por Marcos Júnior Micheletti
O norte-americano Philip Kotler, considerado o "papa" da publicidade, propaganda e do marketing, é natural de Chicago, onde nasceu em 27 de maio de 1931.
Requisitadíssimo, Kotler apresenta seminários no mundo inteiro para falar de suas especialidades. É professor da escola de administração da Universidade Northwestern, em Illinois (EUA).
Escritor, consultor e professor, Kotler obteve seu primeiro mestrado pela Universidade de Chicago, e seu PhD em Massachusetts (MIT), ambos em Economia. É pós-doutorado em Matemática por Harvard e em Ciências Comportamentais pela Universidade de Chicago.
Autor de 55 livros e autor e co-autor de mais de 150 artigos publicados, suas obras direcionam-se à didática de marketing e responsabilidade corporativa, educação, meio ambiente, marketing governamental, saúde, hospitalidade, inovação, museus, artes cênicas, marketing local, redução da pobreza, serviços profissionais, instituições religiosas e turismo.
Desde 2016 é conselheiro do The Marketing Journal, site online dedicado a compartilhar conhecimentos e práticas de marketing.
Entre suas frases famosas, algumas das mais destacadas:
• Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.
• Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade
• Um profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos.
• Não olhe para o ciclo de vida do produto: olhe para o ciclo de vida do mercado.
• As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram.
• O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro.
• O marketing está se tornando mais um batalha baseada em informações do que uma batalha no poder de vendas.
• As metas indicam aquilo que uma unidade de negócios deseja alcançar; estratégia é um plano de como chegar lá.
• Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades.
• É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato.
• Profissionais de marketing não criam necessidades: as necessidades existem antes dos profissionais de marketing. Os profissionais de marketing, paralelamente a outras influências da sociedade, influenciam desejos.
• As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.
NO PROGRAMA EPÍGRAFES, APRESENTADO PELO JORNALISTA RICARDO MITUTI, MILTON NEVES FOI O CONVIDADO ESPECIAL, E A CONVERSA COMEÇOU JUSTAMENTE A PARTIR DE UMA FRASE DE PHILIP KOTLER, A PRIMEIRA DA RELAÇÃO ACIMA (DO LIVRO ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING). VEJA O VÍDEO. PRODUÇÃO: DT FILMES
Achados & Perdidos: Há 54 anos o Galo conquistava seu primeiro Brasileirão
Equipe mineira foi melhor no triangular decisivo e Dario fez o gol do título do GaloAchados & Perdidos: Há 44 anos, em Tóquio, o Flamengo faturava o Mundial de Clubes
Achados & Perdidos: Há 33 anos, no Beira-Rio, o Inter conquistava sua única Copa do Brasil
Saudade: Há 11 anos morria Radar, que jogou na Lusa e no Flamengo
Achados & Perdidos: Há 50 anos, o primeiro título do Inter no Brasileirão, com o 'Gol Iluminado'
Achados & Perdidos: Corinthians conquistava o bicampeonato paulista há 42 anos
Depois de vencer o Cruzeiro no Mineirão, Corinthians decide vaga para final da Copa do Brasil em casa
Saudade: Há cinco anos morria o jornalista Orlando Duarte
Achados & Perdidos: Enorme frustração da Lusa e comemoração gremista na decisão do Brasileiro de 96
'Gol, gol, gol!', o bordão criado pelo saudoso Orlando Duarte para as narrações de futebol
Uma foto, uma história! Zagallo, Parreira e o Passat encrencado em território alemão...