Pedro Caixinha

Treinador de futebol

por Marcos Júnior Micheletti

O português Pedro Caixinha, ex-goleiro, atualmente é o treinador do Red Bull Bragantino, anunciado pelo clube do interior paulista em dezembro de 2022. 

Pedro Miguel Faria Caixinha nasceu em Beja, no Baixo Alentejo, em 15 de novembro de 1970, e teve uma trajetória por pequenos clubes de Portugal, como goleiro do Deportivo Beja, Penedo Gordo, Serpa, Favaios e Ourique, e com 28 anos deixou os gramados e iniciou sua trajetória como treinador, justamente pelo Deportivo Beja, clube em que havia debutado como atleta, para comandar as divisões de base do clube.

Se a carreira como goleiro não foi de muito destaque, o mesmo não se pode dizer de sua ascensão rápida como treinador, comandando boas equipes de seu país, como o União Leiria e o Nacional da Madeira, para depois engrenar uma boa estada no futebol mexicano, pelo Santos Laguna, onde conquistou três títulos: Apertura de 2014, Clausura de 2015 e o título de Campeão dos Campeões em 2015.

Depois, uma boa experiência pelo futebol do Catar, pelo Al-Gharafa, retorno ao México para comandar o Cruz Azul, onde novamente foi campeão, do Apertura de 2018 e da Supercopa de 2019. 

Depois, uma experiência na Europa, pelo Rangers (Escócia), retorno ao Cruz Azul, no futebol árabe pelo Al Shabab, novamente pelo Santos Laguna em 2022 e no mesmo ano transferiu-se para o Talleres de Córdoba (Argentina).

No final de 2022 acertou seu contrato com o Red Bull Bragantino, então sua primeira experiência comandando uma equipe do futebol brasileiro.

Comandando o Red Bull Bragantino no Campeonato Brasileiro da Série A de 2023, levou a equipe ao sexto lugar, com 62 pontos, oito atrás do Palmeiras, o campeão. A posição credenciou o time de Bragança Paulista a uma vaga na chamada pré-Libertadores.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES