universidade Suan, em Bonsucesso-RJ,  Ruy Rey é pai de quatro filhos (Zerrei, Tuturei, Teteusrei e Débora, que é modelo).
 
Filho do casal Amennécio Raimundo (italiano, já falecido e que nem  conheceu) e Deuszedina de Araújo, é avô de sete netos (Moana, Mayara, Victor Hugo, Pedro Caio, Saulo, Marcela e Vitória).
 
Foi revelado por Dominguinhos, ex-atacante do Flamengo, na Usina de Talentos, na Comunidade da Cruzada de São Sebastião, no Rio, entre Ipanema e Leblon.
 
Naquela favela de cimento armado, também foram revelados outros craques, como Adílio, Antunes, Ernani,  Júlio César Urigueller e Paulinho Pereira. Todos costumavam jogar bola também na Praia do Pinto.
 
Rápido e oportunista, Ruy Rey começou a carreira no Flamengo, em 1974, onde jogou 19 partidas (8 vitórias, 8 empates, 3 derrotas) e anotou sete gols. Mas foi na Ponte Preta, ao lado de Dicá, Lúcio, Marco Aurélio, Tuta, Oscar, Carlos, Jair Picerni e companhia, que ele fez mais sucesso.
 
Em 1977, na grande final do Paulistão, Ruy Rey foi expulso pelo árbitro Dulcídio Wanderley Boschilla logo no começo da partida. A expulsão foi cercada de polêmicas, principalmente após alguns dias, já que Ruy Rey desembarcou no Parque São Jorge como novo reforço do alvinegro para a temporada de 1978. Ele jogou no Corinthians em 1978, 1979 e 1981. Fez 77 jogos (30 vitórias, 28 empates, 19 derrotas) e marcou 21 gols com a camisa do Timão.
 
Além de Flamengo, Ponte e Corinthians, o centroavante defendeu a Portuguesa, por empréstimo (76), América do Rio (79), Botafogo (80), Deportes Tolima, da Colômbia (82), São Cristóvão/RJ (83), Portuguesa/RJ (83 a 86), Cestal Bilbao, da Espanha (86 a 88) e Nova Cidade/RJ (89), onde encerrou a carreira.
 
Aliás, Ruy Rey foi o primeiro brasileiro a jogar no País Basco, região entre a Espanha e a França, com cultura distinta em relação aos dois países e que pleiteia sua independência.
 
Os principais títulos de Ruy Rey como jogador foram: campeão carioca pelo Flamengo em 1974 e campeão paulista pelo Corinthians em 1979.
 

E, NO VÍDEO ABAIXO, DA TV CULTURA, DULCÍDIO WANDERLEY BOSCHILIA CONTA SUA VERSÃO PARA O SUPOSTO SUBORNO PARA FAVORECER O CORINTHIANS NA FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1977, JOGO EM QUE RUY REY FOI EXPULSO

 

No dia 30 de abril de 2017, Ruy Rey contou detalhes da final do Paulistão de 1977 no “Domingo Esportivo”:

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    90
  • 2 San
    71
  • 3 Pal
    71
  • 4 Grê
    65
  • 5 Ath
    63
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES