por Marcos Júnior Micheletti
O norte-americano Philip Kotler, considerado o "papa" da publicidade, propaganda e do marketing, é natural de Chicago, onde nasceu em 27 de maio de 1931.
Requisitadíssimo, Kotler apresenta seminários no mundo inteiro para falar de suas especialidades. É professor da escola de administração da Universidade Northwestern, em Illinois (EUA).
Escritor, consultor e professor, Kotler obteve seu primeiro mestrado pela Universidade de Chicago, e seu PhD em Massachusetts (MIT), ambos em Economia. É pós-doutorado em Matemática por Harvard e em Ciências Comportamentais pela Universidade de Chicago.
Autor de 55 livros e autor e co-autor de mais de 150 artigos publicados, suas obras direcionam-se à didática de marketing e responsabilidade corporativa, educação, meio ambiente, marketing governamental, saúde, hospitalidade, inovação, museus, artes cênicas, marketing local, redução da pobreza, serviços profissionais, instituições religiosas e turismo.
Desde 2016 é conselheiro do The Marketing Journal, site online dedicado a compartilhar conhecimentos e práticas de marketing.
Entre suas frases famosas, algumas das mais destacadas:
• Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.
• Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade
• Um profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos.
• Não olhe para o ciclo de vida do produto: olhe para o ciclo de vida do mercado.
• As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram.
• O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro.
• O marketing está se tornando mais um batalha baseada em informações do que uma batalha no poder de vendas.
• As metas indicam aquilo que uma unidade de negócios deseja alcançar; estratégia é um plano de como chegar lá.
• Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades.
• É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato.
• Profissionais de marketing não criam necessidades: as necessidades existem antes dos profissionais de marketing. Os profissionais de marketing, paralelamente a outras influências da sociedade, influenciam desejos.
• As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.
NO PROGRAMA EPÍGRAFES, APRESENTADO PELO JORNALISTA RICARDO MITUTI, MILTON NEVES FOI O CONVIDADO ESPECIAL, E A CONVERSA COMEÇOU JUSTAMENTE A PARTIR DE UMA FRASE DE PHILIP KOTLER, A PRIMEIRA DA RELAÇÃO ACIMA (DO LIVRO ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING). VEJA O VÍDEO. PRODUÇÃO: DT FILMES
Saudade: Há oito anos morria Solitinho, ex-goleiro do Corinthians
Ele foi revelado pelo clube de Parque São Jorge. Foto: Diogo MiloniAchados & Perdidos: Há 60 anos, Santos 11 x 0 Botafogo-SP, com oito gols de Pelé!
Rei do Futebol teve atuação de gala na Vila Belmiro. Foto: DivulgaçãoEm confronto direto pela vice-liderança das Eliminatórias, Uruguai recebe a Colômbia; as formações
Achados & Perdidos: Há sete anos, com vitória sobre o Fluminense, Corinthians era heptacampeão brasileiro
Olhos no retrovisor: Curiosos patrocínios no automobilismo; de marca de preservativos a revista adulta
Achados & Perdidos: Há 61 anos, no Maracanã, o Santos era bicampeão mundial
Lutando contra o rebaixamento, Furacão pega o Galo em jogo atrasado; as equipes
Parabéns, Flamengo! O Rubro-Negro completa 129 anos!
Achados & Perdidos: Gols raros de Pelé, contra Juventus, Palmeiras e Briosa
Saudade: Há dois anos morria Isabel, ícone do vôlei brasileiro
Após garantir acesso, o campeão Santos recebe o CRB em seu penúltimo jogo pela Série B; as equipes
Achados & Perdidos: O único jogo em que Mané Garrincha atuou pelo Vasco da Gama