por Marcos Júnior Micheletti
Um dos mais talentosos pilotos de sua geração, o paulistano Paulo Carcasci, nascido em 7 de janeiro de 1964, atualmente trabalha como coach de pilotos, utilizando sua experiência profissional com jovens talentos do esporte a motor. Em seu extenso histórico, alguns pilotos receberam suas orientações, incluindo na Fórmula 1, entre eles Antonio Pizzonia e Luciano Burti.
Antes do kart, Paulo competiu nos chamados "Mini Carros", onde conquistou dois títulos em 1974, o Paulista e o Brasileiro.
As conquistas no kart começaram três anos mais tarde, em 1977, quando competiu na categoria Kart Júnior (vice-campeão daquele ano).
Em 1978, o primeiro título Brasileiro, também no Kart Júnior, iniciando uma sequência vitoriosa, com o Paulista Júnior e o Brasileiro Graduado B (100cc) e o Paulista Graduado B (100cc).
Em 1979, mais três títulos: Brasileiro Graduado B (125cc); Paulista Graduado B (125cc) e Brasileiro Graduado A.
Em 1981 foi campeão paulista (graduado A, 125cc) e campeão brasileiro na mesma categoria.
Em 1983, ainda na Graduado A (125cc), conquistou o título paulista e, com um kart mais potente, o Superkart 250cc, foi campeão paulista.
Em 1984 foi campeão do Super Kart, no Brasil.
MONOPOSTOS
A partir de 1985 começou a competir com monopostos, onde sagrou-se campeão europeu da Fórmula Ford 1600. Ainda em 1985 foi o terceiro colocado no Inglês da Fórmula Ford 1600. Em 1988 foi campeão BBC Inglês da Fórmula Ford 2000 e em 1989 venceu a Gold Cup F3000 em Oulton Park.
ANOS 90
Em cinco provas pela Fórmula Renault Inglesa ganhou uma e conquistou cinco poles. Foi vencedor do primeiro "Europeu" da Fórmula Renault em Nurburgring (1990) e, no ano seguinte conquistou o Campeonato Japonês de F3, mesmo ano em que conquistou a F3000 em Fuji.
O KART, NOVAMENTE
Depois dos carros, nova e vitoriosa experiência no kart, conquistando o título brasileiro em 1997 (categoria Senior) e o Brasileiro Senior Shifter em 2009.
COACH
Paulo Carcasci trabalha na função de coach desde 1995, na Europa e Estados Unidos.
Foi coach da equipe de Jackie Stewart no campeonato inglês da F3 e desde 2016 do Mazda Road to Indy. É sócio-fundador do SKB e esteve na função de coach da equipe Draco na World Series entre 2012 e 2015.
Paulo Carcasci tem dois irmãos: Rubens (Binho) Carcasci e Sylvia Carcasci.
HOBBIES
Quando não está envolvido com o trabalho no automobilismo, aproveita para praticar alguns esportes, como kitesurf, snowboard, surf e vela.
OUTROS PAÍSES
Paulo Carcasci morou no Brasil até os 21 anos. Depois, experiências de vida por seis países: Inglaterra, por 14 anos; Itália (cinco); Japão (três), Estados Unidos (três) e um ano na Alemanha e outro na Espanha.
EM JULHO DE 2017, PAULO CARCASCI PARTICIPOU DO BELLA MACCHINA, CANAL DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO. ABAIXO, O VÍDEO COM A ENTREVISTA COMPLETA, COM EDIÇÃO DE LUCAS MICHELETTI
ABAIXO, TRECHO DA PROVA VENCIDA POR PAULO CARCASCI EM OULTON PARK, EM 1989, NA GOLD CUP (F3000). O CARRO DE CARCASCI É O Nº 9
Reserva de Leandro na Copa de 82, mas titular absoluto do Flu, Edevaldo completa 68 anos!
Trabalhando como auxiliar do Fluminense em 2021. Foto: Mailson Santana/FFCEm vídeo, 'Antes & Depois' de treinadores que foram campeões mundiais com suas seleções
Parreira, Beckenbauer, Bearzot e Menotti estão entre elesSaudade: Há dois anos morria Gigi Riva, maior artilheiro da Seleção Italiana
Elzo, 65 anos! Ex-volante de ótimo preparo físico foi titular do Brasil na Copa de 86
Em busca de segunda vitória no Paulista, Santos e Corinthians se encontram na Vila Belmiro; os times
Olhos no retrovisor: McLaren apresentou carro de 1997 em evento que contou com show das Spice Girls
Justiça manda ex-funcionário de Milton Neves devolver R$ 3,2 milhões desviados
Achados & Perdidos: Há seis anos o Flamengo anunciava a contratação de Pedro
Saudade: Ex-lateral do Santos, Botafogo e Seleção, Rildo completaria 84 anos
'Memórias do Miltão': Fotos do livro biográfico com colegas da Jovem Pan-AM
Saudade: Há um ano morria Dirceu Alves, volante que jogou ao lado de Rivellino no Corinthians
Saudade: Há um ano morria Braga Junior, locutor que narrou a Copa do Mundo de 1958