Paulo Damião

Pastor e ex-jogador em Campinas
por Marcos Júnior Micheletti
 
Paulo de Melo Cintra Damião, o Paulo Damião, hoje pastor e professor de teologia na UNICESUMAR, em Maringá-PR, também jogou futebol quando estudou no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, interior de São Paulo.
 
Filho do reverendo Luthero e de Dona Santa, Paulo Damião, nasceu em 09 de agosto de 1955 em Muzambinho-MG.
 
Ele começou sua carreira no futebol em 1968, no Dente de Leite do Corinthians de Presidente Prudente-SP. Depois atuou na várzea da cidade, pelo Irmãos Marini, em 1972 e entre 1975 e 1978 defendeu a Seleção da Faculdade de Teologia Presbiteriana de Campinas, também no interior paulista.
 
"Meu momento de auge no futebol foi quando joguei contra o Guarani, atuando pelo Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, em uma preliminar do Campeonato Paulista", revelou Paulo Damião, ao Portal Terceiro Tempo, cujo apelido, era "Sapinho".

Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil desde 1979, Paulo Damião fez o discurso de saudação a Milton Neves quando este recebeu seu Título de Cidadão prudentino. Na ocasião, Damião lembrou que Milton Neves, em 1966, com 15 anos, escalou o time que deveria ser ideal para defender a seleção brasileira naquele ano.
 
É pai de dois filhos: Tiago Alves Cintra Damião e Luthero Cintra Damião Neto.
 
Em 7 de outubro de 2016 recebemos uma mensagem de Paulo Damião sobre um campeonato de futebol de salão realizado em Quito, no Equador, no III Congresso Latino Americano de Evangelização. Na ocasião, Damião participou como técnico e jogador. Abaixo, o relato do episódio:
 
Em 1992 houve em Quito, Equador, o III Congresso Latino Americano de Evangelização - CLADE III e foi realizado um campeonato de futebol de salão entre os países presentes. Na final ficaram Brasil x Argentina. Eu havia me machucado no jogo da semi-final e por isso fiquei como técnico. Acontece que a questão da altitude é séria mesmo e por isso, alguns jogadores brasileiros não suportaram até o final. Faltando 5 minutos e o jogo empatado em 1x1, um deles quase desmaiou e não tínhamos mais reservas e por isso entrei mesmo em alguma dificuldade. Acabei fazendo o gol da vitória e neste exato momento estava no local do evento, onde havia mais de 4.000 pessoas, a principal rede de televisão do Equador filmando o evento e filmaram exatamente no momento em que fiz o gol e a festa brasileira com o título. A matéria foi veículada nos principais jornais de televisão naquela noite. É isso.

Obrigado. Paulo

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES