por Tufano Silva
Paulo de Almeira Ribeiro, o Paulinho de Almeida, um dos laterais-direitos de maior destaque da história do Vasco da Gama, morreu no dia 11 de junho de 2007, em São Paulo. O ex-jogador sofria do Mal de Alzheimer.
Nascido em Porto Alegre-RS em 15 de abril de 1932, Paulinho iniciou sua carreira futebolística com apenas 18 anos, defendendo o Sport Club Internacional. Permaneceu no Beira-Rio por quatro anos, conquistando por lá os Campeonatos Gaúchos das temporadas de 1951, 1952 e 1953.
Na época, Paulinho era um dos raros laterais que sabiam apoiar o ataque com qualidade, fato que acabou chamando a atenção do Vasco da Gama, que conseguiu fechar a contratação do atleta em 1954, pelo valor de 800 mil cruzeiros, sendo, até então, uma das negociações mais caras da história do futebol brasileiro.
Logo que chegou ao Gigante da Colina, o lateral-direito foi convocado para integrar o elenco brasileiro que disputou a Copa do Mundo de 1954. No Mundial, Paulinho ficou na reserva do histórico Djalma Santos.
A primeira vez que entrou em campo com a camisa da seleção foi em 1955, em um amistoso contra o Chile, formando a linha de zaga com Pinheiro e Nílton Santos. O jogo, disputado no Maracanã, terminou empatado em 1 a 1.
No Vasco, onde formou a inesquecível linha defensiva com Bellini, Orlando Peçanha e Coronel, Paulinho ficou até o ano de 1965, quando se aposentou. Neste período em São Januário, o lateral conquistou três títulos: os Cariocas de 1956 e 1958, e o torneio Rio-São Paulo, também da temporada de 58.
Após pendurar as chuteiras, Paulinho passou a treinar as categorias de base do Vasco da Gama. Chegou a comandar a equipe principal vascaína nos anos de 1968 e 1969, sem conseguir muito sucesso.
Seguiu na carreira de técnico, tendo passado por diversos times do futebol nacional, como Olaria, Náutico, Bangu, Botafogo Vitória, América-RJ, Olaria, Remo, Coritiba, Sport, Ceará, Vila Nova, Campo Grande, Botafogo, Palmeiras, Atlético-MG, Bahia, Rio Branco, Santa Cruz, Bahia, Atlético-MG, São Paulo, Paysandu, Joinville e Grêmio, onde Paulinho conseguiu seu grande feito como treinador, ao conquistar o Campeonato Gaúcho de 1980.
*Com informações do site NetVasco
PELA SELEÇÃO BRASILEIRA
Segundo informações do livro "Seleção Brasileira - 90 Anos", de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, entre 1958 e 1959, Paulinho de Almeida participou de nove jogos pela Seleção Brasileira, tendo seis vitórias, dois empates e uma derrota.
Achados & Perdidos: Pela Fiorentina, Sócrates enfrentava o Corinthians há 41 anos
F1: Hamilton comanda 1-2 da Ferrari em Monza e anima os tifosi para o GP da Itália
Parabéns, Breitner! Um dos mais completos jogadores da Alemanha comemora 74 anos
Achados & Perdidos: Leônidas da Silva, o inventor da bicicleta no futebol, nascia há 112 anos
Parabéns, Emerson Sheik! Veja a noite impecável do aniversariante na conquista corintiana da Libertadores
F1: Verstappen faz volta mágica e conquista a pole para o GP da Itália; Bortoleto garante 7º lugar no grid
F1: Verstappen pulveriza a favorita McLaren e vence GP da Itália; Bortoleto é 8º
Olhos no retrovisor: Há 50 anos, em Monza, Niki Lauda conquistava seu primeiro título na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Veja gols e lindas jogadas de Mário Sérgio, que hoje completaria 75 anos
Achados & Perdidos: Há 60 anos o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou grande rival sul-americano