por Marcos Júnior Micheletti
Um dos mais talentosos pilotos de sua geração, o paulistano Paulo Carcasci, nascido em 7 de janeiro de 1964, atualmente trabalha como coach de pilotos, utilizando sua experiência profissional com jovens talentos do esporte a motor. Em seu extenso histórico, alguns pilotos receberam suas orientações, incluindo na Fórmula 1, entre eles Antonio Pizzonia e Luciano Burti.
Antes do kart, Paulo competiu nos chamados "Mini Carros", onde conquistou dois títulos em 1974, o Paulista e o Brasileiro.
As conquistas no kart começaram três anos mais tarde, em 1977, quando competiu na categoria Kart Júnior (vice-campeão daquele ano).
Em 1978, o primeiro título Brasileiro, também no Kart Júnior, iniciando uma sequência vitoriosa, com o Paulista Júnior e o Brasileiro Graduado B (100cc) e o Paulista Graduado B (100cc).
Em 1979, mais três títulos: Brasileiro Graduado B (125cc); Paulista Graduado B (125cc) e Brasileiro Graduado A.
Em 1981 foi campeão paulista (graduado A, 125cc) e campeão brasileiro na mesma categoria.
Em 1983, ainda na Graduado A (125cc), conquistou o título paulista e, com um kart mais potente, o Superkart 250cc, foi campeão paulista.
Em 1984 foi campeão do Super Kart, no Brasil.
MONOPOSTOS
A partir de 1985 começou a competir com monopostos, onde sagrou-se campeão europeu da Fórmula Ford 1600. Ainda em 1985 foi o terceiro colocado no Inglês da Fórmula Ford 1600. Em 1988 foi campeão BBC Inglês da Fórmula Ford 2000 e em 1989 venceu a Gold Cup F3000 em Oulton Park.
ANOS 90
Em cinco provas pela Fórmula Renault Inglesa ganhou uma e conquistou cinco poles. Foi vencedor do primeiro "Europeu" da Fórmula Renault em Nurburgring (1990) e, no ano seguinte conquistou o Campeonato Japonês de F3, mesmo ano em que conquistou a F3000 em Fuji.
O KART, NOVAMENTE
Depois dos carros, nova e vitoriosa experiência no kart, conquistando o título brasileiro em 1997 (categoria Senior) e o Brasileiro Senior Shifter em 2009.
COACH
Paulo Carcasci trabalha na função de coach desde 1995, na Europa e Estados Unidos.
Foi coach da equipe de Jackie Stewart no campeonato inglês da F3 e desde 2016 do Mazda Road to Indy. É sócio-fundador do SKB e esteve na função de coach da equipe Draco na World Series entre 2012 e 2015.
Paulo Carcasci tem dois irmãos: Rubens (Binho) Carcasci e Sylvia Carcasci.
HOBBIES
Quando não está envolvido com o trabalho no automobilismo, aproveita para praticar alguns esportes, como kitesurf, snowboard, surf e vela.
OUTROS PAÍSES
Paulo Carcasci morou no Brasil até os 21 anos. Depois, experiências de vida por seis países: Inglaterra, por 14 anos; Itália (cinco); Japão (três), Estados Unidos (três) e um ano na Alemanha e outro na Espanha.
EM JULHO DE 2017, PAULO CARCASCI PARTICIPOU DO BELLA MACCHINA, CANAL DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO. ABAIXO, O VÍDEO COM A ENTREVISTA COMPLETA, COM EDIÇÃO DE LUCAS MICHELETTI
ABAIXO, TRECHO DA PROVA VENCIDA POR PAULO CARCASCI EM OULTON PARK, EM 1989, NA GOLD CUP (F3000). O CARRO DE CARCASCI É O Nº 9
Com 'tapa no visual', Mercedes apresenta o W12
Modelo estará na pista do Bahrein para a pré-temporada da F1. Foto: Mercedes-AMG Petronas F1 TeamHulk está liberado para estrear pelo Atlético Mineiro
Atacante teve seu nome publicado no BID. Foto: Pedro Souza/Atlético-MGÉgua Mãe – Gestação e Parto
A lista completa de todos os times que já foram rebaixados para a Série B
Pelé e Sandra: Rei paga R$ 7 mil há anos para netos, mais faculdade; ex-genro acha pouco
Renato Gaúcho é o mais bem pago do Brasil, mas está muito abaixo de Tite
Por que os cavalos usam ferraduras?
10 filmes para quem ama cavalos
Kalunga doa material escolar para filhos do ex-jogador Amaral
Os cavalos sentem frio?
Escritora holandesa diz o que é o Brasil
Italo Ferreira toca o sino de Bells Beach e Silvana Lima para na semifinal
BRASILEIRÃO 2019