Lucas Pierre Santos Oliveira, o Pierre, volante que atou em vários clubes brasileiros.
Começou a carreira nas categorias de base do Vitória. Em 2002 veio para o Ituano (conquistou o campeonato paulista), de onde foi emprestado, no ano seguinte, ao Paraná Clube.
Se destacou na equipe paranaense, ficando por lá até o fim da temporada 2006, quando o Paraná foi campeão estadual e se classificou para a disputa da Libertadores da América, sob o comando do técnico Caio Júnior.
O treinador foi contratado pelo Palmeiras para a temporada seguinte e indicou Pierre como um dos primeiros reforços para o clube. O volante defendeu o Verdão em cinco temporadas e virou ídolo do torcedor, identificado com sua dedicação dentro de campo.
Com a camisa do Verdão foi campeão paulista de 2008, com o técnico Vanderlei Luxemburgo e fez parte da campanha do Brasileiro de 2009. O Palmeiras liderou boa parte do campeonato, mas perdeu alguns jogadores lesionados na reta final. Pierre foi um deles. Ainda assim foi considerado o melhor jogador da posição e conquistou o troféu Bola de Prata.
Em função de lesões passou a ser pouco aproveitado em 2011 pelo então técnico da equipe, Luiz Felipe Scolari. Sem espaço, foi emprestado ao Atlético Mineiro onde conseguiu recuperar o bom futebol e se tornou ídolo da Massa Atleticana. No Galo foi campeão da Libertadores da América, em 2013, Copa do Brasil e Recopa Sulamericana em 2014, além do bicampeonato estadual em 2012 e 2013.
Ainda jogou pelo Fluminense, de 2015 a 2017. Em 2018 passou por Athletico Paranaense e Joiville. Encerrou a carreira em fevereiro de 2019, aos 37 anos.
Pierre nasceu em Itororó, na Bahia, e divide seu tempo entre as cidades de São Paulo e Belo Horizonte. É casado com Moema Marques e pai de duas meninas.
No dia 17 de fevereiro de 2019, Pierre participou do Domingo Esportivo Bandeirantes para falar da decisão de pendurara as chuteiras. O técnico Muricy Ramalho também participou do bate papo. Confira a íntegra:
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Cavalo e simbologia
Os cavalos sentem frio?
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Volante do Santo elogia Abel, mas estabelece diferença de Jorge Sampaoli
Égua Mãe – Gestação e Parto
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Santos x Corinthians na Vila mostra força de Sampaoli perante diretoria
BRASILEIRÃO 2019