por Marcos Júnior Micheletti
O norte-americano Philip Kotler, considerado o "papa" da publicidade, propaganda e do marketing, é natural de Chicago, onde nasceu em 27 de maio de 1931.
Requisitadíssimo, Kotler apresenta seminários no mundo inteiro para falar de suas especialidades. É professor da escola de administração da Universidade Northwestern, em Illinois (EUA).
Escritor, consultor e professor, Kotler obteve seu primeiro mestrado pela Universidade de Chicago, e seu PhD em Massachusetts (MIT), ambos em Economia. É pós-doutorado em Matemática por Harvard e em Ciências Comportamentais pela Universidade de Chicago.
Autor de 55 livros e autor e co-autor de mais de 150 artigos publicados, suas obras direcionam-se à didática de marketing e responsabilidade corporativa, educação, meio ambiente, marketing governamental, saúde, hospitalidade, inovação, museus, artes cênicas, marketing local, redução da pobreza, serviços profissionais, instituições religiosas e turismo.
Desde 2016 é conselheiro do The Marketing Journal, site online dedicado a compartilhar conhecimentos e práticas de marketing.
Entre suas frases famosas, algumas das mais destacadas:
• Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.
• Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade
• Um profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos.
• Não olhe para o ciclo de vida do produto: olhe para o ciclo de vida do mercado.
• As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram.
• O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro.
• O marketing está se tornando mais um batalha baseada em informações do que uma batalha no poder de vendas.
• As metas indicam aquilo que uma unidade de negócios deseja alcançar; estratégia é um plano de como chegar lá.
• Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades.
• É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato.
• Profissionais de marketing não criam necessidades: as necessidades existem antes dos profissionais de marketing. Os profissionais de marketing, paralelamente a outras influências da sociedade, influenciam desejos.
• As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.
NO PROGRAMA EPÍGRAFES, APRESENTADO PELO JORNALISTA RICARDO MITUTI, MILTON NEVES FOI O CONVIDADO ESPECIAL, E A CONVERSA COMEÇOU JUSTAMENTE A PARTIR DE UMA FRASE DE PHILIP KOTLER, A PRIMEIRA DA RELAÇÃO ACIMA (DO LIVRO ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING). VEJA O VÍDEO. PRODUÇÃO: DT FILMES
O dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Matogrossense
No Centro de Convenções de Cuiabá, em 2011Pulinho, filho do João do Pulo, participa do Esporte sem Firula, da TV Oeste
O Esporte Sem Firula vai ao ar de segunda a sexta, entre meio-dia às 14hParabéns, Neto! Relembre cinco lindos gols do aniversariante que completa 59 anos!
Brasil encerra sua participação nas Eliminatórias contra a Bolívia, na altitude de El Alto; os times
Corinthians recebe o Furacão precisando de um empate para avançar à semifinal da Copa do Brasil; os times
Em vídeo, 'Antes & Depois' de jogadores revelados pelo São Paulo Futebol Clube
Parabéns, Gustavo Kuerten! Um vídeo com melhores momentos do seu primeiro título em Roland Garros
O jornalista Luís Carlos Quartarollo é o convidado de Marcos Falopa na live de hoje
Campeonato Brasileiro de Kart abre inscrições e divulga regulamento da 60ª edição
Saudade: Beckenbauer, campeão como jogador e treinador da Alemanha, completaria 80 anos
O dia em que Milton Neves visitou a cidade gaúcha de Erechim
Saudade: Fontana, titular em um jogo na Copa de 70, morria há 45 anos