Brecha

Ex-meia do Juventus e do Santos
Um dos grandes nomes da história do Clube Atlético Juventus, Moacir Bernardes Brida, o Brecha, foi jogador profissional de 1965 a 1990. Ele morreu em 03 de setembro de 2011 vítima de um tumor na cabeça.

Brecha trabalhava na Prefeitura do Município de Ariranha-SP, e possuía residência fixa em Catanduva-SP, onde também foi professor de Educação Física e tinha escolinhas de futebol. Ele nasceu em Itajobi-SP, em uma fazenda, no dia 12 de julho de 1948.

Pai de três filhos e avô de três netos, o ex-meia também atuou no Santos nos anos 70. Brecha chegou ao Peixe pouco antes de Pelé se transferir para o Cosmos, de Nova Iorque, em 1974.

Além do Moleque Travesso e Santos, Brecha atuou pelo Catanduvense Esporte Clube, Barretos, Guarani de Campinas (SP), Maringá-PR, Comercial de Campo Grande-MS, Mixto-MT, Botafogo de Monte Alto-SP, Brasília-DF e Sertãozinho-SP, este último no final de carreira. Irmão de Brida (outro ex-jogador), ele teve até uma passagem pela seleção brasileira em 1972.

Gol da zebra milionária

O Corinthians era apontado como o grande favorito para vencer o Juventus no dia 29 de abril de 1972. O duelo era um dos jogos da loteria esportiva, teste 85. O Moleque Travesso, com gol de Brecha, derrotou o alvinegro. Ninguém esperava pela "zebra" no Pacaembu. Apenas um apostador acertou todos os jogos: Eduardo Varela, o Dudu da Loteca. O Juventus derrotou o Corinthians naquele dia com: Miguel; Chiquinho (Celso), Carlos, Oscar e Osmar; Brida e Brecha; Luís Antônio, Adnan (Maurinho), Sérgio Pinheiro e Ziza. O técnico juventino era Milton Buzzetto. As informações estão no "Almanaque do Corinthians", de Celso Dario Unzelte.
 
Ainda sobre Brecha recebemos este e-mail e a matéria abaixo:
Estou mandando um link de matéria publicada no jornal Noticia da Manhã, de Catanduva. Aproveito para informar que o jornalista nas fotos com Brecha e Brida é Enio Franco, do Noticia da Manhã.
Abs,

Wagnão

- BRIDA E BRECHA VOLTAM ÀS ORIGENS NO PROGRAMA GOLAÇO,  DE MILTON NEVES

Em matéria especial, repórter Enio Franco do Notícia da Manhã acompanhou a gravação do programa na Rede Mulher

Considerado um dos jornalistas esportivos mais importantes do País, Mílton Neves, recebeu nos estúdios da Rede Mulher os ex-jogadores e irmãos Moacir Bernardes Brida, o Brecha, e Roberto Brida. O jornal Notícia da Manhã acompanhou, com exclusividade, a gravação do programa Golaço, na última quinta-feira (dia 12), em São Paulo.

Famoso pela tentativa de manter viva a memória do futebol nacional, Mílton Neves fez uma das melhores entrevistas de toda a carreira da dupla catanduvense. Palavra dos próprios entrevistados. "Ninguém faz melhor no Brasil esse papel de manter viva a história do futebol que o Mílton Neves. Pudemos passar nossa carreira "a limpo". Trata-se de uma grande oportunidade dos mais jovens ter o conhecimento daquilo que já proporcionamos no futebol", comentou Brida. O jornalista coloca o técnico Brida no mesmo nível de caráter do ex-jogador Raí e do goleiro do Palmeiras, Marcos.

"O Brida tem uma postura difícil de ser encontrada no ambiente do futebol. É uma das pessoas mais honradas do meio?, comentou. Brecha, que durante a gravação contou várias histórias da época em que atuou ao lado de Pelé, no Santos, também elogiou a fama de Mílton Neves de ser "fã dos jogadores velhos". "Se o nível do futebol brasileiro está assim hoje, é porque alguém trabalhou bastante para que fosse atingido tal patamar. Não deixar cair no esquecimento esses grandes jogadores é de extrema importância para a manutenção dessa ideologia?, comentou Brecha. Na visão de Mílton Neves, Brecha foi melhor jogador que seu irmão Brida.

"Os dois foram ótimos jogadores, mas o Brecha jogou bem mais que o Brida. Entretanto, isso não diminuiu a importância que os dois tiveram juntos no futebol brasileiro?, destacou. A gravação do programa também contou com a participação do jornalista José Isaías, que foi assessor de imprensa do Juventus e do Palmeiras. Brida e Brecha mantiveram uma relação estreita com o jornalista na época de Juventus. "São dois ex-jogadores que tiveram muita importância para o futebol brasileiro. Reuni-los novamente, em rede nacional como acontece hoje aqui no Golaço, é um acontecimento para ficar guardado para sempre?, comentou Isaias.

Fábio Sormani, ex-comentarista da Rede Bandeirantes e hoje na Rádio Record, fez várias referências ao estilo de jogo de Brecha.

"Ele possuía um chute fortíssimo?, comentou. O comentarista lembrou de um episódio que envolveu Brecha e o ex-árbitro Armando Marques. "Na despedida do Pelé, o Armando Marques anulou um gol do Brecha que foi um dos maiores escândalos da história da arbitragem nacional?, relembrou.
 
Site

Durante a gravação, Mílton Neves aproveitou para fazer fotos atuais dos ex-jogadores. No mesmo dia, as fotos já estavam disponíveis na sessão ´Que fim levou´ do site www.miltonneves.com.br. "Mantenho uma equipe formada por dez jornalistas que são especializados na busca por fotos de jogadores antigos?, frisou.

Agora

Mílton Neves, que tem uma coluna no jornal Agora, de São Paulo, publicou fotos de Brida e Brecha na coluna do último domingo.
 
E o colaborador do site, Walter Roberto Peres, de Santos (SP), faz importante observação: "Claudio de Aguiar Mauriz também aparece na foto. Ele é o rapaz que segura uma maquina fotográfica, agachado na primeira fila, de calça escura e blusa clara", reconhece Walter. Muito obrigado!Recebemos ainda o e-mail de Walter Roberto Peres, historiador santista, sobre a foto do time do Santos perto das pirâmides do Egito.

MILTON, BOA TARDE! AINDA COM RESPEITO ÀQUELA FOTO DO SANTOS NA EXCURSÃO DE 1973 (FEVEREIRO) QUE INCLUIU UM JOGO NO CAIRO FRENTE AO TIME DO NATIONAL, EM 18 DE FEVEREIRO, QUANDO VENCEU POR 5 A 0 (DOIS GOLS DE PELÉ, COMPLETANDO O RESULTADO COM GOLS DE ZÉ CARLOS, EDU E JAIR DA COSTA), FAVOR NOTAR ABAIXO A COMPOSIÇÃO DA DELEGAÇÃO, DE ACORDO COM O JORNAL "A TRIBUNA?:

TÉCNICO: PEPE

JOGADORES: CLÁUDIO, HERMES, MARINHO PERES, CARLOS ALBERTO, ZÉ CARLOS, CLODOALDO, JAIR DA COSTA, BRECHA, ALCINDO, PELÉ E EDU. RESERVAS: WILLIAM, VICENTE, MURIAS, PITICO, MANUEL MARIA, LÉO E EUSÉBIO.

CHEFE DA DELEGAÇÃO: RENÊ RAMOS.

FISICULTOR: GERALDO CUNHA (QUE NÃO SEGUIU NA ÚLTIMA HORA, SENDO QUE O MARÇAL QUE ACABA DE FORMAR-SE NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA JUNTOU-SE À DELEGAÇÃO NO EGITO, COMO FISICULTOR E TAMBÉM COMO EVENTUAL JOGADOR).

MASSAGISTA: BERALDO PORTHOS LINHARES.

ROUPEIRO: OLIVIO SOARES (SABÚ)
 
JORNALISTA: SOLANGE BIAS, DE "A GAZETA ESPORTIVA?.

TAIS FATOS ACIMA COMPROVAM QUE O RAPAZ COM UMA MÁQUINA FOTOGRÁFICA NA PRIMEIRA FILA É FATO O GOLEIRO CLÁUDIO DE AGUIAR MAURIZ. NOTICIÁRIO DO MESMO JORNAL INDICA QUE NA OPORTUNIDADE CEJAS ESTAVA COM DISTENSÃO MUSCULAR.

SDS

WALTER

SANTOS-SP

Em 06 de setembro de 2010, recebemos o seguinte e-mail de Brecha:

De: Felipe Boso Brida [mailto:felipebb85@hotmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 6 de setembro de 2010 16:53
Para: miltonneves@terceirotempo.com.br
Assunto: Foto - Brecha, Brida e Osmar Santos
 
Amigo Milton, tudo bom? É o Brecha, pelo email do meu filho, Felipe. Aqui está tudo bem. Estou terminando meu tratamento, a saúde está ótima, e semana que vem viajo com minha esposa para um tour na Europa.
 
Semana passada, dia 30/08, o querido amigo Osmar Santos esteve em Catanduva. E passou de minha casa para tomar um café.
 
Registramos o momento e envio a você para publicar no site.
 
Foto* na minha casa, em Catanduva/SP. Nela estão: eu, Osmar e Brida.
 
Um forte abraço!
 
BRECHA

* veja na galeria de fotos de Brecha

 
VÍDEO EMOCIONANTE

Em 1973, na visita que fizeram ao Egito, para o amistoso diante do Ah-Ahly (o Peixe venceu por 5 a 0), os craques santistas deram uma pausa nos treinamentos e conheceram a Planície de Gizé, nos arredores do Cairo.

Abaixo, veja o emocionante vídeo garimpado pelo historiador Wesley Miranda, que mostra Willians de Jesus, Cláudio Mauriz, Carlos AlbertoTorres, Brecha, Eusébio, Emerson Marçal, Pitico, Marinho Peres, Hermes, o empresário Carlos Sexton, Sérgio Orefice (diretor santista), seu filho Silvio Luiz Orefice, o roupeiro Sabu e o Dr. Daló Salerno se divertindo em um dos principais cartões postais do país:
 

ver mais notícias
ver mais Áudio

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES