por Marcos Júnior Micheletti
O norte-americano Philip Kotler, considerado o "papa" da publicidade, propaganda e do marketing, é natural de Chicago, onde nasceu em 27 de maio de 1931.
Requisitadíssimo, Kotler apresenta seminários no mundo inteiro para falar de suas especialidades. É professor da escola de administração da Universidade Northwestern, em Illinois (EUA).
Escritor, consultor e professor, Kotler obteve seu primeiro mestrado pela Universidade de Chicago, e seu PhD em Massachusetts (MIT), ambos em Economia. É pós-doutorado em Matemática por Harvard e em Ciências Comportamentais pela Universidade de Chicago.
Autor de 55 livros e autor e co-autor de mais de 150 artigos publicados, suas obras direcionam-se à didática de marketing e responsabilidade corporativa, educação, meio ambiente, marketing governamental, saúde, hospitalidade, inovação, museus, artes cênicas, marketing local, redução da pobreza, serviços profissionais, instituições religiosas e turismo.
Desde 2016 é conselheiro do The Marketing Journal, site online dedicado a compartilhar conhecimentos e práticas de marketing.
Entre suas frases famosas, algumas das mais destacadas:
• Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.
• Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade
• Um profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos.
• Não olhe para o ciclo de vida do produto: olhe para o ciclo de vida do mercado.
• As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram.
• O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro.
• O marketing está se tornando mais um batalha baseada em informações do que uma batalha no poder de vendas.
• As metas indicam aquilo que uma unidade de negócios deseja alcançar; estratégia é um plano de como chegar lá.
• Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades.
• É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato.
• Profissionais de marketing não criam necessidades: as necessidades existem antes dos profissionais de marketing. Os profissionais de marketing, paralelamente a outras influências da sociedade, influenciam desejos.
• As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.
NO PROGRAMA EPÍGRAFES, APRESENTADO PELO JORNALISTA RICARDO MITUTI, MILTON NEVES FOI O CONVIDADO ESPECIAL, E A CONVERSA COMEÇOU JUSTAMENTE A PARTIR DE UMA FRASE DE PHILIP KOTLER, A PRIMEIRA DA RELAÇÃO ACIMA (DO LIVRO ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING). VEJA O VÍDEO. PRODUÇÃO: DT FILMES
Achados & Perdidos: O dia em que três goleiros não foram suficientes para segurar o Olaria de Jaburú
Inhaque foi um dos arqueiros da Seleção do Sul de MinasParabéns, Tcheco! Ex-meia, com boas passagens por Coxa e Grêmio, faz 49 anos
O ex-atleta atualmente trabalha como treinador. Foto: Instagram de TchecoAchados & Perdidos: Evento em Portugal com a participação de Milton Neves em 2018
O dia em que Milton Neves visitou a sede da Anjo Tintas, em Criciúma
Uma foto, uma história! Zito e Pelé passeando em Estocolmo durante a Copa de 58
Saudade: Há dois anos morria Rinaldo Amorim, ídolo do Palmeiras e do Náutico
Achados & Perdidos: Mifflin, que marcou um dos gols do Cosmos em despedida de Pelé, faz 78 anos
F1: McLaren mostra força na sexta-feira em Suzuka; Tsunoda começa bem pela Red Bull
Achados & Perdidos: O fundamental gol do aniversariante Branco na Copa de 1994, nos EUA
Após tropeço na Sul-Americana, Corinthians volta ao Brasileiro para enfrentar o Vasco; as formações
F1: Verstappen, espetacular, contraria a lógica e conquista a pole para o GP do Japão
Saudade: Ex-volante da Lusa, Brandãozinho nos deixava há 25 anos