por Marcos Júnior Micheletti
O norte-americano Philip Kotler, considerado o "papa" da publicidade, propaganda e do marketing, é natural de Chicago, onde nasceu em 27 de maio de 1931.
Requisitadíssimo, Kotler apresenta seminários no mundo inteiro para falar de suas especialidades. É professor da escola de administração da Universidade Northwestern, em Illinois (EUA).
Escritor, consultor e professor, Kotler obteve seu primeiro mestrado pela Universidade de Chicago, e seu PhD em Massachusetts (MIT), ambos em Economia. É pós-doutorado em Matemática por Harvard e em Ciências Comportamentais pela Universidade de Chicago.
Autor de 55 livros e autor e co-autor de mais de 150 artigos publicados, suas obras direcionam-se à didática de marketing e responsabilidade corporativa, educação, meio ambiente, marketing governamental, saúde, hospitalidade, inovação, museus, artes cênicas, marketing local, redução da pobreza, serviços profissionais, instituições religiosas e turismo.
Desde 2016 é conselheiro do The Marketing Journal, site online dedicado a compartilhar conhecimentos e práticas de marketing.
Entre suas frases famosas, algumas das mais destacadas:
• Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.
• Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade
• Um profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos.
• Não olhe para o ciclo de vida do produto: olhe para o ciclo de vida do mercado.
• As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram.
• O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro.
• O marketing está se tornando mais um batalha baseada em informações do que uma batalha no poder de vendas.
• As metas indicam aquilo que uma unidade de negócios deseja alcançar; estratégia é um plano de como chegar lá.
• Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades.
• É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato.
• Profissionais de marketing não criam necessidades: as necessidades existem antes dos profissionais de marketing. Os profissionais de marketing, paralelamente a outras influências da sociedade, influenciam desejos.
• As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.
NO PROGRAMA EPÍGRAFES, APRESENTADO PELO JORNALISTA RICARDO MITUTI, MILTON NEVES FOI O CONVIDADO ESPECIAL, E A CONVERSA COMEÇOU JUSTAMENTE A PARTIR DE UMA FRASE DE PHILIP KOTLER, A PRIMEIRA DA RELAÇÃO ACIMA (DO LIVRO ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING). VEJA O VÍDEO. PRODUÇÃO: DT FILMES
Uma viagem de Milton Neves ao Japão para acompanhar o Santos Futebol Clube
Sauber pode servir de exemplo para a Cadillac escolher seus pilotos
Achados & Perdidos: Há 11 anos, Brasil 1 x 7 Alemanha
Remanescente brasileiro na Copa do Mundo de Clubes, Flu encara o Chelsea por vaga na final; as formações
Fenômeno digital: Milton Neves bate marcas impressionantes nas redes sociais
Saudade: Vialli, ex-atacante italiano, completaria 61 anos
Saudade: Há dois anos morria Navarro, ex-atacante do Corinthians e XV de Jaú
Feliz aniversário, Edmilson! Relembre seu lindo gol na Copa de 2002
Olhos no retrovisor: Milton Neves, carros, corridas, autódromos e encontros com pilotos
Arquibancadas do Mundial: um show à parte! Por Ricardo Setyon