Roque

Ex-goleiro da Lusa e Noroeste
Roque, o Geraldo Roque de Souza, ex-goleiro negro da Portuguesa de Desportos e do Noroeste de Bauru (SP) nos anos 60,70 e 80, morreu na cidade de Lins (SP) em 22 de abril de 2000, no dia em que o Brasil comemorava 500 anos de seu descobrimento.
 
Ágil, arrojado, sortudo e competente, o bom Roque marcou época em vários times de São Paulo, como Linense, Lusa, XV de Piracicaba, Noroeste e Inter de Limeira.
 
Encerrou a carreira no dia 1º. de junho de 1982, no Cafelandense, de Cafelândia, interior do Estado. Fora de São Paulo, jogou no Madureira-RJ, no Vasco da Gama e no River do Piauí.
 
Depois que parou de jogar, Roque tornou-se treinador de goleiros do Nacional Atlético Cluce. Solteiro e sem filhos, morou muitos anos nos alojamentos do time da Rua Comendador Souza. Para ele, os melhores técnicos que o treinaram foram Aimoré Moreira, na Lusa, e Norberto Lopes, na Inter de Limeira.
 
No dia 25 de junho de 1999, Roque preencheu um questionário e enviou ao jornalista Milton Neves. Tinha uma boa caligrafia.
Melhor árbitro: Armando Marques.
Melhor cartola: Ripoli (dos tempos de XV de Piracicaba).
Cronista esportivo: Fiori Giglioti.
Clube e ídolo de infância: Linense e Orlando (ex-goleiro da Portuguesa).
Se não fosse jogador, o que seria: fisioterapeuta.
Principais jogadores da Seleção Brasileira com os quais conviveu: Leivinha (nos tempos de Portuguesa) e Roberto Dinamite (no Vasco).
Melhor gramado em que atuou: Alfredo de Castilho, do Noroeste de Bauru.
Curiosidades: Nunca tomou gol de Pelé e jamais foi expulso.
 
Ainda sobre Roque, recebemos o e-mail abaixo, do grande Clodoaldo Pacce Filho. Muito obrigado, Clodoaldo!
De: clodoaldo pacce filho [mailto:cpacce@hotmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 15:16
Para: miltao band
Assunto: tudo de novo / Guaruja 2
Miltão,
Negativo, o Roque era do MEU LINENSE, crioulo sim, final dos anos 60, começo da decada de 70, era do Leivinha, Piau, Cardosinho, etc...
Veio para a Portuguesa e se não me engano foi para o Santos, época do EDEVAR NICOLETTI, meu amigo, irmão da Ciline que foi colega de turma do meu pai, na Odonto de Lins, Turma 66.
O Roque foi meu vizinho na Rua Nilo Peçanha, em Lins, me parece que continua por lá. Te peguei....rs...
Abração
Clodoaldo Pacce Filho
``Linense, até debaixo D´Agua´´
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES