por Marcus Vinicius Dias Magalhães
Nascido em Majdanpek, na Sérvia, em 10 de setembro de 1972, Dejan Petkovic, conhecido como Pet, foi um jogador bastante rodado no futebol brasileiro. No dia 5 de junho de 2011, aposentou-se dos gramados vestindo a camisa do Flamengo, no clube em que fez muito sucesso.
Em 12 de abril de 2018, Pet foi contratado pelo Grupo Globo para atuar como comentarista da TV Globo, do SporTV, da Premiere (serviço pay-per-view da Globosat) e do site Globoesporte. O sérvio ficou na Globo até 07 de julho de 2022, quando pediu demissão.
O começo
Pet começou sua carreira no Radnicki Nis, da antiga Iuguslávia.
Após breve passagem pelo Real Madrid, o sérvio chegaria em 1997 ao Vitória, para substituir o atacante Bebeto. A equipe baiana contou com o patrocínio no Banco Excel para trazer o meio-campista.
Ainda desconhecido no Brasil, Pet chamou a atenção ao marcar, em sua estréia, um belo gol de falta, na partida contra o União São João; além de dar um passe para o gol do goleador Túlio Maravilha. Após cair nas graças do torcedor rubro-negro, o Sérvio se despediria da equipe em 1999, tentando uma segunda chance no futebol europeu, dessa vez pelo Venezia, da Itália.
Sem sucesso na Europa, Pet retornaria ao Brasil para jogar pelo Flamengo, no ano 2000. Em sua primeira passagem pelo clube, o Sérvio foi bi-campeão carioca e da Copa dos Campeões. O momento mais importante da carreira do craque foi um golaço de falta, no último minuto, sobre o maior rival, o Vasco da Gama, pela final do Campeonato Carioca de 2000.
O sérvio ainda passou por outros clubes brasileiros, como: Vasco, Fluminense, Goiás, Santos, até retornar ao Flamengo em 2009, quando seria campeão e um dos principais destaques da equipe que acabou por conquistar o título brasileiro daquele ano.
Em dezembro de 2013 assumiu o time sub-23 do Atlético Paranaense, dando início a sua carreita de técnico.
No dia 12 de junho de 2015, Petkovic foi anunciado como técnico do Criciúma, clube que, na ocasião, disputava a série B do Campeonato Brasileiro. Mas, após poucos meses, em 5 de outubro, o clube anunciou sua demissão do cargo de treinador. Em 12 de março de 2016, Pet foi contratado pelo Sampaio Corrêa, clube em que permaneceu até o dia 19 de maio do mesmo ano, quando foi demitido.
Em 3 de maio de 2017 foi anunciado como gerente de futebol do Vitória-BA, clube que defendeu como jogador entre 1997 e 1999. E mais, para a surpresa de muitos, em 11 de maio, devido a dificuldade do Rubro-Negro para contratar um técnico, Petkovic assumiu o cargo para a disputa do Brasileirão.
A passagem de Pet como cartola do Vitória durou menos de três meses e em 24 de julho de 2017 teve seu fim. O sérvio vinha sofrendo pressão da torcida e foi demitido.
O golaço de Petkovic na final do Campeonato Carioca de 2001 contra o Vasco.
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Vitinho se machucou durante a partida contra o Corinthians. Foto: Daniel Vorley/AGIF/Via UOLO dia em que Milton Neves palestrou para varejistas de todo o Brasil
Fluminense define sua permanência na Copa do Mundo de Clubes contra o Mamelodi; os times
Parabéns, Carlos Alberto Pintinho! Ex-meia que brilhou no Flu completa 70 anos
Parabéns, Riquelme! Veja alguns gols ídolo do Boca Juniors, que completa 47 anos
Jogando pela liderança do Grupo D, Flamengo enfrenta o eliminado Los Angeles FC
Achados & Perdidos: A primeira Copa do Mundo conquistada pela Argentina, há 47 anos
Saudade: Juan Manuel Fangio, que nascia há 114 anos, na conquista de seu primeiro título na F1
Fogão Made In Brasil! Por Ricardo Setyon
Olhos no retrovisor: Um dia histórico para a Renault e Fernando Alonso na F1
Achados & Perdidos: Francisco Rebolo, o artista que desenhou o atual distintivo do Corinthians