Paulo Baier

Meio-campista de Goiás, Palmeiras e Atlético-PR

por Diogo Miloni

Paulo César Baier, o popular Paulo Baier, famoso pela facilidade que tinha de bater na bola e pela longevidade que teve sua carreira. Em junho de 2016, aos 41 anos, Paulo Baier encerrou sua carreira, pela equipe do São Luiz de Ijuí-RS, clube onde foi "criado", e onde estava desde janeiro do mesmo ano.

Em 13 de junho de 2017 foi anunciado como contratado do Toledo, equipe do Paraná, mas assumiu a equipe em 14 de agosto do mesmo ano. Baier foi contrato pelo Brusque-SC no mês de novembro de 2018 para montagem do elenco e disputa do Catarinense de 2019, mas caiu no dia 25 de janeiro, após apenas 3 partidas, com dois empates e uma derrota.

Natural de Ijuí, no Rio Grande do Sul, Paulo Baier nasceu no dia 25 de outubro de 1974 e começou a carreira no São Luiz, time modesto de sua cidade natal. Em toda sua trajetória, o meio-campista defendeu onze equipes diferentes, vestindo as cores de: Atlético-MG, Criciúma, Botafogo, Vasco da Gama, América-MG, Pelotas, Goiás, Palmeiras, Sport e Atlético-PR.

A partir de 2004, se consolidou como referência entre os batedores de falta e ganhou destaque com a camisa do Esmeraldino. Foi negociado com o Verdão e, posteriormente, também fez sucesso no Leão da Ilha do Retiro.

Chegou à Arena da Baixada em 2009 e conquistou a exigente torcida do Furacão.

Em 2013, seguia no Atlético-PR, onde era maestro do surpreendente Furacão que brigava na parte de cima da tabela. No ano seguinte retornou ao Criciúma, clube onde fez história.

Baier foi desligado da equipe catarinense no dia 20 de novembro de 2014.

Sem perder tempo, aos 40 anos de idade, o atleta assinou contrato com Ypiranga do Rio Grando do Sul para disputar o Campeonato Gaúcho de 2015. Após o Gauchão, foi contratado pelo Juventude, de Caxias do Sul.

Em 11 de fevereiro de 2017 foi anunciado como treinador da equipe do Panambi, então na 2ª Divisão do Campeonato Gaúcho, mas antes de se apresentar para a função, acabou desistindo.

O UOL publicou em 27 de abril de 2019 uma matéria especial sobre Paulo Baier, assinada pelos jornalistas Augusto Zaupa e Vanderlei Lima. Clique aqui e veja. 

 

Abaixo, ouça a entrevista de Paulo Baier no "Domingo Esportivo Bandeirantes" do dia 15 de setembro de 2019:

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES